Como a utilização da plataforma JetBov pode ajudar no período de vacinação do gado

Tempo de leitura: 8 minutos

Você consegue se planejar para promover uma maior efetividade e organização durante o período de vacinação do gado de corte na sua fazenda? O período de vacinação costuma ser um momento de muita movimentação dentro das propriedades, adotar práticas de manejos e um bom planejamento nessa época é fundamental para ter sucesso na atividade e garantir rotinas de manejos eficientes. Vamos conversar um pouco sobre como a Jetbov pode te ajudar no período de vacinação do gado.

A vacinação dos rebanhos é uma medida preventiva contra doenças em animais de produção, tendo como objetivo o controle e erradicação de doenças infecciosas. O uso consciente da prática possibilita o controle de surtos regionais, evitando prejuízos nos rebanhos e promovendo melhorias na saúde pública. Além disso, a prática da vacinação reduz a necessidade de tratamentos de infecções nos rebanhos e consequentemente diminui os custos e resíduos de fármacos em produtos de origem animal.

O período de vacinação do gado de corte

São vários os fatores que podem influenciar o bom desempenho dos animais e gerar impacto nos indicadores dentro da propriedade e nesse ponto o controle de doenças é fundamental para o processo, pois muitas doenças podem ser evitadas com base no controle de vacinação. Por isso, é importante que você, produtor, esteja sempre atento aos programas de vacinação adotados em cada região.

Qual o período de vacinação do gado de corte?O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconiza a vacinação obrigatória de algumas doenças como febre aftosa, raiva e brucelose. Além das vacinas obrigatórias, outras como a vacina contra o carbúnculo, clostridioses, botulismo, rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), diarreia viral bovina (BVD), leptospirose entre outras, podem proteger ainda mais os rebanhos evitando prejuízos e queda no desempenho dos animais.

Você deve levar em consideração também qual a melhor forma de tratar os animais, pois existem vacinas que são aplicadas no rebanho todo e outras que são aplicadas de acordo com a categoria dos animais, considerando até mesmo a idade e sexo. Possuir um cronograma de atividades dos manejos a serem realizados na propriedade e incluir também um calendário de vacinação na rotina da fazenda vai te ajudar muito no planejamento e garantia de que os protocolos sejam cumpridos.

Durante o período de vacinação, por ser um processo movimentado nas propriedades, é importante que você treine sua equipe para que ela tenha condições de lidar com esse momento de forma organizada. Você pode oferecer capacitações em relação à conduta e a aplicação correta dos medicamentos e estimular o manejo adequado dos animais, promovendo práticas relacionadas ao bem estar do rebanho.

Os cuidados com os medicamentos devem ser observados durante todo o processo, desde a aquisição do produto, transporte, conservação e a aplicação adequada nos animais. E além disso, o uso de boas práticas de manejo é fundamental, afinal a forma como você trabalha com os animais pode influenciar muito na produtividade do seu rebanho. Vacinar o rebanho não é só uma questão de boas práticas de produção, mas também, promove uma produção mais eficiente, sem prejuízos para o produtor e consumidor.

Aproveite para fazer outros manejos

JetBov para a vacinação do gado de corte?

E falando em produtividade, nada melhor do que aproveitar esse momento, já que você levará os animais para o curral e fazer um manejo completo. Muitas fazendas ainda têm o costume de realizar somente os manejos sanitários obrigatórios e nós sabemos o quanto manejos de curral costumam ser estressantes não só para os animais mas também para a equipe. Contudo, é muito vantajoso você ter um melhor controle sobre a produtividade do seu rebanho, então, de certa forma vale muito a pena você aproveitar esse momento para fazer um manejo completo. Aproveitando que os animais estão no curral você pode colocar em prática algumas atividades como:

Manejo de identificação dos animais

Sabemos o quanto é importante você ter essa gestão dos animais identificados, isso traz diversos benefícios para uma tomada de decisão mais assertiva. Pois, através da identificação você vai conseguir selecionar melhor seus animais. Então se você ainda não identifica o seu rebanho essa será uma oportunidade para você realizar esse manejo e adotar essa prática na sua gestão.

Pesagem de cada animal e apartação dos lotes

Realizar o controle de pesagem e junto com isso, o manejo de troca de lotes, dividindo os animais conforme o peso. Assim, você poderá separar os animais que não estão se desempenhando em um lote específico, ou seja, animais com baixo ganho de peso. Identificar e separar quais são os que estão atingindo o peso esperado ou peso elevado. E ainda, separar animais que já podem ser descartados. Com isso você vai conseguir acompanhar a evolução de todos os animais, garantir um melhor acompanhamento da produção, otimizando o seu acompanhamento zootécnico e evitando animais que podem estar consumindo recursos da fazenda e que não estão respondendo em relação ao ganho de peso.

Essas atividades apesar de não serem obrigatórias como as práticas de vacinação, podem trazer uma melhor visão sobre como o seu rebanho está se desempenhando e te ajudar a adotar ações específicas e assim, contribuir para melhores resultados financeiros dentro da sua propriedade.

Como a JetBov pode te ajudar na vacinação do gado de corte

Como a JetBov pode te ajudar na vacinação do gado de corte 

Pensando nessas atividades que sua equipe de campo precisa realizar e pra você gestor ou proprietário conseguir gerenciar melhor todo esse processo, considerando todos esses pontos que nós falamos: Desde a importância de você realizar a prática da vacinação, visando todos os benefícios que ela traz para a produção animal, o fato de você poder aproveitar esse período para identificar seus animais, realizando apartação dos lotes e controle de pesagens e também por esse momento exigir uma maior movimentação na fazenda, não somente pela conduta com os animais, mas para a sua equipe pois, acaba sendo um momento mais estressante pela concentração de atividades – sendo importante o uso de ferramentas que te ajudem a otimizar todo esse processo.

O uso da Plataforma JetBov vai facilitar a sua gestão como um todo da propriedade e garantir o registro completo dos manejos nos animais. Nosso sistema é dividido basicamente em dois fluxos. O aplicativo JetBov de campo e o controle das Informações na Plataforma web.App JetBov de Campo para gestão da vacinação No aplicativo de campo você vai poder garantir o registro e coleta de manejos sanitários inclusive das vacinações, facilitar o processo de identificação e controle individual do rebanho com a criação dos animais no sistema, manejos de apartações, manejos de pesagens, registros de mortes e até mesmo manejos de movimentação de áreas de pastagens e manejos nutricionais.

Com a tecnologia das informações via nuvem, você vai conseguir ter acesso a esses dados que foram coletados lá no campo ou no curral na plataforma web e lá você vai conseguir analisar essas informações. Até mesmo, aproveitando o nosso tema, em relação a vacinação, você consegue ter um controle de estoque dos produtos, inclusive dos itens sanitários. Isso traz maior organização para dentro dos processos da fazenda e principalmente para você conseguir controlar melhor a entrada e saída desses produtos no fluxo operacional da propriedade. E isso terá um reflexo também no uso consciente dos produtos e na redução de custos.

Uso da plataforma JetBov para manejo vacinal do rebanho Além disso, com a plataforma web, você terá uma visão prática de relatórios inteligentes mostrando, com base nos dados coletados a campo, como está a situação dos seus animais. Você poderá acessar o inventário da fazenda, acessar o mapa sanitário da propriedade e de maneira simples e prática você terá acesso a ficha dos animais de forma individual e poderá observar os manejos e produtos que foram aplicados. Todo esse controle individual vai permitir o acompanhamento dos custos de produção dos seus animais e até mesmo conseguir realizar projeções de venda de forma estratégica gerenciando melhor os recursos dentro da fazenda.

De modo geral, você vai otimizar todo o fluxo da sua operação desde a coleta até a tomada de decisão de forma mais assertiva com base em dados. A Jetbov pode sim te ajudar e fazer com que o manejo de vacinação do gado de corte e todas essas atividades aí na sua fazenda ocorram de forma mais organizada, evitando retrabalho, otimizando a coleta dessas informações e principalmente: Garantir agilidade e assertividade no seu trabalho e da sua equipe.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda como um todo, não apenas no manejo de vacinação do gado de corte. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *