Silagem como estratégia nutricional na pecuária de corte

Tempo de leitura: 6 minutos

O planejamento nutricional visa minimizar os problemas enfrentados pela baixa disponibilidade e baixa qualidade de forragem no período das secas.  Com base nisso, surge o uso de estratégias nutricionais, como a silagem, ou seja, a estocagem de forrageiras através de um processo que mantém a qualidade e valor nutritivo da forragem, permitindo a oferta aos animais futuramente, contribuindo para o bom desempenho do rebanho durante todo o ciclo.

A importância da Silagem para o Planejamento Nutricional do Rebanho de Corte

Silagem como estratégia nutricional na pecuária de corteExistem 3 pilares importantes que garantem a estrutura na pecuária de corte, sendo eles: genética, sanidade e nutrição. Esses fatores, quando associados a uma gestão eficiente de recursos e planejamento adequado das atividades, possibilitam obter uma margem de lucro positiva. 

A fim de manter o desempenho dos animais no período da seca, onde a qualidade nutricional da pastagem é fator limite na produção, o produtor deve realizar um planejamento adequado das práticas nutricionais e garantir uma boa eficiência na produção animal. Por isso, é fundamental estar atento às práticas e estratégias que possam otimizar o sistema de produção, incluindo o uso de silagem, para obter uma melhor eficiência econômica do sistema. 

Durante o período de chuvas a oferta de pastagem tende a ser de maior abundância para o rebanho, tanto em quantidade quanto em qualidade. E é nesse período que o planejamento para a época das secas também deve começar. Aproveitar o período chuvoso para produção e armazenamento de silagem é o ponto chave para um bom planejamento nutricional do rebanho, já que esse processo, quando bem feito, tem como objetivo conservar a qualidade da forragem, oferecendo uma alternativa para suplementação do rebanho, principalmente em épocas secas.

A Silagem é o alimento vindo de forragem ou grãos úmidos, conservado por fermentação e guardado em silos, garantindo alimento volumoso. Ela é produzida através do processo de ensilagem, que passa pelas etapas: corte, picagem, enchimento do silo, compactação, vedação do silo e desabastecimento. Para obter eficiência no processo de ensilagem é necessário realizar todas as etapas de forma bem organizadas e ter conhecimento do manejo adequado do produto, pois isso será essencial para obter volumoso conservado de alta qualidade. 

Dentre as forrageiras indicadas para ensilagem estão as que possuem elevado teor de açúcares solúveis, como por exemplo milho, capim-elefante e o sorgo. A atenção e dedicação ao processo deve ser feito tanto no plantio adequado, na fase de produção, cuidando do bom preparo do solo e da escolha correta da forrageira, quanto na fase da ensilagem que vai do corte, proteção do silo, até o momento final de desabastecimento, onde a silagem entrará em contato com o ar, iniciando um processo de deterioração.

No que diz respeito ao valor nutritivo da silagem, a de milho por exemplo, quando ensilada de forma adequada, apresenta quantidade significativa de energia e boa digestibilidade, sendo considerada um alimento de qualidade, oferecendo melhor conversão alimentar, sendo bem aceita pelo gado e ainda, podendo ser produzida com um custo aceitável. No entanto, é preciso seguir com cuidado todas as etapas do processo de ensilagem para garantir um bom resultado nos animais.

A vantagem financeira da produção de silagem na fazenda

O principal gasto na recria é com a suplementação dos animaisAssim como qualquer estratégia adotada na pecuária de corte, a produção de silagem exige um investimento em estrutura, equipamentos e mão de obra adequados. Para isso, é fundamental ter um planejamento e atenção em todos os processos que envolvem a produção. É importante considerar fatores como gastos com insumos, custos operacionais, preparo do solo, plantio, colheita, processo de vedação e assim, saber calcular os custos envolvidos para uma maior rentabilidade. 

No entanto, todo esse investimento reverte em ganho para a fazenda, já que através da oferta da silagem é possível manter a produção dos animais, evitando assim a queda no desempenho do rebanho na época das secas. Manter o ganho de peso dos animais estável nesse período possui relação direta com as vantagens financeiras dentro da propriedade, pois uma baixa na produtividade, reflete no aumento dos custos de produção e prejudica a rentabilidade da atividade. 

Além de manter a produção na época das secas, existem outros benefícios da silagem, como permitir um maior número de animais por área, armazenar grande volume de alimento em pouco espaço e alta aceitabilidade dos animais. Outro ponto importante é que, ao garantir uma produção de silagem de alta qualidade é possível reduzir de forma considerável a oferta de concentrados nas dietas dos animais, diminuindo os custos e aumentando o desempenho animal.

Como a JetBov auxilia o pecuarista nesse processo:

Com o uso da plataforma de gestão JetBov, é possível realizar a entrada e saída de insumos da fazenda, através do controle de estoque, registrando o tipo de insumo, data de entrada, validade, quantidade e valores. No caso da silagem, o produtor realiza o registro do produto final, contendo os custos finais de produção, de modo a ofertar esse produto como manejo nutricional. O registro do produto em estoque permite a realização do manejo nutricional de forma prática e rápida através do aplicativo JetBov de Campo.

Entrada de insumos no estoque da fazenda

Cadastro de entrada da silagem no estoqueApós a realização do manejo nutricional, os custos dos manejos ficam disponíveis para acompanhamento por animal ou por lote, em relatórios estratégicos. Assim, fica mais fácil e prático para o produtor acompanhar o gerenciamento dos insumos e o custo nutricional na fazenda, uma vez que o software realiza o cálculo de forma automática a partir da entrada do insumo, considerando a quantidade fornecida para cada animal. 

Ficha animal nutrição silagemAlém disso, através da plataforma JetBov é possível acompanhar outros processos dentro da fazenda como por exemplo, manejo de pesagem, permitindo acompanhamento do GMD, troca de lote, manejos sanitários, reprodutivos e troca de áreas de pastagens. Com o aplicativo Jetbov de Campo todos esses dados podem ser registrados de forma simples e prática. 

O uso do sistema JetBov permite não só monitorar as atividades do rebanho no campo ou no curral, mas também, de forma estratégica, realizar o controle financeiro da fazenda, avaliar os custos de produção dentro da propriedade e, através de relatórios inteligentes, realizar até mesmo simulação de vendas e decidir o melhor momento para a comercialização dos animais. Considerando que o custo de produção interfere diretamente no cálculo de lucro da arroba produzida, o produtor consegue identificar a rentabilidade do seu negócio. 

Quer saber mais sobre como a plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov pode te ajudar no planejamento nutricional e na rentabilidade do seu negócio? Peça agora mesmo uma demonstração personalizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *