5 dicas para garantir o sucesso da adubação nitrogenada em suas áreas de pastagens

Tempo de leitura: 5 minutos

Como dissemos em nosso post sobre como aproveitar melhor as áreas de pastagem de sua fazenda, um dos grandes cuidados que o pecuarista deve ter em sua atividade é com suas áreas de pasto. Afinal de contas, é dali que todo o ciclo produtivo da pecuária de corte se inicia. Daí a importância de dedicar atenção para a adubação nitrogenada.

Pensando no aumento da produtividade dos seus pastos, uma excelente alternativa – apesarAdubação nitrogenada: quais cuidados e como obter sucesso? de ainda não muito praticada no Brasil – é a adubação. Um pasto adubado irá produzir mais folhagem, garantindo assim um maior número de animais em uma mesma área. E isso podesignificar mais animais em seu rebanho, sem a necessidade de expandir a fazenda.

Quando falamos em adubação de pasto, logo pensamos em adubação com nitrogênio, pois este nutriente possui maior resposta em curto prazo de seu pasto, assim trazendo o melhor retorno de custo-benefício dentre os adubos existentes.

Adubação nitrogenada: quais cuidados e como obter sucesso?

Para garantir a correta adubação de seus pastos, você, produtor, deve tomar os seguintes cuidados importantes a fim de garantir o sucesso da adubação nitrogenada:

  • Parcelamento da dose de adubo;
  • Aplicação antes da chuva;
  • Distribuição uniforme;
  • Período de descanso;
  • Registro de informações.

Parcelamento da dose de adubo

O principal quando falamos de adubação de pasto com nitrogênio é o seu parcelamento. Ou seja, é a divisão da aplicação em doses menores e mais frequentes. Estas aplicações devem ser na faixa de 60 kg N/ha, pois valores acima desta já possuem altas perdas no solo. Desta maneira, podemos trabalhar com 3 a 6 aplicações (60 kg N/ha) por ano, totalizando de 180 a 360 Kg N/ha/ano.

Aplicação antes da chuva

Devido aos adubos de nitrogênio, como a ureia, possuírem altas perdas para a atmosfera, não é interessante que a adubação seja feita em um período seco. Sendo assim, a melhor situação para você produtor, é acompanhar a previsão de chuva de sua região, e fazer a distribuição do adubo de um a dois dias antes de uma pancada de chuva. Chuvas acima de 15 mm já são suficientes para dissolver os grânulos do adubo e assim fazer a incorporação no solo, reduzindo perdas e assim aumentando a resposta econômica.

Importante: não faça a aplicação em solo úmido, pois a umidade do solo não será capaz de incorporar o adubo no solo, e além disso aumentará o processo de perda para o ambiente.

Portanto, em resumo: a melhor situação para adubar seu pasto é aplicar o adubo em solo seco, e a aplicação ser seguida por uma pancada de chuva.

Distribuição uniforme na adubação nitrogenada

Distribuição uniforme na adubação nitrogenadaA distribuição do adubo no pasto também possui grande importância quando falamos em adubação. É necessária uma distribuição uniforme, para que o crescimento padrão do capim aconteça em toda sua área de pasto. Isso vai facilitar o manejo dos piquetes e o ajuste do número de animais em cada um deles.

Período de descanso

Após a correta aplicação do adubo, ainda é necessário tomar algumas precauções, como a vedação do piquete adubado. Quando adubamos, o capim demora alguns dias para começar a responder, e com isto devemos dar um tempo de descanso para a planta, retirando os animais por um período, até atingir uma altura desejada para iniciar o pastejo pelos seus animais.

Desta maneira, o capim possui maior resposta à adubação, pois conseguiu absorver o nitrogênio e com isso produzir maior massa de forragem, sem sofrer o estresse do pastejo neste período de crescimento, o que o torna mais vigoroso.

Registro de informações

Por fim, mas de grande importância também, é o registro das suas adubações. Isso garantirá maior controle desta operação e evitarão erros como uma adubação subsequente a outra, para propriedade com grandes áreas ou subdivididas em pequenos piquetes.

Além disto, ao final da estação chuvosa, podemos calcular a quantidade total de adubo por piquete, e o total da fazenda, facilitando o manejo do próximo período, tanto no momento da compra, quanto na aplicação, permitindo a cada ano o ajusto pelo proprietário.

Registro de dados é fundamental na adubação nitrogenada Todo esse acompanhamento e registro de dados torna-se muito mais fácil com o uso de uma plataforma digital de gestão para fazendas de gado de corte como a JetBov. Isso possibilita planejamento e boa estratégia baseados em informações reais sobre a propriedade, uma vez que a JetBov possui integrada com a plataforma, o armazenamento de dados em nuvem, além de um aplicativo de campo que opera de forma offline durante a coleta de informações.

Garantindo o sucesso da adubação nitrogenada

Desta maneira, resumimos o manejo desta adubação principalmente parcelando a dose, seguido de uma boa aplicação, uniforme, em solo seco e com pancadas de chuva pós-aplicação. Sempre devemos deixar o pasto descansar, sem animais, nas semanas após a adubação, e claro, não se esqueça de registrar todas as adubações e quantidades. O registro de dados é fundamental.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *