Como calcular o ECC e o que ele diz sobre o meu rebanho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Conhecer o estado nutricional do seu rebanho é de extrema importância, pois isso afetará todo o sistema de produção, principalmente no quesito reprodutivo, trazendo melhores tomadas de decisões.

E melhores tomadas de decisões trazem melhores resultados!

A estratégia mais simples que você pode adotar para fazer o acompanhamento do estado nutricional do seu rebanho é o Escore de Condição Corporal.

 

O que é o ECC (Escore de Condição Corporal)

A avaliação do ECC surgiu como uma forma de análise visual dos animais, feita de forma muito simples: o pecuarista avalia cada animal através de alguns parâmetros visuais do corpo destes, e depois dá escores (notas) para a condição corporal daquele animal. Depois essas notas podem ser utilizadas na tomada de algumas decisões referentes ao manejo do rebanho.

As notas do ECC foram elaboradas depois de anos de pesquisa à campo, e trazem uma estimativa subjetiva das reservas energéticas do tecido adiposo do animal, baseando-se na estrutura corporal exterior do bovino.

 

Como determinar o ECC

Para você avaliar o escore de condição corporal do seu animal, primeiramente, é de extrema importância que se conheça as principais partes anatômicas que serão usadas como parâmetro na avaliação, sendo aquelas onde é visível os depósitos de gordura.

As principais partes são: coluna vertebral (todas as vertebras), processo transverso (vertebras lombares da coluna vertebral) costelas, anca e inserção da cauda.

Fonte: Curso Para Capatazes e Gerentes Rurais de Empresas de Gado de Corte
(NESPRO/ UFRGS & ASSOCIAÇÃO RURAL DE URUGUAIANA)

Em bovinos, pode ser utilizada tanto a escala de 9 pontos, como a escala de 5 pontos para determinar o ECC dos animais. Em ambas as escalas, quanto menor a nota, mais baixo é o ECC, sendo que em rebanhos com grande variação de animais, a escala de 9 pontos é mais adequada.

ECC 1 na escala de 5 pontos ou ECC entre 1 e 3 na escala de 9 pontos

ECC 2 na escala de 5 pontos ou ECC entre 4 e 5 na escala de 9 pontos

ECC 3 na escala de 5 pontos ou ECC 6 na escala de 9 pontos

ECC 4 na escala de 5 pontos ou ECC 7 na escala de 9 pontos

ECC 5 na escala de 5 pontos ou ECC entre 8 e 9 na escala de 9 pontos

ECC escala 1 a 9 (adaptado por Lowman, 1976); ECC escala 1 a 5 (adaptado por Wildman et al. 1982)

Através da análise visual do animal, você consegue atribuir a nota que se encaixa com a característica corporal dele, consequentemente, determinando seu ECC.

Como os Escores de Condição Corporal podem influenciar no rebanho e nas tomadas de decisões?

Reprodução

Atualmente, a nutrição é considerada um dos fatores que possuem maior influência sobre o desempenho reprodutivo de bovinos. Matrizes que apresentam boas condições corporais (ECC entre 5 e 7) possuem maior facilidade para emprenhar durante a estação de monta e apresentando esse mesmo ECC durante o parto, conseguem ter um intervalo relativamente curto até o próximo cio, enquanto vacas magras, que apresentam escores corporais baixos (ECC entre 1 e 4), quase sempre possuem ausência de cio.

Vacas com baixo ECC na parição (ECC entre 1 e 4), provavelmente apresentarão dificuldades em retomar sua condição corporal adequada, pois haverá um direcionamento de energia da dieta para a produção de leite, e não para a deposição de gordura.

Quando você utiliza técnicas como inseminação artificial, sincronização de cio e transferência de embriões, escolher matrizes com bom escore de condição corporal é fundamental, pois esse fator terá grande influência sobre seus índices obtidos.

Alimentação

Os Escores de Condição Corporal, também podem ser um parâmetro muito importante, para auxiliar na escolha da alimentação do animal, como por exemplo, definir quando e quanto suplementar a dieta do rebanho.

Do ponto de vista prático, se o rebanho de matrizes não atingiu condição corporal aceitável no período de parição ou de estação de monta, é necessário que seja feita uma suplementação destes animais.

 

Vetscore como alternativa para determinar o ECC

Fonte: embrapa.br

O Vetscore é um dispositivo para avaliação da condição corporal de fêmeas bovinas das raças Nelore, Girolanda e Angus. Trata-se de uma ferramenta de baixo custo, confiável, de simples utilização e resultado imediato. A leitura da condição nutricional em que o animal se encontra é indicada por cores no visor do Vetscore: vermelha (baixa), verde (adequada) e amarela (alta).

Esse sistema identifica de forma objetiva fêmeas que se encontram em condições alimentares desfavoráveis (cor vermelha ou amarela do Vetscore). Assim, permite que o produtor possa fazer correções no manejo alimentar buscando maior retorno produtivo e financeiro.

Para fazer a avaliação usando essa ferramenta, o animal deve ser recolhido em local onde ele possa ser contido. A régua deve ser posicionada sobre a porção inicial da garupa do animal (entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral), uma haste da régua de cada lado, e ser lentamente fechada até que as superfícies das réguas estejam em maior contato possível com a pele do animal.

Fonte: cochospraticos.com

Agora que você já sabe como calcular o ECC de seu rebanho, que tal começar a colocar em prática o que aprendeu aqui?

1 comentário


  1. Adorei a matéria! Texto limpo e conciso que traz inúmeras informações importantes de forma dinâmica. Será de grande ajuda pra quem precisa de apoio nessa área, tal como para incrementar o conhecimento acerca do assunto.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *