Tecnologia aumenta a produtividade na pecuária de corte

Tempo de leitura: 6 minutos

O pecuarista que possui o objetivo de aumentar a produção e maximizar o tempo, precisa investir em soluções tecnológicas que facilitem os manejos no campo e proporcionem maior lucro e competitividade no mercado da pecuária de corte. A tecnologia aumenta a produtividade  das fazendas e proporciona ao produtor mais facilidade e assertividade na tomada de decisões dentro da propriedade.  

Pensando nisso, é importante conhecer as soluções que já estão disponíveis no mercado, suas funcionalidades, e qual o benefício da implantação dessas ferramentas na pecuária. 

Em que áreas a tecnologia pode auxiliar na produtividade na pecuária de corte?

Cuidado e conservação do Pasto

Como fazer a reforma de pasto de forma eficiente e lucrativa?O pasto é a forma de alimentação mais barata na criação de bovinos, e quando manejado da forma correta, permite que o produtor obtenha mais lucro dentro do sistema de produção. Com a ajuda de diversas inovações é possível otimizar esse cuidado, e conseguir resultados ainda mais relevantes.

Hoje existem ferramentas de análise do solo e forragem, que identificam os pontos com necessidade de adubação e a quantidade indicada de adubo. Outros aplicativos contam com o auxílio de drones que mapeiam a produtividade do pasto, e em alguns casos, realizam a adubação também através de drones.  

Para essa reposição de nutrientes do solo, o produtor conta com adubos que possuem diferentes tipos de absorção. Além disso, é possível investir em defensivos agrícolas que controlam de forma efetiva o crescimento de ervas daninhas.

Ainda em relação ao cuidado com o pasto, o uso de georreferenciamento das pastagens é um conjunto de técnicas e metodologias que possibilitam aumentar o nível de detalhes e informações do pasto. Além disso, o uso de ferramentas que auxiliem no planejamento de dimensionamento adequado dos piquetes destinados ao manejo dos animais e oferta de forragens, contribuem para o ajuste de carga animal na fazenda.

Com o auxílio das estações agrometeorológicas o produtor tem acesso também a dados que permitem  tomar decisões mais assertivas na hora de plantar, reformar, ou adubar os pastos.

Nutrição dos animais

Já existem diversas evoluções tecnológicas relacionadas à nutrição dos animais, como alimentos melhorados, com maior ou menor digestibilidade, que permitem equilibrar a dieta, com menor custo e com boa conversão em peso animal. Além disso, já existem aditivos alimentares melhoradores de digestibilidade e selecionadores de ácidos graxos voláteis, que possibilitam a diminuição da emissão de metano pelos animais. 

Existem também aplicativos de formulação de dietas, que sugerem uma dieta balanceada para o rebanho, através de análises de composição de amostras de alimentos, informando quanto de cada nutriente cada alimento em separado possui, permitindo um planejamento nutricional eficiente. 

Outro ponto importante, é o controle de desempenho dos animais, que é facilitado através das balanças e brincos eletrônicos nas fazendas, possibilitando o monitoramento da evolução de peso e acompanhamento da conversão alimentar do rebanho. 

Manejos dos animais

Os diferentes tipos de manejos existentes dentro da pecuária tem se beneficiado grandemente das evoluções tecnológicas. Na atualidade já é possível utilizar drones para mudar os animais de pasto, câmeras térmicas e câmeras de satélites para facilitar o manejo dos animais entre os pastos, monitorar o rebanho via GPS e fornecer melhor conforto térmico aos animais em confinamentos através de equipamentos específicos.

Nos manejos de curral,  com o auxílio de aplicativos, brincos eletrônicos, bastões de leitura e balança eletrônica é possível com facilidade e rapidez identificar o animal e o seu peso, além de realizar outros procedimentos nos animais, como os registros dos dados zootécnicos e dos manejos sanitários e de nutrição, que permitem a análise de investimento x ganho de peso de cada animal separadamente, e a identificação dos animais indicados para descarte ou melhoramento genético. 

Reprodução bovina

Desmistificando a IATF - Inseminação Artificial em Tempo FixoA reprodução também é outra base importantíssima na pecuária, e tem evoluído bastante tecnologicamente, permitindo maior sucesso na hora de emprenhar as vacas e produzir bezerros em épocas determinadas.

Através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo, é possível sincronizar os cios das fêmeas da propriedade e facilitar todo o manejo reprodutivo, ajustando a inseminação para uma época de temperatura mais amena e com maior disponibilidade de alimento.

Outra tecnologia importante para o ciclo reprodutivo é o ultrassom para confirmar a prenhez da vaca e também para acompanhar melhor o desenvolvimento do feto.

Essas ferramentas melhoram a gestão da reprodução na fazenda, e permitem uma estação de monta bem definida com vacas produzindo 1 cria por ano.

Ainda dentro do ciclo de reprodução, um processo que permite maior produtividade do rebanho é o melhoramento genético. Ele permite que o produtor selecione os melhores animais, realize os cruzamentos com a finalidade de unir características boas de animais diferentes, gerando um bezerro mais saudável e produtivo. Esse planejamento nos cruzamentos permite aumentar a resistência, conversão de peso e capacidade de deposição de carne, buscando sempre uma maior e melhor produção de bezerros.

A FIV (Fertilização in Vitro) que permite emprenhar vacas de genética inferior, com um óvulo fecundado, permitindo que esse animal sirva como barriga de aluguel para um animal de genética superior. Dessa forma, as vacas com melhor genética podem produzir mais de um bezerro por vez. 

Gestão pecuária

Tecnologia aumenta a produtividade na pecuária de corte O pecuarista que deseja otimizar a gestão da sua fazenda e aumentar os lucros obtidos na produção bovina, precisa utilizar a tecnologia para a coleta e análise de dados. Através de registros de informações como dados zootécnicos dos animais, controle de estoque, controle de rebanho, controle de caixa e manejos realizados, o produtor consegue tomar decisões mais assertivas, eliminando as fontes de prejuízo e aumentando a rentabilidade do seu negócio.

Fazendo uso de uma plataforma que viabiliza a captação, gestão e análise de controles e informações da pecuária de corte, o produtor terá a capacidade de analisar o cenário real da fazenda frente ao mercado de carne bovina. Por exemplo, ao analisar o GDM (Ganho Médio Diário) dos animais, é possível identificar quais não estão ganhando peso como esperado, e traçar estratégias para solucionar esse cenário, seja através de manejos nutricionais e sanitários, ou mesmo descarte dos animais improdutivos. O mesmo vale para vacas matrizes com baixa taxa de prenhez, insumos ineficientes, fornecedores de sêmen que não geram bezerros saudáveis, etc.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *