Controle nutricional com a JetBov

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe o quanto o controle nutricional impacta na produtividade da fazenda? O manejo nutricional representa em torno de 70% dos custos totais na produção do bovino de corte. Sabendo dessa informação, é preciso refletir se este manejo nutricional está realmente sendo realizado da maneira correta, e sendo efetivo, para que os índices zootécnicos da fazenda estejam cada vez mais elevados. Ou seja, o pecuarista que se preocupa com seu manejo nutricional terá resultados expressivos.

Sabemos que a pecuária brasileira é predominantemente a pasto, sendo 154 milhões de hectares produtivos, relacionados à pecuária, um número muito significativo. Porém, estudos de mapeamento via satélite mostram que  quase 70 milhões de hectares destas áreas estão degradadas, ou seja, pastagens que não podem mais se regenerar, e não apresentam o mesmo teor nutritivo para o animal, que o comparado a uma pastagem saudável. Por isso quando falamos em controle nutricional do rebanho, o pasto é fator primordial.

Em tempo, nota-se que a pecuária brasileira poderia ser praticamente o dobro mais produtiva, se tivéssemos manejos de pastagens adequados e eficientes. E pensando justamente em todo esse parâmetro, a tecnologia JetBov, que é uma plataforma digital composta do aplicativo de campo, que, entre outras funcionalidades, dispõe de coleta de dados automatizada, e funciona sem a necessidade de internet; e o armazenamento de dados em nuvem, que possibilita gerar relatórios com dados atualizados e precisos, de qualquer lugar, e viabiliza para seus clientes produtores, maneiras de se realizar todo esse controle de forma correta e adequada. Impactando positivamente também no controle nutricional do gado da fazenda.

Contudo, para que se possa realizar esse manejo com efetividade, é preciso entender a necessidade do rebanho, levando em consideração qual fase do ciclo de produção está se trabalhando, tendo em vista que para cada fase, tem-se um manejo nutricional estratégico.

JetBov: como a tecnologia auxilia no controle nutricional nas fases cria, recria, engorda e terminação

Cria

Refere-se a fase de nascimento do bezerro até o seu desmame, sendo o principal componente da sua nutrição o leite da matriz, que deve ter acesso a uma pastagem de forragem alta que apresente de 12 a 16,5 % de proteína bruta e 53 a 67% de nutrientes digestivos totais. Ou seja, uma pastagem de alta qualidade, e para que seja possível o planejamento ideal para que se tenha essa pastagem disponível, é necessário um ótimo planejamento com estratégias eficientes que proporcionem essa situação, como a adoção do sistema de rotação de pastagens, que seria nada mais do que, uma divisão do seu pasto em piquetes, e a distribuição do gado nesses piquetes, sempre deixando alguns sem animais. Desse modo, haverá tempo para que àquela pastagem se regenere com alta qualidade, e ainda assim, alimente o rebanho.

Pensando nesses planejamentos estratégicos necessários para a efetividade da nutrição do gado de corte, a tecnologia JetBov possui seu módulo “Nutricional”, em que é possível que o pecuarista cadastre suas áreas de pastagens, inserindo os animais nas áreas desejadas, e também crie módulos de rotação de pastagem, pré-definindo quantos dias o lote ficará em cada piquete. Tendo assim total controle e informações disponíveis, como a curva de nutrição do animal em suas respectivas áreas, podendo comparar tipos de pastagens e manejos, possibilitando assim, um maior controle nutricional e melhor tomada de decisão possível para o aumento da produtividade da fazenda.

Telas de controle dos módulos e piquetes, com mapa e informações:

Controle nutricional e pastejo rotacionadoMódulos e piquetes no pastejo rotacionado, essencial para bom controle nutricional

Recria

Também importante para o processo de controle nutricional, esta é a fase que se inicia no desmame do bezerro e se prolonga até a chegada na vida adulta, momento de transição alimentar do leite para os alimentos sólidos. Inicialmente deve se fazer gradativamente essa mudança, podendo ser iniciada no final da fase de cria. 

Nesta etapa, os bezerros demandam pastagens de alta qualidade, e também a complementação com minerais e água, lembrando também que essa fase na maioria das regiões do Brasil coincide com a época de seca, quando a pastagem se torna menos nutritiva e se faz necessário ainda mais o fornecimento de rações e complementos nutricionais.

E esse fornecimento também pode ser registrado e controlado precisamente dentro do aplicativo JetBov, já que este dispõe de um controle de estoque dos itens nutricionais, possibilitando informar precisamente quanto está sendo fornecido e para qual animal. 

Isso permite um controle nutricional preciso e individualizado, mas não só, também apropriando custo ao animal, proporcionalmente ao que comeu, facilitando nas tomadas de decisão do produtor. Manejos estes que são feitos rapidamente pelo aplicativo Jetbov de campo, apenas selecionando quais animais vão receber a nutrição e especificando qual item nutricional, previamente cadastrado no estoque, será fornecido juntamente com sua quantidade. 

Tela JetBov da dieta do animal

Engorda e Terminação

Este é o momento em que os animais chegam em seu peso máximo, etapa que se inicia na maturidade do animal, por volta dos 350 kg de peso vivo. Outra fase importante para o controle nutricional. Nesta etapa, todo o processo do animal faz a diferença, já que a estrutura corporal do animal precisa estar resistente, para que suporte o ápice de seu peso.

O objetivo dessa fase é que os animais cheguem por volta dos 450 kg de peso, vivo. Ao chegar neste momento, temos algumas opções relacionadas à nutrição, como aproveitar a pastagem ao máximo, quando coincide com o período das águas (quando a pastagem tem a melhor qualidade), ou realizar a suplementação do animal, quando coincide com a época da seca. 

Em ambos os casos, o aplicativo JetBov é indispensável para auxiliar, fazendo o controle e planejamento estratégico da pastagem ou controlando, precisamente, a quantidade de suplementação fornecida por animal.

Gestão do estoque também interfere no controle nutricional

Esta é a fase em que normalmente são fornecidas dietas para os animais, sendo de rações prontas, ou realizado a mistura dos insumos na própria fazenda e fornecida para os animais. Em ambos os casos a JetBov consegue ajudar, sendo no fornecimento da nutrição pronta, como citado acima, ou na formulação de dietas, em que é selecionado quais os insumos que vão compô-la e a sua porcentagem. Mais razões importantes para se atentar ao controle nutricional do rebanho.

Muito além do controle nutricional: Como a JetBov te apresenta esses resultados e como eles impactam na produtividade?

Aplicativo de Campo JetBovAlém do controle nutricional, todos os controles citados acima são de suma importância para a produtividade do rebanho, e os realizando com a tecnologia JetBov, é possível obter diversos relatórios que ajudam na tomada de decisão correta, com o intuito de se elevar os indicadores zootécnicos do negócio de pecuária de corte. São relatórios como o de acompanhamento de GMD do animal, em que se pode comparar e identificar melhores produtores de bezerros para engorda, facilitando a decisão de onde comprar esses bezerros, ou qual matriz está fornecendo bezerros com melhores taxas de ganho de peso e tentar formar essa padronização de índices elevados. 

Também é possível acompanhar o desempenho reprodutivo da fazenda, facilitando o descarte de matrizes que não possuem uma boa produtividade, ou qual criador está fornecendo as melhores matrizes. Decisões essas que parecem pequenas, mas que impactam muito na produtividade geral. E tudo isso realizado de forma simples, com cadastros e acompanhamentos diários, via aplicativo JetBov de campo. 

Seguindo todas essas orientações, sem sombra de dúvida a fazenda de gado de corte terá um controle nutricional eficiente e adequado do rebanho. Para que assim a propriedade alcance um excelente nível produtivo.

Tela JetBov de relatório de pesagem:

Gestão da pesagem também é importante para o controle nutricional

Tela JetBov de desempenho reprodutivo:

Gestão do desempenho reprodutivo também é importante para o controle nutricional

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.