Você já ouviu falar da Pecuária 4.0?

Tempo de leitura: 6 minutos

Vamos supor um determinado cenário: Anderson herda a Fazenda Boa Vista de seu avô, e com isso vem a responsabilidade de administrar o negócio da família. Mesmo sempre ajudando nas funções vitais da fazenda e sempre seguido os ensinamentos passados por seu avô, ele sente que pode aumentar mais ainda a produtividade de seu negócio, tendo em vista a atual era tecnológica que estamos vivendo. Então ele inicia a busca por novas técnicas e estratégias de administração, e em sua busca ele descobre a proposta da Pecuária 4.0, a nova era da pecuária.

O que é essa tal de Pecuária 4.0?

fonte: https://www.milkpoint.com.br/

A Pecuária 4.0 vai muito além do que só uma inovação tecnológica introduzida no modo de produção da sua fazenda, ela é uma visão que te mostra uma nova forma de pensar e conduzir a pecuária em sua fazenda.

O conceito da Pecuária 4.0 se refere a tal 4ª revolução industrial que estamos vivendo nesse exato momento, revolução essa que está cheia de mudanças e diversas inovações tecnológicas. Isso possibilita que vários equipamentos e aplicativos auxiliem o pecuarista e tornem a gestão de sua fazenda mais eficiente e menos trabalhosa.

Com essa ideia em mente, é mais fácil entender que a Pecuária 4.0 nada mais é do que a invasão da tecnologia no campo, com o objetivo de ajudar o produtor rural a ter melhores resultados. Essa invasão está presente em todos os setores da fazenda, fornecendo várias ferramentas e aplicativos que automatizam, otimizam, e agilizam tarefas importantes para o funcionamento e crescimento da fazenda, facilitando muito o dia a dia no campo, dando mais tempo hábil para você se dedicar à gestão e crescimento do seu negócio, e ainda descomplicar e facilitar o trabalho da sua equipe operacional.

 

Como implementar a Pecuária 4.0 em minha fazenda?

Atualmente, com a demanda de produção aumentando cada vez mais, e o grande número de empresas focadas em produzir novas tecnologias para implementação no campo, estão surgindo diversos aplicativos para auxiliar no dia a dia da fazenda, e alguns deles são oferecidos por um valor extremamente acessível, que colocam você em um nível acima no quesito gestão, e podem estar disponíveis na palma da sua mão, direto do seu celular, tablet, ou computador.

Como por exemplo, aplicativos que possuem diversas funções, que permitem ao produtor gerenciar seu rebanho e todos seus manejos de maneira mais rápida e fácil, ferramentas que facilitam a bonificação dos funcionários, e assim os motivando e melhorando o seu desempenho em sua atividade operacional, ferramentas que controlam o fluxo de caixa da fazenda a partir das notas fiscais eletrônicas de compra e venda.

Assim, de forma automática e prática, o aplicativo filtra as informações e mostra na tela em tempo real e de forma automática se a fazenda está no positivo ou negativo.

Empresas que fornecem recursos sofisticados, como monitoramento por meio de imagens de satélites e sensores espalhados pelo campo, que fornecem dados pluviométricos (chuvas), climáticos e de umidade no solo, que mostram para o pecuarista irrigantes quando e quanto irrigar.

A Pecuária 4.0 também auxilia os pecuaristas se devem praticar ou não a irrigação do solo, na tomada de decisão de aplicação de produtos como fertilizantes e herbicidas, a programar o manejo de entrada e saída de animais no pasto, evitando a compactação no solo.

Através de satélites, alguns aplicativos oferecem a quantidade de forragem disponível no pasto e seu teor de matéria verde e seca. E quando atrelamos esses dados à meta de ganho de peso dos animais da fazenda, permitimos uma enorme otimização do manejo à campo. Você pode, por exemplo, calcular quantas cabeças um piquete suporta, ou quanto tempo poderá deixar seus animais em determinado piquete.

Fonte: https://www.dinheirorural.com.br/a-era-da-boiada-digital/

Há também outras soluções focadas em auxiliar o pecuarista a descobrir qual a melhor hora de vender seus animais confinados, que funcionam através de inteligência artificial e pesquisas sistêmicas, analisando dados gerados por sensores, câmeras de vídeo, e balanças, associando essas informações com o preço da arroba coletadas nos frigoríficos e informadas por usuários e parceiros dessas empresas, assim apontando ao pecuarista qual a melhor hora de vender seu rebanho.

Existem também plataformas online que controlam a receita da sua fazenda, organizam todas as suas despesas acompanhando o custo absorvido por cada lote ou animal estando ele no pasto ou em confinamento.

Todas essas informações são cruzadas e formam-se indicadores como: a lotação da fazenda, produção de @ por hectare no período selecionado e o lucro por hectare.

E esses são somente alguns exemplos de tecnologias que podem ajudar você pecuarista na gestão de sua propriedade.

No cenário atual existem diversas empresas desenvolvendo novas tecnologias, a todo o momento buscando sempre deixar sua vida mais fácil e maximizar seus lucros, fazendo assim sua propriedade crescer em produção e em nível tecnológico de propriedade.

Fonte: Adobe Stock

Como utilizar os recursos da Pecuária 4.0 da melhor maneira?

Como podemos observar, são muitas as aplicações e é muito amplo o número de tecnologias e ferramentas disponíveis para auxiliar os pecuaristas na gestão de sua fazenda. Mas como usar essas ferramentas da melhor maneira?

A primeira coisa que você deve fazer para melhorar os resultados da sua fazenda de gado de corte é: esqueça de vez o “meu pai/avô/bisavô fazia desse jeito, por que eu tenho que fazer diferente?”. Muita coisa mudou no mercado, muita coisa mudou no mundo (você se imagina sem um celular hoje? Se imaginava com um celular vinte anos atrás?). Novos tempos trazem novos desafios, e novos desafios são superados fazendo as coisas de forma diferente.

Você pode começar essa mudança buscando por um sistema de gestão para pecuária de corte. Como dissemos anteriormente, ele vai ajudar você a automatizar os processos de coleta de dados de sua fazenda, evitar retrabalhos, melhorar a qualidade dos dados sobre seu rebanho e sua fazenda, e consequentemente melhorar a gestão, trazendo mais lucro para sua propriedade.

Agora que sabemos um pouco mais sobre as tecnologias que chegaram com a Pecuária 4.0, o que você pecuarista está esperando para aderir a essa nova forma de tocar sua fazenda?

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *