A importância da vacinação contra IBR e BVD em bovinos de corte

Tempo de leitura: 3 minutos

Os vírus causadores da Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR) e da Diarréia Viral Bovina (BVD) têm sua maior ocorrência nos primeiros meses de vida dos animais, afetando a produtividade e a reprodução dos infectados, além de tornar esse animal um forte disseminador da doença.

vacinação contra IBR e BVDEm sua propriedade você realiza a vacinação contra a IBR e a BVD? Você sabe a importância que essa vacina possui no rebanho? 

As duas doenças podem causar diversos problemas, como perda de peso, dificuldade de engorda, além de acarretar problemas reprodutivos que podem resultar no descarte do animal infectado. 

O bovino  diagnosticado com a IBR (Rinotraqueíte Infecciosa Bovina), que é causada pelo Herpes Vírus, sofre diversas complicações, como problemas respiratórios e lesões em vários locais do organismo, inclusive no trato digestivo, dificultando assim sua alimentação. Além  disso, os machos podem desenvolver a IPB (Balanopostite Infecciosa Bovina), que se caracteriza pela inflamação do prepúcio e da glande peniana impossibilitando a cópula. Já nas fêmeas, a doença causa a IPV (Vulvovaginite Pustular Infecciosa), que se caracteriza pela inflamação e nódulos avermelhados na região da vulva podendo evoluir para úlceras, erosões, vesículas e até mesmo a infertilidade nesses animais.

Esse vírus ainda possui a particularidade de permanecer em latência, ou seja, mesmo quando não demonstra sintomas no animal, continua presente pelo resto de sua vida, e sempre que este animal for exposto a fatores estressantes que reduzem sua resistência imunológica, ele irá eliminar partículas virais, podendo apresentar ou não sinais clínicos. Esse fato faz com que o animal tenha que ser descartado, pois o mesmo, além ser um transmissor, se torna inviável comercialmente, devido às restrições internacionais ao comércio, tanto dos animais vivos, como de seus produtos (como sêmen, embriões e produtos de biotecnologia). 

Já a BVD (Diarréia Viral Bovina), possui grande impacto na lucratividade da fazenda, isto pelo fato de ser facilmente transmitida entre os animais, inclusive via transplacentária (de mãe para filho na gestação) e ocasionar diversos problemas nos animais infectados. Causada por um Pestivirus, essa doença possui sua maior ocorrência nos animais de idade próxima dos 6 meses, nos quais gera diarreia e lesões em várias partes de seu trato digestivo, ocasionando a perda de peso e impossibilitando o ganho de peso, além de ser causadora de falência reprodutiva, retorno de cio, aborto, má formação fetal, mumificação do feto, maceração fetal, e até a morte rápida do animal.

Muitos pecuaristas ainda negligenciam a vacina de IBR e BVD

Sanidade: as vacinas e o controle de pragas em seu rebanho estão em dia?Muitas das vezes é possível observar pecuaristas se negando a realizar a vacinação contra a IBR e a BVD, pelo fato de nunca terem sofrido problemas com estas doenças na sua propriedade, ou por não enxergarem resultados satisfatórios após a vacinação. Porém, cabe ressaltar que vacinas não geram resultados diretos em ganho de peso, no entanto tem o objetivo de prover imunidade aos vírus causadores de doenças que afetam a produtividade. Os resultados, comparando rebanhos onde não foi realizada a vacinação e rebanhos vacinados, ficam claros. Animais vacinados apresentam desenvolvimento normal sem desafios imunológicos, que demandam grande quantidade de energia do animal. Além disso, no rebanho imune possivelmente não haverá descartes, ao contrário do rebanho acometido por essas doenças.

Com o grande aumento dos custos de produção, é natural o corte de gastos dentro das propriedades, porém a vacinação não deve ser encarada como um manejo banal. A vacinação é imprescindível para o bom funcionamento da fazenda.

Garanta a saúde do seu rebanho, através do manejo sanitário vacinal. E aproveite para conhecer e experimentar a melhor plataforma digital de gestão para pecuária de corte, JetBov! TESTE GRATUITAMENTE a nossa solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *