Como gerenciar pessoas e montar um time campeão em sua fazenda

Tempo de leitura: 4 minutos

Ao falar sobre gestão de pessoas, podemos imaginar conceitos bem amplos. Se você fizer uma busca no Google, vai até mesmo aparecer alguns dos quais você nunca ouviu falar. Isso assusta, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, esse post vai te ajudar.

Gerir pessoas pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, mas é de extrema importância, e se feito de forma correta irá contribuir para o negócio como um todo. De que adianta um planejamento estratégico e financeiro impecável, sendo que os colaboradores da sua fazenda – aqueles que colocariam em prática esse planejamento – estão desmotivados ou desengajados? Com toda a certeza eles estarão muito mais suscetíveis a cometerem erros, que podem colocar em cheque tudo o que você planejou.

Nesse post, nós separamos algumas dicas daquilo que julgamos essencial você considerar em sua fazenda quando o assunto é gestão de pessoas:

 

Seja criterioso na seleção

Analise se a função condiz com o perfil de cada um, se o candidato possui os pré-requisitos e habilidades desejadas para a função para a qual ele está se candidatando. Investigue também se essa pessoa compartilha os mesmos valores e princípios que você tem para si mesmo e para sua fazenda.

Você pode fazer um questionário e aplicá-lo para todos os candidatos a trabalharem em sua fazenda, com perguntas que explorem um pouco do lado mais pessoal. Perguntas como, por exemplo, “conte uma situação em que você se deparou com algo que não era de sua alçada fazer, mas que percebeu que precisava ser feito naquele momento?”.

 

Seja claro com os objetivos da sua fazenda

Deixe bem claro os objetivos, metas e expectativas de desempenho, e busque entender também o que a pessoa que você está contratando busca profissionalmente. Dessa forma, será possível que cada peça exerça bem a sua função. Fazer um fluxograma com as atividades, regulamento interno, regras de convivência e rotina das equipes ajuda a esclarecer eventuais dúvidas.

 

Motivação como combustível

Quando as pessoas percebem que fazem parte do negócio, e  realmente estão envolvidas, com certeza desempenharão melhor sua função. Estipular bonificação ao bater metas de indicadores pode ser uma ótima ideia para mantê-las motivadas, fazer darem “aquele gás a mais” e mostrar reconhecimento aos esforços que seu time fez. 

Se você conseguir mantes seus funcionários motivados, além do melhor resultado, você terá uma menor rotatividade de funcionários em sua fazenda. Isso vai fazer com que você não fique desfalcado em momentos críticos – como perder alguns peões em época de manejo obrigatório, por exemplo – e que não precise dispender tanto esforço e gastos com treinamento de novos funcionários.

 

Faça acompanhamentos periódicos

 

Reuniões mensais, treinamentos e atualizações com os colaboradores são essenciais. É dessa forma que os seus funcionários vão saber se você está satisfeito com o trabalho deles ou não, quais são os pontos em que eles precisam buscar melhorias, e quais são os pontos fortes que você enxerga em cada um.

Isso contribui para um ambiente de crescimento de todas as partes: seus funcionários vão buscar melhorar, e com isso, os resultados da sua fazenda vão melhorar.

Uma boa forma de fazer esse acompanhamento é ter uma plataforma de gestão 100% focada em fazendas de gado de corte, assim fica fácil encontrar as principais métricas para o seu negócio, e fica fácil também de acompanhar como está cada uma dessas métricas.

 

 

Mantenha uma comunicação aberta com todo o seu time

Os funcionários da sua fazenda precisam se sentir tranquilos para conversar com você. A prática de feedbacks de forma aberta pode ser útil para criar uma clima de trabalho saudável, o que também os incentiva a buscar melhorias constantemente, e também os fazem se sentir motivados.

 

 

Como podemos perceber, um bom líder precisa ter uma série de questões em mente ao gerir equipes. E esses são apenas alguns pontos, há ainda diversos outros, afinal, quando falamos de pessoas, é preciso reconhecer que cada um é um universo, cada um possui uma história, valores, vive e pensa diferente. E isso tudo deve ser levado consideração em todas as nossas relações humanas.

E você gestor, já tinha parado para pensar o quão isso era complexo? 

Esperamos ter te ajudado, de forma simples e sucinta, a como você pode aperfeiçoar a gestão das pessoas dentro da fazenda, e consequentemente isso irá afetar e melhorar os resultados dela. Pois no final de tudo, são as pessoas o que realmente importa.

Ótimos resultados para sua fazenda!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *