O que fazer com o animal que não está ganhando peso dentro do esperado?

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo pecuarista já teve um “boi ladrão”…

Aquele boi que você coloca em pasto bom…

Dá suplemento na alimentação…

Faz check-up com o veterinário, que diz que está tudo ok…

E mesmo assim o dito cujo não engorda como deveria.

Alguns estudos recentes dizem que existem cerca de um milhão de animais nessas condições nos rebanhos brasileiros. E isso pode acontecer por dois motivos: ou pela genética, que faz com que o animal não converta em carcaça o alimento ingerido, ou pela falta de preparo durante o pré-confinamento.

Veja se você não concorda comigo: se um dos bois do seu rebanho está comendo a pastagem e não está engordando, esse pasto poderia estar sendo comido por um animal que engorda, e isso te traria mais lucro, não é mesmo?

Então podemos dizer que esse “boi ladrão” está trazendo prejuízo pra você, certo?

E o que fazer para identificar esses animais no meio do seu rebanho?

Primeiro você deve identificar seus animais individualmente! De que vai adiantar pesar seu rebanho inteiro se você não sabe qual animal é qual?

Depois, você precisa pesar seu rebanho com frequência.

E por fim, você precisa acompanhar como está o ganho de peso de cada animal. Aí fica fácil separar os que estão engordando em um ritmo dentro do esperado e quais não estão.

Nelores no pasto

Fonte: Adobe Stock

“Meu rebanho para de engordar quando eu peso”

Essa é a desculpa dada pela grande maioria dos pecuaristas que não conseguem obter lucro com a pecuária de corte. Sim, a pesagem pode ser uma atividade estressante para o animal, e animal estressado não ganha peso como deveria, mas há várias formas de evitar o stress do animal. Uma delas é fazer uma pesagem rápida, em que o animal passe o menor tempo possível dentro do curral.

“Pesar meu rebanho dá muito trabalho, não tenho gente suficiente pra isso!”

Talvez o método que você esteja usando para manejar seu rebanho não seja dos mais eficientes… e isso vai fazer você levar mais tempo e precisar de mais gente pra fazer esse trabalho. Temos clientes fazendo pesagem de seu rebanho em uma média de 12 segundos por animal, usando apenas três peões no processo!

E o que fazer quando encontrar um “boi ladrão” em seu rebanho? Se você já esgotou todas as possibilidades (doença, parasitas, pouca alimentação ou de má qualidade), sua melhor opção é antecipar o abate desse animal, para que ele não consuma mais recursos da sua fazenda e para que seus prejuízos com ele parem.

Se você quer ter um manejo mais rápido, menos estressante para seus animais, com dados mais seguros, que te auxiliem a encontrar “bois ladrão” com mais rapidez, você pode testar gratuitamente a plataforma de gestão para fazendas de pecuária, da JetBov! Quer conhecer? Você pode testar a plataforma gratuitamente, cadastrando-se aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *