Qual a importância de você cuidar dos indicadores de sua fazenda?

Tempo de leitura: 5 minutos

Números! Dados e mais dados…

Controle total ou parcial.

O que garante que uma fazenda que não tem as quantificações de movimentação, criação ou terminação do rebanho está realmente chegando nos resultados esperados para ela?

Como saber se esta mesma fazenda está melhorando a cada safra que passa?

Essas são perguntas simples de responder: sem calcular os índices, não é possível ter essa certeza!

Vamos refletir através de uma frase do matemático e físico britânico William Thomson (Lord Kelvin):

“Se você consegue medir o que está falando e consegue expressá-lo em números, você sabe alguma coisa sobre o assunto; mas quando não consegue expressá-lo em números, o seu conhecimento é pobre e insatisfatório.”

Você é um gestor que têm conhecimento superficial ou detalhado do seu rebanho?

Pense assim: você sabe que seu rebanho está ganhando mais peso do que na safra passada ou, você sabe que o GMD global do seu rebanho, nesta safra, está maior em, por exemplo, 2%, do que a safra passada? Ou que de repente, o GMD do lote XYZ, nos meses das águas, nesta safra, foi menor do que nos mesmos meses da safra anterior, porém, no geral o gado atingiu um peso maior em 7% até sua venda?

E se, digamos, que sua meta é entregar o gado, na venda, com um peso entre 20 e 25 arrobas e com um rendimento de mais de 50% de carcaça? Como você vai saber se, o que você está fazendo agora, neste momento, para engordar seu gado, seja na pastagem ou no confinamento, está surtindo efeito e está te levando a alcançar sua meta ou não ?

Com base em que, você pode, por exemplo, dizer que a ração da empresa X é melhor do que a ração da empresa Y? Porque o gado come mais ou menos? Porque sobra ou não sobra no cocho?

Você percebeu a diferença entre achar que sabe ou conseguir medir e provar o que realmente está acontecendo?

Então, a importância de saber o que realmente está acontecendo na fazenda, em manter tudo controlado e detalhado, através de muitos dados e indicadores está em conseguir medir quais os resultados alcançados e assim ter a plena certeza que está levando a sua fazenda a obter lucro real, ou então de se conseguir mudar as ações para chegar mais perto das metas caso não esteja atingindo o esperado! Achar que só porque você tem muito dinheiro em caixa o resultado da sua fazenda está muito bom é um erro muito grande que se pode cometer.

Ter todos os dados em mãos e conseguir trabalhá-los e analisá-los é de extrema importância para uma fazenda que tem vontade de obter lucro e resultados positivos a cada safra. Não ache que isto é coisa só de fazendas grandes não, qualquer produtor que deseja bons resultados tem que começar agora a medir sua fazenda.

O interessante aqui, para iniciar a medir a fazenda, é que não é necessário fazer uma faculdade para isto, podemos começar devagar, passo a passo.

A identificação individual do rebanho é um passo muito importante para isso. A generalização das medidas, feitas em tratamento de lotes, abre margem para muitos erros, para uma incerteza tamanha, e também para uma perda de oportunidades gigantescas quando falamos de venda de @ para o mercado.

Se você trabalha com cria, você quer o que: que cada vaca gere mais carne há um valor de custo mais baixo o possível, ou seja, o melhor rendimento entre o que eu gasto com o que ela gera de carne a mais para mim.

Se você trabalha com engorda, você quer que o seu gado obtenha um ganho maior de kg por dia, ou seja, que a produção de carne, de cada cabeça de gado, seja a maior possível com o custo de produção mais bem empregado, para obter lucro e qualidade no resultado final, do mesmo jeito no confinamento.

Se você trabalha com gado PO, você, além de tudo, quer saber quais os melhores embriões, qual o melhor touro, qual a melhor vaca, qual o melhor geneticista, etc..

Saber os dados de sua fazenda é de extrema importância caso você queira fazer um gerenciamento de qualidade e obter resultados melhores a cada ano.

Esse processo é claro que se pode iniciar até por uma planilha de Excel, não tenha dúvida, desde que bem construída e bem controlada. Para produtores menores ela até pode servir melhor, mas para produtores que começam a alçar voo na produção de gado, começam a ter resultados melhores e querem já aumentar sua produção, a melhor coisa a se fazer é conseguir já iniciar com um software de gestão que lhe dê todas as ferramentas possíveis para não emperrar logo de cara fica muito mais fácil.

Este processo é muito importante, sim, mas não tem que ser difícil nem trabalhoso, ele pode ser iniciado e continuado de forma suave e gradativa, mas que tenha ritmo e não pare por nada, afinal de contas, você quer saber se só está com dinheiro no caixa ou está obtendo lucro no resultado geral de sua fazenda.

Aqui mesmo neste blog da JetBov, temos muitos textos falando sobre controle do gado, facilidades que nossa ferramenta entrega, entre outras coisas. Mesmo que sua fazenda tenha um propósito de “hobby”, você não está neste mercado para colocar dinheiro fora, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *