Tecnologia aumenta crescimento financeiro na pecuária

Tempo de leitura: 7 minutos

Para entender a importância da tecnologia na pecuária de corte, é necessário também saber que a demanda global por alimentos, o que inclui carne bovina, é cada vez mais crescente e tem sido ela a principal propulsora da tecnologia como aliada da estratégia na pecuária. O mundo tem 8 bilhões de pessoas, número que deve chegar a 10 bilhões até 2050. Eis a oportunidade, no caso do pecuarista de corte, de alavancar a produção de proteína animal na sua fazenda para vender ainda mais, tanto no mercado interno como no externo, garantindo assim lucro e longevidade para o negócio de pecuária de corte. 

Todavia, é bem verdade também que os pactos internacionais pela redução de emissão de poluentes, têm exigido da indústria modernização a fim de alcançar patamares cada vez maiores de eficiência com sustentabilidade. Na pecuária, portanto, o desafio é ampliar a sua capacidade de produção de alimentos de forma sustentável e eficiente. Isto é, gerando menos danos ao meio ambiente e menos custo operacional. E como alcançar isso, como alcançar uma pecuária sustentável para o negócio e para o Planeta? Com inovação e tecnologia. 

Por que investir na tecnologia para transformação e crescimento estratégico na pecuária de corte?

Tecnologia para transformação e crescimento estratégico na pecuária de corteÉ cada vez maior a presença na agricultura e na pecuária, de tecnologias e soluções digitais integradas e conectadas. E isso ocorre porque elas viabilizam a otimização de todas as etapas da cadeia produtiva, tornando melhor o monitoramento, gestão e controle dos processos produtivos. Sim, a influência do digital e da automação no campo será cada vez maior, pois ela é a garantia da eficiência com sustentabilidade nos processos produtivos. 

A informação para embasar a tomada de decisão é algo cada vez mais importante para o produtor do século 21, que está mergulhado em um universo digital em que os dados possuem relevância significativa e estratégica para as empresas de todos os setores. Segundo maior produtor e o líder em exportação de carne bovina, o Brasil tem tudo e é favorito para duplicar esta produção ao longo dos próximos 10 anos. E isto somente será possível com uma pecuária cada vez mais moderna, atenta a dados e gestão com estratégia. 

O aumento da produção de carne bovina, no nível desejável pelo mercado global, depende da modernização dos processos nas propriedades. Os pecuaristas que ainda não assimilaram isso, têm de compreender que bom monitoramento nutricional, manejo racional eficiente e acompanhamento periódico de peso dos animais, todos esses fundamentais para elevar a quantidade e aumentar a qualidade da criação, resultando em maior oferta de carne bovina, dependem de uma gestão digitalizada.

Quais as vantagens da tecnologia para potencializar a estratégia na pecuária?

Qual o melhor software para tornar a minha fazenda mais tecnológica e lucrativa? A presença da inovação tecnológica na bovinocultura de corte, tem feito o Brasil disparar no ranking global de exportação de carne bovina e elevado o faturamento de milhares de produtores. É crescente o número de produtores adotando softwares digitais de gestão para pecuária de corte. E isto tem ocorrido, em virtude da automatização e otimização sustentável que a tecnologia tem se demonstrado capaz de proporcionar para as fazendas, elevando assim a capacidade do pecuarista de tomar decisões assertivas uma vez que embasadas em informações. Basicamente, três são as vantagens neste sentido para a fazenda: 

  • Menor ocorrência de erros e falhas 
  • Mais produtividade 
  • Aumento da margem de lucro 

Menor ocorrência de erros e falhas

Com a adoção de um software de gestão para pecuária, o produtor ganha tempo e precisão no controle do manejo do rebanho, uma vez que ele substitui uma série de ferramentas já ultrapassadas e ineficientes para realizar uma gestão eficiente, tais como: cadernos, planilhas, pranchetas e blocos de anotações. De modo que qualquer desvio nos manejos do rebanho, logo são identificados por meio do software. Permitindo assim ações corretivas em período de tempo muito menor. E na pecuária de corte, igualmente em outros setores, tempo é dinheiro. Desperdício de horas de trabalho dos funcionários da fazenda para procurar possíveis falhas na propriedade, por exemplo, pode lá na frente comprometer a margem do negócio. 

Mais produtividade

Elevar a produtividade com a tecnologia na pecuária de corte, significa potencializar o desempenho dos animais e da fazenda como um todo. Neste sentido, a aplicação de uma plataforma digital de gestão na pecuária de corte faz com que as técnicas de manejo, a supervisão da fazenda e o aprimoramento genético alcancem patamares de alta eficiência, e por consequência, potencializem a produtividade do negócio. 

Aumento da margem de lucro

Todos os itens anteriores, colaboram para a principal vantagem de associar a tecnologia à pecuária, que é gerar mais receita para o produtor. Como visto antes, a implementação de um software de gestão faz a fazenda eliminar erros e alcançar eficiência máxima. E isto permite à propriedade, manejar mais gado em menor área, assim como reduz os custos e eventuais desperdícios de recursos materiais e de pessoal. Em outras palavras, permite ampliar a margem de lucro do negócio. 

Qual o melhor software para tornar a minha fazenda mais tecnológica e lucrativa?

Boa usabilidade, disponibilidade, segurança, confiabilidade e bons resultados são as principais premissas para um software de gestão para pecuária ser considerado o melhor para a sua propriedade. E JetBov reúne tudo isso em uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que está empoderando a nova geração de pecuaristas de corte, por meio de informação e oportunidades.

A JetBov é uma plataforma composta também por aplicativo de campo, este que dispõe para a fazenda da coleta de dados de forma automatizada, e que opera de forma offline durante a coleta em campo. Além de armazenamento de dados em nuvem, que possibilita gerar relatórios com dados atualizados e precisos de qualquer lugar.

Tela de manejos do app JetBov:

App JetBov para fazenda de gado de corte

Ficha do Animal com evolução de Peso: 

Aplicativo JetBov de Campo

Ao adotar a JetBov, o seu negócio terá a capacidade de efetuar uma gestão precisa e completa de toda a propriedade. Isto é, executar o controle de entrada e saída de animais, manejos nutricionais e sanitários, formação de lotes, acompanhamento de desempenho de pesagens através do GMD, evolução das categorias dos animais, ganho e custo por @ produzida, controle de estoque, simulador de venda, relatório de venda, armazenamento do histórico de animais adquiridos por fornecedor, pastejo rotacionado com controle de pasto e taxa de lotação, gestão da taxa de prenhez e registro de parto, entre outras funcionalidades.   

Visão geral da plataforma JetBov:

Plataforma de gestão JetBov

De posse de uma plataforma que viabiliza a captação, gestão e análise de todos esses controles e informações sobre a fazenda de pecuária de corte, o pecuarista terá a capacidade de analisar o cenário real da propriedade frente ao mercado de carne bovina, e com base nos dados, tomar decisões assertivas que irão impulsionar a produtividade, o crescimento e a lucratividade do negócio. Investir em tecnologia na pecuária de corte, é sem sombra de dúvidas a melhor alternativa para o seu negócio!

Conheça a tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *