Por que você não deve ter medo de utilizar uma plataforma de gestão na nuvem

Tempo de leitura: 8 minutos

Para que os nossos usuários, no caso, os donos das fazendas e seus funcionários, possam ter acesso a qualquer momento à plataforma da JetBov, e para que todos os dados e transações efetuadas tenham maior segurança e disponibilidade, ou seja, estejam sempre funcionando, nós da Jetbov utilizamos uma infra-estrutura conhecida como “nuvem”. Para que você entenda como isso funciona, e, saiba mais ou menos como nossos serviços estão sempre a disposição do usuário, em qualquer lugar do mundo, eu vou tentar explicar de uma forma simplificada como os serviços funcionam.

 

Glossário

Primeiro vamos esclarecer alguns termos comumente utilizados no meio das empresas de tecnologia da informação, ou seja, em empresas que trabalham com criação e manutenção de softwares.

Vamos começar com os servidores. Mas o que são os servidores ? Os servidores nada mais são do que computadores bem parecidos com o seu computador de casa mas com configurações específicas direcionadas para o ambiente de alta performance da “nuvem”.

Já a tão famosa nuvem, é o conjunto de servidores que apenas hospedam os programas e sites que acessamos todos os dias. Cada site, cada aplicação, seu Google Drive, ou One Drive, suas fotos do celular que são sincronizadas, mensagens do WhatsApp, fotos do Instagram, a timeline do Facebook, tudo vai para um ou mais destes servidores da nuvem. Ok?

Já sabendo disto, vamos entrar no ambiente mais específico de um sistema, como o JetBov por exemplo, que é criado para ser acessado pela internet.

Primeiro, e provavelmente um dos mais importantes o famoso Banco de Dados! O banco de dados nada mais é do que um “programa” que gerencia e guarda todos os dados que são enviados à ele. Este banco de dados utiliza muito os discos dos servidores (são os HDs ou SSDs que temos em nossos notebooks por exemplo) para guardar os dados. Se mandamos salvar o peso de um animal, ele salva, se perguntamos qual o peso do animal ele informa. Tudo do jeito dele, mas ele garante que os dados estejam lá sempre, e de forma íntegra.

Depois disto temos a rede, que é uma forma de conectar todos os servidores na internet. Esta rede é do mesmo tipo que você utiliza em sua casa (mesmo que não saiba, e nem precisa saber mesmo) para utilizar a internet, quando se conecta no seu Wi-Fi.

E resumidamente para fechar nosso glossário temos os programas. Os programas são o que integram o sistema. Os programas ficam hospedados (guardados) nos servidores da nuvem até que algum usuário faça a solicitação para utilizar, como por exemplo informar seu usuário e senha para efetuar o login, ou listas todos os animais da fazenda.

 

Tudo junto

Muito bem, agora vamos entender como tudo se conecta, como tudo isso, trabalha junto para lhe entregar um ambiente rápido, íntegro e seguro para você poder cuidar bem da sua fazenda e do seus resultados.

Vejam o desenho abaixo para entender:

Todos os componentes que falamos mais acima estão aí: a nuvem, os servidores, o banco de dados, os programas e a rede.

Resumidamente: quando um usuário acessa o JetBov através do seu computador de mesa, notebook ou celular, ele está fazendo uma solicitação para utilizar os programas da Jetbov que estão nos servidores na nuvem. Isso é feito através de conexões seguras, criptografadas, ou seja, que não podem ser bisbilhotadas por qualquer um na internet. A partir desta solicitação, os programas fazem os processamentos necessários e retornar uma resposta para o usuário.

Isto pode ser quando você salva um novo animal, cria um novo lote, revisa os resultados utilizando um de nossos relatórios ou faz a sincronização dos dados do seu aplicativo Jetbov de Campo.

Todos os servidores da JetBov que contém os programas rodando, tem o que nós chamamos de escalonamento, ou seja, quando existem muitos usuários executando o JetBov ao mesmo tempo, automaticamente novos servidores são criados para que ninguém tenha que ficar esperando na fila para ter sua solicitação atendida. É mais ou menos quando estamos na fila do caixa do supermercado, e dentre os 20 caixas que existem, apenas 1 ou 2 estão atendendo, enquanto tivermos 1 ou 2 clientes na fila somente, porém, assim que chegarem mais clientes para pagar no caixa, mais caixas serão abertos para que a mais clientes possam ser atendidos ao mesmo tempo. É bem isso, conforme a demanda, a quantidade de servidores automaticamente se ajusta.

Já em relação ao banco de dados, temos uma outra situação que chamamos de replicação, ou seja, temos sempre mais de um banco de dados que guarda a sua informação, ou seja, usando um exemplo aqui também é como se você, digamos que, ao criar um documento do Word, salva o arquivo no seu próprio computador, onde ele foi criado e também guarda uma cópia deste arquivo em um pendrive por exemplo. Então, caso algo aconteça a alguma destas cópias, existe a outra ainda, que garante que você não perca o trabalho feito. E é isso que é feito com seus dados no JetBov, nunca ele estará em somente um local apenas, ele automaticamente é copiado para outro banco de dados para que, caso aconteça um problema com o banco de dados, rapidamente o outro seja colocado em seu lugar. Isto é a replicação dos dados.

 

Vantagens

Mas quais as vantagens de se ter um sistema na nuvem, como vimos a pouco? Elas são várias, dentre as quais vou destacar algumas para você, caso ainda não tenha conseguido ver o todo:

  • É acessível de qualquer lugar do mundo por qualquer computador;
  • Alta segurança sobre os dados do sistema;
  • Sem necessidade de gestão ou manutenção por parte do fazendeiro ou seus funcionários;
  • Não é necessário ter um computador poderoso na fazenda;
  • O sistema segue sendo melhorado de tempo em tempo sem a necessidade de intervenção local do fazendeiro ou sua equipe de TI
  • O gestor da fazenda não precisa ir até a fazenda para saber o que está sendo feito ou quais os resultados da fazenda.
  • Qualquer pessoa hoje em dia tem um celular, assim pode utilizar o Jetbov de campo para capturar todos os dados necessários e enviar ao sistema central.

 

Porque não utilizar um sistema no meu computador pessoal ?

Computadores pessoais são máquinas que estão, geralmente, indo de um lado para o outro junto com seu dono. São computadores idealizados para realizarem tarefas comuns do dia-a-dia, como edição de textos, navegação de internet, etc. Não são feitos para serem utilizados como servidores. Além disto, a segurança dos dados não existe praticamente. O que acontece se der um problema com o HD do seu computador com todos os dados da sua fazenda ali dentro ? Já pensou ? E não é pouca gente que perde tudo por ter guardado os dados no computador pessoal. Estas máquinas foram feitas para um propósito, e este propósito não é de ser servidores de aplicações. Fora que, imagine você, tendo mais de um curral na fazenda, ou várias fazendas, imagina você tendo que levar este computador para todas elas sempre que for fazer um manejo ? Ou de repente ter vários computadores com o mesmo sistema, mas e depois, como fazer para juntar todos os dados ? difícil né. Por isto mesmo o Jetbov foi feito para trabalhar na nuvem. 

 

Mas e a privacidade dos meus dados?

Se eu como fazendeiro, utilizar o Jetbov, vou colocar meus dados disponível para todos os outros fazendeiros ? NÃO! Utilizar sistema baseados em nuvem não quer dizer perda de privacidade dos dados. Muito pelo contrário. Seus dados são somente seus. Nenhum outro fazendeiro, seja de onde for, terá acesso aos seus dados. Não precisa se preocupar com isto, o JetBov é feito pensando nisto já, desde seu princípio, e somente você ou aqueles que você convida como usuários terão acesso aos seus dados, e além disto, os seus convidados também tem certas permissões de acesso, por exemplo: se você convidar alguém para controlar sua fazenda, mas não quer que esta pessoa acesse os dados financeiros, é só informar isso na hora de fazer o convite. Pronto! Tão simples quanto parece lendo este texto.

 

Conclusão

Então é isso meus caros leitores, vimos aqui que utilizar um sistema baseado em nuvem é muito simples e seguro, que os dados de vocês estarão sempre em boas mãos e que você poderá sempre, de qualquer lugar do mundo, acessar os dados de sua fazenda para tomar decisões onde quer que esteja. 

Não é preciso ter medo de mudar para um novo mundo na pecuária. Gerir uma fazenda não é tão simples, mas pode ter um aliado importante que facilita muito seu dia-a-dia para que você não perca tempo nem dinheiro com processos ineficientes. A Jetbov estará sempre inovando para que você, fazendeiro de pecuária de corte, obtenha sucesso o mais rápido o possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *