3 formas de aproveitar ao máximo o manejo do seu rebanho para a vacinação de Novembro

Tempo de leitura: 4 minutos

A vacinação obrigatória de Novembro está chegando, e essa é uma ótima oportunidade de avaliar o rebanho na melhor condição possível. E para que isso aconteça, é importante ter duas informações: a quantidade de animais por categoria e quem são esses animais.

E já que seus animais estarão no curral para receber a vacinação, por que não aproveitar e fazer essa classificação? Esse é um excelente momento para se fazer gestão de seu rebanho e tomar ações para que os resultados da sua fazenda se tornem ainda melhores.

Como se preparar e bem aproveitar a vacinação de novembro?

Com base em nosso aprendizado que obtivemos ajudando na gestão de centenas de fazendas espalhadas por todo o Brasil, elencamos abaixo as que consideramos três melhores formas para capitalizar ao máximo do manejo obrigatório da vacinação de novembro:

  1. Ter um maior controle do seu inventário;
  2. Separar os animais com baixo ganho de peso;
  3. Planejar e replanejar o manejo.

1 – Você pode ter um maior controle do seu inventário

3 formas de aproveitar ao máximo o manejo do seu rebanho para a vacinação de NovembroA base de uma fazenda de pecuária é o rebanho.  Por isso, é muito importante termos de forma clara quantos animais existem na fazenda, quais as categorias e a evolução do peso de cada um deles. Para isso, o primeiro passo é identificar seus animais individualmente (se você tem dúvidas sobre esse processo, pode baixar nosso e-book aqui).

Com os animais devidamente identificados, é possível separá-los em categorias, saber quanto vale cada animal, programar sua venda, saber quais são os melhores fornecedores (aqueles que fornecem os animais que ganham peso com mais facilidade), etc. Assim você tem condições de saber quanto – de fato – vale seu rebanho.

2 – Separar os animais com baixo ganho de peso

Se um animal não está ganhando peso dentro de um ritmo esperado, isso significa que ele está consumindo recursos de sua fazenda e não está dando o retorno que deveria dar. E isso significa que você está tendo prejuízos com esse animal. Talvez seja necessária a mudança da dieta desses animais? Uma pastagem diferente, uma suplementação? Talvez esses animais estejam com alguma doença? Talvez a melhor opção seja antecipar o abate desses animais?

De qualquer forma, você pode aproveitar os animais no curral para pesá-los e separar os que não estão trazendo um retorno dentro do esperado, e/ou planejar uma ação específica paraSeparar os animais com baixo ganho de peso é assertivo para análise da vacinação de novembro? estes animais, buscando um aumento de produtividade (ou pelo menos uma redução no prejuízo) e padronização dos lotes. Nossa recomendação é separar os animais de um lote em três categorias: cabeceira, meio e fundo.

Os animais da cabeceira são aqueles que estão com um bom desempenho, e que podem estar limitando o consumo de nutrientes dos animais mais leves. Por isso, o ideal é colocá-los em um pasto à parte, e garantir que estes saiam o quanto antes da fazenda. Se 30% dos animais do lote forem considerados animais da cabeceira, você tem um lote muito bom.

Os animais do meio são aqueles que seguem com o ganho de peso dentro do que é considerado normal, e devem seguir com o tratamento normal até que atinjam um peso/idade ideal para o abate. Os animais do fundo são aqueles que possuem um ganho de peso abaixo do esperado. Para esses, há de se planejar uma mudança de dieta, um tratamento diferenciado ou até mesmo o descarte.

3 – Planejar e replanejar o manejo

Planejar e replanejar o manejo bovino de corte é fundamentalTendo como base o resultado do levantamento do desempenho dos animais e sua devida separação em categorias, você tem condições de fazer um (ou readequar seu já existente) planejamento de manejos e de vendas.

No planejamento de manejos, podemos direcionar algumas ações:

  • Ajuste de lotação dos pastos;
  • Aumentar (ou diminuir) a adubação do pasto;
  • Determinar alguma ação de retirada ou de colocação de mais animais em uma determinada área, buscando um melhor aproveitamento do uso da terra, aumentando assim produtividade @ por hectare.

Já no planejamento de vendas:

  • Reavaliar a previsão de abate do lote, tendo como base as metas estabelecidas para aquele lote em questão;
  • Ajustar a nutrição do rebanho para aumentar a produtividade do rebanho;
  • Alinhar expectativas de custo e de venda, o que torna possível determinar a margem de lucro.

Todo esse acompanhamento e planejamento torna-se muito mais fácil com o uso de uma plataforma de gestão para fazendas de gado de corte.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *