Pastagem de qualidade para o gado é fator determinante no produto final

Tempo de leitura: 3 minutos

Pasto de qualidade e bem manejado resulta em ganho de peso e reduz custos com suplementação

Cultivar um pasto de qualidade pode ser fator decisivo na atividade pecuária, bem como o manejo do rebanho e das pastagens. A planta, depois de ingerida pelo animal, é convertida em proteína e energia para a produção de leite ou carne. Por isso, uma pastagem de qualidade e bem manejada vai apresentar melhores níveis de nutriente ao animal.

Para se obter sucesso nas atividades de produção de leite ou carne são necessários alguns cuidados e manejo adequado do rebanho e tudo que é fornecido aos animais, como a alimentação.

Numa alimentação baseada em pastagens, por exemplo, é importante escolher a espécie da forrageira mais adequada às condições climáticas de cada região e também manejar corretamente os pastos.

 

A combinação da criação de raças com boa genética e boas condições de alimentação aliadas ao bem-estar animal, garantem a alta qualidade do produto, seja leite ou carne, com as características desejadas no mercado.

Dessa forma, preparar uma infraestrutura adequada para melhor conservação da área e fazer um planejamento alimentar eficiente são medidas essenciais.

Alguns capins recomendados para pastagem são:

  • marandu ou brachiarão: é um capim de uso flexível e com boa adaptação a diferentes condições edafoclimáticas (de clima e solo). Com raízes profundas, tolera bem o frio e a estiagem, além de ser resistente à cigarrinha das pastagens. Possui alto índice nutricional, com boa palatabilidade e digestibilidade, além de fácil manejo;
  • brachiaria decumbens: mais utilizado no Cerrado, esse capim se adapta bem em solos ácidos e com baixa fertilidade. Tolera bem o pisoteio e pastejo intenso. Apesar de ter boa palatabilidade, caiu um pouco em desuso por não ser muito resistente ao ataque de pragas;
  • brachiaria humidicola: essa é uma boa opção para solos com mais umidade, podendo, inclusive, passar meses embaixo da água e sobreviver em solos com baixa fertilidade. Pode ser comum o consórcio do humidícola com o capim mombaça, que não tolera solos encharcados;
  • capim mombaça: esse capim apresenta alta qualidade e boa produtividade, se adaptando a várias condições climáticas. Por essas qualidades, prefere solos férteis, e pode exigir mais atenção quanto ao uso de fertilizantes. Por ter maior custo de produção, seu plantio é recomendado em áreas menores, para um melhor manejo. Dessa forma, com uma área delimitada, o gado consome a forragem mais abundante e sem desperdícios.

Outra boa opção além das citadas é o capim-elefante, principalmente para o gado leiteiro. No entanto, um desafio enfrentado no sistema baseado em pastagens é a sazonalidade das forrageiras, que são abundantes no período das águas e escassas na seca.

No Sul do Brasil, por exemplo, a sazonalidade é amenizada pelo plantio de pastos de clima frio, como azevém e aveia. Com isso é possível utilizar essas forragens no período onde as pastagens de clima tropical reduzem seu desenvolvimento.

Assim, com uma pastagem de qualidade, os custos com suplementação são reduzidos, aumentando o potencial da planta e o desempenho animal.

 

De acordo com a Embrapa Gado de Corte, é possível aumentar a produção animal em até 40% fazendo o manejo correto da pastagem. Para isso, é importante garantir o uso de sementes puras no plantio do pasto, pois isso aumenta a eficiência das forrageiras, gerando economia no sistema de produção.

Vale lembrar que estes princípios podem ser aplicados tanto em uma fazenda de gado de corte quanto de gado leiteiro.

 

Este conteúdo foi fornecido pela Agro 2.0 e sua produção não é de responsabilidade da JetBov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *