Como garantir um bom manejo do meu rebanho?

Tempo de leitura: 1 minuto


A pesagem é um manejo comum em propriedades rurais que enxergam a pecuária de corte não só como uma atividade  e sim um negócio que deve ser lucrativo e rentável. A coleta da informação do peso dos animais é fundamental para que o produtor possa acompanhar o desenvolvimento corporal (ganho de peso) desses animais, bem como identificar aqueles que estão com alguma doença ou ferimento. Assim o pecuarista terá maior controle e avaliação dos resultados esperados pelo rebanho.

O manejo de pesagem deve ser realizado durante toda a vida do animal, dando-se destaque para as seguintes fases: nascimento, desmame, formação de lotes e na fase de engorda/terminação. Nesta última fase é importante realizar no mínimo três pesagens: no momento da entrada dos animais, no meio e ao final do período de engorda.

Pesagens realizadas frequentemente, num curto intervalo de tempo, devem ser evitadas pois o embretamento e o manejo na mangueira causam estresse ao animal e pode ocasionar lesões, perda de peso e até a morte. Dessa forma, as boas práticas de manejo devem ser empregadas pensando-se no bem estar dos animais e em evitar perdas indesejáveis. A homogeneidade do lote e uma boa condução dos animais até a mangueira, sem gritos, uso de choque elétrico e cães em excesso, são algumas das formas de otimizar o manejo e diminuir, consideravelmente, o estresse.

Para finalizar, leia a placa na figura: “PENSE: trabalhe com segurança” e utilize os dados de pesagem para que o peso dos animais e seu negócio andem na medida certa!

Autores:

Victor Borges, aluno do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.
Dr. Carlos Eduardo Nogueira Martins, docente do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.
Dr. Ivan Bianchi, do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – Câmpus Araquari (http://araquari.ifc.edu.br/)

*Crédito da foto: AGROJEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *