Formação de capineiras na criação de bovinos

Tempo de leitura: 5 minutos

A capineira é uma técnica utilizada na criação de bovinos, em que uma área é destinada ao plantio de alguma espécie de capim com elevada produção de matéria verde, a fim de suprir a escassez de alimento na época da seca.  Embora já seja comum o uso dessas áreas em muitas propriedades rurais no Brasil, muitas vezes o manejo ou o planejamento não são feitos de forma correta, impedindo o suprimento da demanda dos animais e prejudicando a produtividade do rebanho.

Formação da capineira

Formação de capineiras na criação de bovinos.Para uma ótima formação da capineira, alguns cuidados devem ser tomados em sua implantação, como a escolha de sua espécie de formação, que deve ser uma cultura perene, com alta produtividade e ter rebrota rápida após seu corte. O capim elefante, pelo seu grande potencial de crescimento e acúmulo de massa, se torna a espécie mais indicada para esse fim.

Para a escolha do local, o produtor deve dar preferência a terrenos com relevo plano ou levemente inclinados, visando reduzir o gasto com mão-de-obra. É importante que o solo tenha boa drenagem, fique próximo de onde os animais se alimentam, e próximo de onde é estocado o esterco, para facilitar a adubação da capineira e o reaproveitamento desse insumo que normalmente é descartado. Também é importante garantir a facilidade de irrigação, caso o produtor tenha interesse em irrigar para manter uma boa produção todo o ano, permitindo que a capineira seja também utilizada para fazer silagem

Para o dimensionamento da área, deve-se avaliar qual o consumo individual dos animais, qual o tamanho do período de uso da capineira como suplementação, qual a produtividade da capineira, qual a relação volumoso : concentrado da dieta do animal, e qual a porcentagem estimada de perdas.

Em média, 1 hectare de capineira mantém aproximadamente 10 vacas, e 1 hectare de capim elefante produz 100 toneladas de matéria verde por ano, algo em torno de 25 toneladas de matéria seca por ano.

O cálculo deve ser feito da seguinte maneira:

  • Produtividade: 100 t/ha de Matéria verde = 25 t/ha de Matéria seca
  • Nº de animas: 80 vacas de 460 kg
  • Consumo diário por vaca: 2,5% do peso vivo = 11,5 kg de Matéria seca
  • Período de suplementação: 180 dias
  • Perdas: 12%
  • Relação volumoso : concentrado: 60:40

 Quantidade de demanda de volumoso (DV):

Demanda volumoso = nº de animais X período de suplementação X quantidade de volumoso da dieta

DV= 80 animais × 180 dias × 6,9kg

DV= 69.360 kg de Volumoso

Área a ser plantada (AP):

Área a ser plantada = kg necessário de volumoso/produção de matéria seca por hectare

AP =  69.360 kg de volumoso / 25.000 t/ha  de Matéria seca

AP = 2,7 hectares necessários

O plantio deve ser realizado no início da estação de chuvas, por tornar o manejo e a germinação mais fácil, o solo deve ser bem preparado com aração e gradeação, para melhorar as condições do solo para a germinação e para tentar diminuir a quantidade de invasoras com o revolvimento do solo.

Deve ser realizada a correção de acidez e a adubação com base na análise de solo feita do local, por isso é recomendado o acompanhamento de um profissional da área para este passo. 

Escolha de mudas

A melhor estratégia de pastagem para pecuária de corte.As mudas devem ser feitas com plantas de 4 a 12 meses e podem ser armazenadas por até 20 dias na sombra sem serem amontoadas, mas, para uma melhor germinação, se recomenda plantar quando adquiridas. 

Ao fazer as mudas, deve-se tomar o cuidado de cortar as pontas e descartá-las, dividindo os colmos em partes menores, deixando pelo menos 3 gemas por mudas.

O plantio deve ser realizado em sulcos ou covas com 10 a 15 cm de profundidade, e espaçamento entre sulcos e covas de 70 a 100 cm. As mudas devem ser colocadas nos sulcos horizontalmente, intercalando a ponta de uma muda com o pé de outra muda.

Manejo da capineira

Estudos apontam que grandes intervalos entre cortes da capineira fazem a qualidade e a digestibilidade cair bastante, baixando consideravelmente a quantidade de Proteína Bruta do capim. Por isso, recomenda-se o primeiro corte 90 dias após a germinação, seguido de cortes regulares a cada 60-90 dias, ou quando o capim atingir 1,80m no período das águas e 1,50m no período da seca.

O capim elefante normalmente pode ser cortado de 3 a 4 vezes por ano, sendo o 1º e o 2º corte usados para se fazer silagem, já o 3º e  4º corte são fornecidos no cocho. Outra opção é o pastejo em faixas no período das águas e a reserva da capineira a partir de março para ser fornecido no cocho na época da seca. Na época das águas, normalmente cada faixa é utilizada por 1 semana ou até ser rebaixada a 40cm e depois deixada em descanso por aproximadamente  27 dias ou até atingir a altura de 1m. 

A ideia é seguir essa rotação do gado na capineira, porém estando atento ao desgaste da capineira por conta da intensa compactação da área, causada pelos animais.

Com a JetBov, o pecuarista pode ter o controle de todas as áreas de pastagens da sua propriedade, assim como o acompanhamento de desempenho dos animais, identificando se os manejos realizados na fazenda estão sendo efetivos.

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *