Sequestro de animais: Como e por que fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

O sequestro de animais é uma prática bastante utilizada na época da seca ou na transição seca-águas, com a finalidade de proporcionar uma melhor nutrição ou melhorar o vigor da rebrota do pasto. Essa técnica também é conhecida como “resgate” e pode ser utilizada em diversas categorias de animais.

Por que o Sequestro de Animais é uma estratégia importante para a fazenda?

Planejamento de pastagem e reforma de pastoTendo em vista que o capim começa a crescer quando as primeiras chuvas começam a cair, e essas primeiras folhas que se levantam logo no começo vão ser as responsáveis por realizar fotossíntese e gerar energia para a planta, fazendo com que o pasto cresça logo, é importante garantir que o capim tenha folhas verdes preservadas no início das chuvas, permitindo um crescimento saudável do pasto e o aumento da taxa de lotação nessa área futuramente.

Caso os os animais permaneçam no pasto nessa transição de seca para as águas, eles tenderão a comer principalmente os brotos verdes entre as folhas secas do capim, fazendo com que a planta fique sem folhas para realizar fotossíntese e gerar a energia necessária para essa touceira de capim crescer com mais vigor. Com isso, esta planta irá mobilizar novamente reservas de energia provenientes das raízes, com o intuito de lançar novos brotos, diminuindo a sua rizosfera, e com isso diminuindo gradativamente o vigor da touceira.

Do ponto de vista da nutrição dos animais, a situação também não é muito boa, pois além de ficar sem boa oferta de alimento por mais tempo, eles ainda sofrerão deficiência nutricional, pois devido a seletividade, começam a apenas ingerir folhas verdes, que ainda estão escassas e insuficiente para saciá-los. Além de ingerir menos alimento, as folhas verdes geram alta quantidade de proteína degradável no rúmen, com alta digestibilidade, o que pode acarretar em diarreia nos animais, diminuindo o aproveitamento do alimento pelos mesmos.

Por esses motivos, a técnica de sequestro é indicada, direcionando os animais  para um piquete, uma área de lazer, um pasto que já necessita de reforma, uma área de confinamento, ou qualquer área separada do pasto, na qual possua linha de cocho e bebedouros, para que os animais fiquem ali recebendo alimento no cocho por volta de mais ou menos uns 30 dias. Esse período pode variar de pasto para pasto, vai depender da quantidade de chuva e da nutrição do solo. Alguns pecuaristas lançam mão de adubação nitrogenada nesse período, para acelerar a rebrota.

Técnica de sequestro aplicada a bezerros e matrizes

Sequestro de animais: Como e por que fazer?Outra aplicação da técnica do sequestro é melhorar a condição corporal de algumas categorias animais na época seca, como por exemplo preservar a condição corporal do bezerro logo após a desmama. Muitas das vezes, por conta da estação de monta ser época das águas, a desmama dos bezerros ocorre no meio da seca, criando a necessidade do sequestro.  

Essa estratégia de sequestro na seca também pode ser utilizada com as reprodutoras, visando corrigir o escore desses animais, para que entrem na época das águas, que muita das vezes também é o período de estação de monta, já com um bom escore e uma boa chance de emprenhar mais rápido.

Qual a estratégia nutricional mais adequada durante o sequestro?

Normalmente o alimento fornecido no cocho durante o período de sequestro é uma silagem de forrageira, em alguns casos com a adição de um concentrado, para que não seja necessário realizar um período de adaptação nem no início do sequestro, nem no momento da volta para os pastos. Isso pode ser variável de propriedade para propriedade, dependendo da estratégia, no entanto não é indicado utilizar rações que promovem altos ganhos nessa época, por conta de onerar demais o custo por arroba. Existe uma exceção para os casos em que o produtor não irá  continuar com esse animal, de forma que essa ração tem o objetivo de apenas adiantar o momento da sua venda. 

Vantagens do planejamento antecipado no sequestro de animais

SilagemCom o planejamento antecipado da técnica de sequestro, o pecuarista consegue executá-la com mais perfeição, reservando uma área para plantio de uma boa forrageira para a produção da silagem para esse período. Dependendo da realidade da propriedade, ainda é possível fornecer um pouco de silagem durante a seca juntamente com o consumo do pasto seco e do proteinado, diminuindo um pouco o consumo do pasto e reservando alimento nos pastos por mais tempo. 

Outra vantagem do planejamento é conseguir eliminar todo o material seco do pasto antes das chuvas começarem, utilizando o gado para “roçar” o pasto, para assim não ter nada sombreando a base da touceira, dando maiores condições do capim aparecer mais rápido, acelerando sua rebrota e com isso diminuindo o período de sequestro.

Com a JetBov, o pecuarista tem o controle de todas as áreas de pastagens da sua propriedade, permitindo uma maior facilidade no momento de planejar os manejos a serem realizados. Além disso, com o acompanhamento de desempenho dos animais, é possível identificar se os manejos realizados na fazenda estão sendo efetivos.

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *