Quais são as vantagens de adotar um sistema de gestão para minha fazenda de gado de corte?

Tempo de leitura: 3 minutos

O dia a dia em uma fazenda de gado de corte exige inúmeras tarefas, que demandam muito tempo e dedicação. Manejos no curral, análise de dados, tomadas de decisões, tudo para ter certeza de que a atividade está correndo bem e trará mais resultados para a fazenda.

Logo, é prudente da parte do pecuarista manter todas as informações que envolvem sua fazenda em um ambiente seguro e confiável, para que as melhores decisões sejam tomadas e de maneira mais rápida, certo?

Como fazer isso?

A melhor opção para isso é contratar uma plataforma de gestão. Sim, muita gente ainda usa cadernos de campo e planilhas do Excel para fazerem a gestão de suas fazendas. Foram métodos muito eficiente por anos à fio, mas sempre apresentaram algumas falhas graves.

 Os cadernos de campo, por exemplo, sempre foram suscetíveis a falhas humanas. Rasuras, extravios, acidentes (quem nunca ouviu de um vizinho ou até mesmo vivenciou em sua própria fazenda uma situação em que o caderno de campo caiu no meio do barro ou se perdeu no caminho do curral pra fazenda?). As planilhas de Excel, depois de um bom volume de dados ser inserido, passam a tornar o processo de uso muito lentos, problemas no computador – como a queima de um HD, por exemplo – podem colocar em risco todo o histórico de uma fazenda.

Com um sistema de gestão esses riscos não existem.

Informações centralizadas

Ao invés de ter de revirar uma série de abas de uma planilha, informações cruciais sobre sua atividade, como o custo da produção por @, por exemplo, são exibidas de forma automática pelo próprio sistema, de maneira rápida e com chances quase nulas de erro.

Redução drástica de retrabalhos

Outra vantagem em usar um sistema de gestão está na redução de retrabalhos e das chances de erros. Vários equívocos podem acontecer desde o momento em que a informação é coletada no curral até ser cadastrada numa planilha do Excel. Quando usamos uma plataforma, principalmente uma integrada com bastões leitores de brincos eletrônicos e com balanças eletrônicas, as falhas passam a ser mínimas.

Mais velocidade em seus manejos

As decisões tomadas pelo gestor da fazenda impactam diretamente os resultados dela. Ou seja, se você descartar uma vaca erroneamente, corre o risco de perder a chance de ter bons bezerros. Se um lote é vendido no momento errado, perde-se a oportunidade de se conseguir um lucro maior com aquele lote. Enfim, as possibilidades de falhas são enormes, e um sistema de gestão para sua fazenda de gado de corte pode reduzir drasticamente essas falhas.

Por isso é fundamental se ter um processo mais automatizado, rápido e assertivo, onde com um ou dois cliques você é capaz de ter plena noção da situação em que sua fazenda e seu rebanho se encontram.

Ainda que sua gestão seja exemplar e que você seja uma pessoa extremamente atenta a detalhes, falhas podem ocorrer, e um dos seus papéis como gestor deve ser de evitar com que essas falhas ocorram.

Garantir que todos os manejos e observações em relação ao rebanho estejam sendo cadastradas em um lugar seguro, e aliando isso a uma boa gestão, aí sim teremos ótimos resultados em sua fazenda e ótimos resultados com a pecuária de corte por anos à fio.

Se você está interessado em testar uma plataforma de gestão para fazendas de gado de corte de forma gratuita, você pode fazer isso clicando aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *