Como aproveitar melhor as áreas de pastagem de minha fazenda?

Tempo de leitura: 7 minutos

Como aproveitar melhor as áreas de pastagem de minha fazenda?Antes de adentrar de fato no tema sobre como aproveitar melhor as áreas de pastagem, uma informação relevante: o Brasil é considerado o maior exportador de carne bovina do mundo, e a maioria dessa produção acontece a pasto. Essa preferência ocorre porque nosso clima é favorável ao desenvolvimento rápido da pastagem, e por termos uma grande extensão territorial que pode ser aproveitada para esse fim.

E como os custos com alimentação dos animais pode chegar a até 70% do custo da produção como um todo, apostar no sistema de produção a pasto pode ser uma boa pedida, pois trata-se do sistema de produção mais barato.

Mas no Brasil é muito comum encontrarmos pastagem em estado avançado de degradação ou já totalmente degradadas, que acabam sendo pouco produtivas e demandam um alto custo para que possam ser recuperadas. E isto ocorre, na maioria das vezes, por deconhecimento sobre técnicas de como aproveitar melhor as áreas de pastagem na fazenda. 

Como aproveitar melhor as áreas de pastagem na fazenda? Com piquetes!

Dividindo a área de pasto da sua fazenda em piquetes, é possível utilizar tanto a lotação contínua quanto a lotação rotacionada. Além disso, a capacidade de suporte da fazenda aumenta muito, e com isso, a produtividade do seu rebanho também aumenta!

Os bovinos têm preferência pelas folhas da pastagem, normalmente ingerindo 80% da dieta em folhas. Através do piqueteamento, buscamos que o pasto disponível ao animal tenha essa proporção, que garante que o pasto tenha um maior valor nutritivo, fazendo com que o bovino ganhe mais peso em menos tempo.

Por que dividir a propriedade em piquetes?

Pastejo rotacionado ajuda a aproveitar as áreas de pastagem na fazendaRealizando o piqueteamento e calculando a taxa de lotação da maneira correta, podemos evitar os chamados subpastejo e superpastejo. O subpastejo é o pastejo incompleto da forragem, o que gera um crescimento acima do recomendado nas plantas, as quais passam do ponto ótimo de colheita e realizam o alongamento de colmos, deixando a forrageira com alto teor de lignina, substância que não é aproveitada pelo animal no processo de digestão, perdendo assim, a qualidade da planta.

Por outro lado, no superpastejo, os animais consomem a planta em maiores quantidades do que deveriam, deixando-as mais baixas que o necessário, diminuindo assim a quantidade de folhas na gramínea. Isso dificulta a rebrota do capim e também deixa o solo exposto, o que aumenta as chances de degradação da pastagem e do solo.

Outro benefício da divisão das pastagens da fazenda no sentido de melhor aproveitar as áreas de pastagem, é que se pode realizar a vedação de determinados piquetes, isto é, estocar alimento para o período seco do ano. É possível fazer a vedação pelo fato de deixarmos alguns piquetes em descanso dos animais por um bom período de tempo, isso faz com que o capim cresça e acumule no pasto, para que os animais possam ser alimentados no período da seca.

Nessa época do ano, o crescimento da pastagem representa apenas 5% de todo o crescimento anual. É recomendado fazer a vedação em cerca de 30% da área de pastagem da propriedade, o que gera um bom estoque de alimento para o período. Com isso, essa reserva de alimento irá garantir uma economia na compra de alimentos concentrados e também manter os animais em um bom pasto mesmo na seca, evitando perda de peso e aumentando os lucros do produtor.

Pode-se dizer que para se ter uma pastagem de boa qualidade, deve-se fazer o piqueteamento e a lotação de forma correta para cada piquete. Isso também aumentará a massa do pasto, o poder de rebrota, o valor nutritivo da pastagem e a quantidade de folhas do pasto. O piqueteamento também serve para a vedação da pastagem, garantindo alimento para os animais na época seca do ano.

Piqueteamento

Para saber como dividir a propriedade em pequenas parcelas e onde utilizar o pastejo rotacionado, devemos ficar atentos ao período de descanso (PD) e período de ocupação (PO) que se deseja. A fórmula para o cálculo do número de piquetes é indicada por: PD/PO+1. Também deve-se conhecer o período de descanso de sua cultivar, uma vez que encontra na literatura e em fornecedoras de sementes diversas recomendações de períodos de descanso para as diferentes cultivares de espécies forrageiras.

Como aproveitar as áreas de pastagem da fazendaAinda deve-se ter em mente o momento de entrada e de saída dos animais no piquete. O momento de entrada dos animais no pasto depende do cultivar existente na propriedade, em que cada capim possui diferentes recomendações de altura de entrada, pois eles têm características e produções também diferentes. Já a altura de saída geralmente se faz com a metade da altura de entrada dos animais no piquete.

Outro fator importante, é o formato dos piquetes, no qual não se recomenda a utilização de piquetes muito grandes e compridos, pois assim o gado terá que caminhar grandes distâncias para consumir água e mineral. Além disso, o consumo da pastagem pode ser desigual, podendo com isso gerar áreas com subpastejo ou superpastejo.

A recomendação é que sejam feitos piquetes proporcionais e que não sejam muito compridos. Além de deixar áreas para praças de alimentação no centro dos piquetes, onde devem ter bebedouros e cochos para suplementação, e também devem possuir corredores de acesso para a praça de alimentação.

Assim como se deve seguir as recomendações, o fator econômico também deve ser levado em consideração na hora de realizar as divisões da fazenda. Dessa forma, o custo com mão de obra e materiais para a construção dos piquetes é um fator determinante. Porém, vem se utilizando na confecção de cercas os fios de choques, os quais podem reduzir o número de fios de arame, barateando o custo de produção da cerca. Para que o sistema de choque funcione, é necessária uma adaptação dos animais ao sistema, fazendo-os respeitar os fios, facilitando o manejo do rebanho.

Adubação também como forma de melhor aproveitar a pastagem na fazenda

A adubação deve ser feita conforme a análises de solos, podendo ser necessária a correção do solo ou adubação da pastagem.

É importante dar prioridade as melhores áreas da fazenda para que seja feita a adubação, pois são as áreas onde possuem melhor potencial para crescimento do capim, em que ele irá ter um melhor crescimento em menor período de tempo, aumentando a quantidade de matéria no pasto, melhorando a produtividade dos animais e fazendo com que esse investimento volte o mais rápido para o bolso do produtor.

Também deve-se atentar ao nível tecnológico do sistema, sendo a adubação mais necessária em sistemas mais intensivos de produção, os quais retiram maiores quantidades de nutrientes do solo. A adubação é responsável pela vida produtiva da pastagem, e sendo realizada da maneira certa, evita a degradação da mesma e também do solo. Ademais, com a adubação e o bom manejo da pastagem se obtém uma boa cobertura do solo, prevenindo erosões e pragas no pasto.

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *