O que você fazia antes não serve mais para sua fazenda atualmente!

Tempo de leitura: 12 minutos

Você já notou que hoje em dia tudo que fazemos está associado à algum serviço ou ferramenta tecnológica? Você vai na padaria, no mercado, na lojinha da esquina, no posto de gasolina e todos estes lugares tem alguma ligação com tecnologia, seja num sistema de gestão, seja no processo das notas fiscais, seja um sistema de segurança, até mesmo para saber o que os nossos filhos estão fazendo no celular ou em casa já temos como ver tudo pela internet, controlar seus acessos e onde vão.

E não paramos por aí, tem muito mais aplicações de tecnologia por aí do que podemos imaginar, o limite é a inteligência e criatividade do ser humano.

Mas por que hoje em dia tudo é feito via internet? Por que temos tantos “sistemas” de tecnologia, cada dia mais integrados e audaciosos?

Gestão da fazenda

Vamos fazer uma comparação bem simples, lembra quando nossos pais ou avós falavam que iam no armazém perto de casa e o dono, para comprar seu jornal e pão, café, talvez um pouco de arroz, feijão e carne também, e então, o dono do armazém fazia o que: pesava os produtos em sua balança mecânica, onde tinha que colocar o produto de um lado e os pesos de metal identificados do outro lado, depois somar todos os pesos para saber o total do produto e daí então poder fazer a conta, no papel de pão ou num caderninho velho separado para isto, do peso total do produto multiplicado pelo valor de venda do produto por kilo ou grama, e fazia isto para todos os produtos, e depois precisava somar toda a listinha das compras, que o fazia de cabeça ou no mesmo caderninho, e este processo se repetia muitas vezes por dia, por exemplo, chutando aqui, umas 15, 20 vezes por dia.

Podemos observar alguns pontos interessantes aqui para pensar:

1 – “naquele tempo” o volume de vendas do armazém era bem menor do que provavelmente teria hoje;
2- o dono do armazém provavelmente, depois de algum tempo, já teria adquirido uma teórica performance pela repetição das ações e pelo conhecimento de matemática exercitado;

Mas e se: o dono do armazém resolvesse passar a função para outra pessoa? Esta pessoa teria a mesma performance? E se o armazém estivesse em uma ótima região que viria a crescer e hoje teria se tornado um mini-mercado por exemplo, se antes ele atendia de 15 a 20 pessoas por dia e hoje ele poderia estar atendendo, digamos, umas 100 pessoas, será que o dono do armazém ainda teria uma performance aceitável com este processo que fazia anteriormente? Provavelmente não!

É aí que entra todo o processo, toda a tecnologia, processando milhares, milhões de dados, capturando de forma muito eficiente e ágil todos os dados que precisamos para atingir os melhores resultados.

Veja: Porque ter 10 pessoas vigiando apenas um estabelecimento, com seu olhares atentos se podemos ter estas mesmas 10 pessoas vigiando umas 8 câmeras cada um, podendo estar observando uns 10, 12 estabelecimentos diferentes? Na segurança do escritório e com tempo de resposta muito maior? Não é muito mais eficiente?

E, agora, depois de pensar neste processo de aprimoramento dos dados e dos resultados, porque não podemos aplicar isto em nossa fazenda?

Muitas questões de nossa fazenda entram nesta premissa. Vamos pensar um pouco sobre o que, a grosso modo, precisamos ter sempre sob controle:

  • Entrada e saída de animais

  • Cuidados sanitários e nutricionais com os animais

  • Custos operacionais e de materiais

  • Custos de funcionários e parceiros

  • Controle do gado de das plantações

  • Furtos/Perdas de materiais e produção

  • Ecologia e meio ambiente

  • Efetividade da produção

  • Gestão das atividades do campo

  • etc, etc, etc…

Se eu for listar tudo aqui ficarei uma tarde só escrevendo, mas vamos utilizar estes itens acima. Hoje, você consegue ter os números referente à algum dos itens acima rapidamente? Você consegue saber, por exemplo, quanto de lucro sua fazenda está dando neste exato momento? Ou você nem sabe se ta ganhando/perdendo/empatando?

Você sabe se algum animal tomou uma vacina duplicada algum dia destes?

Então, se sua resposta é que SIM, eu sei, parabéns, você já tem algum controle sobre o que acontece na fazenda, se for NÃO, meu amigo, você está ficando para trás.

Hoje, quando falamos de fazenda tecnológica, muita gente pensa nas fazendas completamente automatizadas, aquelas que temos somente máquinas e robôs executando as tarefas para nós. Mas não é bem assim, não quer dizer que não chegaremos lá, mas, utilizar a tecnologia a nosso favor na fazenda está muito mais atrelado à “querer fazer” do que “poder fazer”. Por que eu digo isto?  É por que, hoje em dia, já temos tantas atrações tecnológicas ao alcance da mão e do bolso do pecuarista que não podemos imaginar. Dos pequenos detalhes aos mais complexos, inovações estão chegando a todo momento no mercado de tecnologia para o campo.

Balanças automatizadas, bastões de leitura rápida, medidores, currais completos e inteligentes, satélites, drones, métodos e processos aprimorados que nos permitem obter maior efetividade, inteligência artificial que nos permite obter respostas mais rápidas e até de previsão, e por aí vai.

Você lembra do dono do armazém? O que será que ele fez? Provavelmente ele colocou caixas para processamento das compras, balanças em todos os pontos necessários, ampliou o espaço e colocou câmeras de vigilância para poder capturar os espertinhos de plantão, ele também, muito provavelmente adquiriu algum sistema de gestão e integrou com os sistemas do banco, de notas fiscais da receita, consegue enviar e-mail para seus fornecedores rapidamente, faz e recebe pedidos pelo Whatsapp e tem até perfil do mercado nas redes sociais. Ele investiu, ele ampliou, agora ele consegue atender de forma ágil muito mais clientes do que antes, mas o mais importante: ele sabe o que está acontecendo no seu mercado, se tem ou não lucro, se algum produto vende mais que o outro, se seus clientes compram açúcar quando compram ovos também, e consegue ampliar suas vendas e lucro cada dia mais…

Porque você tem medo ainda de fazer isto na sua fazenda?

A tecnologia é muito segura, não tem porque você dizer por exemplo: há, eu não sei se meus dados deveriam ficar na “nuvem”; há, meu avô fazia assim antes e vou fazer assim também; puxa, mas eu vou ter que “gastar” com brincos para o gado? Mas eu vou ter que gastar com um sistema se eu tenho meu caderno ou minha planilhinha de excel?

Pense desta forma, quando estamos melhorando nosso processo, buscando maior rentabilidade de nosso produto, no caso aqui, maior quantidade de @ geradas por hectare, buscando obter melhores resultados sem ter maior quantidade de trabalho, estamos investindo e não gastando.

Você que tem uma área de X hectares, e hoje tem Y cabeças de gado, já pensou se está conseguindo efetivamente tirar proveito de cada cm² disponível na sua fazenda? E se você conseguisse chegar a ganhar 50% a mais hoje de lucro só com o que você tem hoje de área e gado? Já pensou nisto? Pois é, mas como se faz, como eu conseguiria obter tamanha melhora nos resultados? Utilizando TECNOLOGIA NO CAMPO!! Só assim, quando você deixar de fazer como antes e passar a agir e pensar diferente é que você vai conseguir obter tais resultados. A nostalgia é boa, mas não dá lucro nos dias de hoje. Não ter que passar trabalho não quer dizer que não estamos trabalhando, só que estamos utilizando de forma mais inteligente nossos esforços naquilo que necessita de fato, o resto, a gente deixa para a tecnologia fazer.

Tá na hora de me mudar para a nuvem!

 

Muito se fala sobre a tal da “nuvem”, onde guardamos todos os nossos dados, de onde pegamos muitas informações. Todos que temos um computador, celular, tablet, relógio inteligente, e até carros conectados, estamos interagindo com a nuvem diariamente.

Mas o que é a tal da nuvem?

A nuvem é basicamente a internet, são máquinas e servidores que guardam e processos os dados que disponibilizamos o tempo todo, milhões, bilhões de dados a cada segundo. Todos os sites que acessamos, sistemas que entramos, redes sociais, informações do tempo, do esporte que gostamos, das bolsas de valores, do governo, tudo está na nuvem, tudo está na internet.

Mas é seguro deixar todos os dados na internet?

Olha, vou te dizer o seguinte: nenhum sistema é seguro 100% o tempo todo. Mas, nada é tão trivial assim para ser invadido, sistemas de segurança de redes e dados vêm sendo aprimorados todos os dias, métodos para garantir que os dados que deixamos na nuvem são melhorados a cada tentativa de invasão ou quebra, então hoje, eu posso dizer que sim é seguro sim deixar nossos dados na nuvem.

Mas o que eu ganho com isto?

Principalmente mobilidade. Se você tem um computador em sua fazenda, que está fora da internet você precisa estar lá para inserir ou consumir estes dados. Já com os dados estando disponíveis na nuvem, é possível que você faça a gestão de longe a qualquer minuto, imagina quando você estiver viajando para buscar, por exemplo, produtores melhores de sêmen para seu gado, e quiser comparar os resultados que você já obteve com os resultados apresentados pelo novo parceiro comercial, como faria? teria que imprimir vários papéis? teria os dados desatualizados? Ruim não é !? E se você quiser saber se nestes dias que você esteve viajando se seus funcionários fizeram os manejos necessários? Vai saber só depois de estar tudo atrasado ou quer saber na hora?

E para tudo isto ficar disponível para você de forma rápida, móvel e segura temos algumas tecnologias que vou comentar um pouco agora.

Modelo SaaS – Software como serviço

Neste modelo de sistema, o site/programa que você teria em seu computador, fica disponibilizado pela internet e você tem uma mudança na forma como compra ele, na verdade você não compra, você aluga ele. Ou seja, através de uma mensalidade você obtém o direito de utilizá-lo de forma contínua até que deseje parar. É um serviço, não é como se você comprasse um relógio por exemplo.

As vantagens que você obtém com este tipo de serviço são muitas:

  • Atualização do sistema transparente e periódica, sem a necessidade de você ter que fazer algo.

  • Custo muito mais baixo em relação a você ter que manter um ou mais computadores ligados em sua fazenda

  • Dados disponíveis em qualquer lugar que tenha acesso a internet

  • Segurança dos dados pois são sempre feitas cópias (os famosos backups) para que caso algum problema maior ocorra, você não perca seus dados

  • Você consegue acessar tanto de um computador comum como de um tablet ou celular

Aplicativos móveis

Estes são os famosos “App”s (se pronuncia “épi”), ou aplicativos para celular/tablet. Você que utiliza as redes sociais pelo seu smartphone já utiliza os aplicativos, mesmo que não saiba. Eles nos permitem ter acesso à informação de forma organizada, clara e rápida onde quer que estejamos. Eles também nos permitem obter informações do que estamos fazendo e onde estamos, conectar com dispositivos externos como balança, leitores de brinco, caixas de som, ou qualquer outro dispositivo que tenha esta possibilidade.

Com os aplicativos também temos a possibilidade de trabalhar de forma off-line, ou seja, desconectado da internet. É sim, podemos sim! Nosso celular tem um espaço, como se fosse no nosso computador ou notebook, onde podemos guardar uma série de dados para depois fazer o envio dos dados para a nuvem. isto é uma grande vantagem quando falamos em captura de dados na nossa fazenda, onde hoje, infelizmente ainda, temos muitos problemas de acesso à internet devido a precariedade das redes disponibilizadas para as regiões mais longe das grandes cidades.

Inteligência artificial

Muito se fala nisto hoje também, mas o que é IA (inteligência Artificial) ? IA é basicamente fazer com que o computador faça de forma muito mais rápida e inteligente o que levaríamos muito tempo para fazer. Ensinar o computador, por exemplo, a como decidir se é hora ou não de trocar o gado de pasto, ou, ensinar ele analisar o GMD dos meus animais para saber se podemos ou não vender o lote ou quais reprodutores descartar com base em muitas comparações que de repente nem teríamos pensado.

Muitas aplicações se pode fazer neste campo de IA e de BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios/Dados).

O que eu queria mostrar para vocês é que de fato investir em disponibilizar mais dados, controlar mais os dados, ter mais respostas e tudo isto mais rápido é necessário e nos trás muitos benefícios. É seguro sim fazer todo este processo na nuvem, e seguro disponibilizar os dados para que possamos melhor analisá-los posteriormente, não podemos mais ficar anotando tudo no caderno de campo, já passou o tempo, a não ser que você não queira lucrar com sua fazenda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *