Estratégias para aumentar a taxa de prenhez na pecuária de corte

Tempo de leitura: 10 minutos

A Taxa de Prenhez é o principal indicador zootécnico relacionado à eficiência reprodutiva do rebanho, e reflete o resultado de um conjunto de fatores variáveis, desde os manejos efetuados nos animais, até o potencial genético do rebanho. Esse indicador tem ligação direta com o retorno econômico do pecuarista, e por isso,  é importante que o produtor identifique as possíveis estratégias para ampliar a produtividade e obter melhores resultados em relação a taxa de prenhez da sua fazenda.

Estratégias para aumentar a taxa de prenhez na pecuária de corteA taxa de prenhez é calculada da seguinte forma:

Taxa de Prenhes: TC/TS

*TC (Taxa de concepção): nº de fêmeas prenhas / nº de fêmeas inseminadas

*TS (Taxa de serviço): nº de fêmeas inseminadas / nº de fêmeas aptas

O ideal esperado de matrizes consideradas produtivas é a geração de um bezerro saudável e produtivo ao ano, e para isso, o planejamento desse ciclo deve acontecer desde o cuidados com as matrizes antes mesmo da prenhez. Esse cuidado inicial é o que vai fazer a diferença na eficiência reprodutiva do rebanho, permitindo que o produtor obtenha melhores resultados e lucre mais no seu negócio.

Conheça os fatores que podem aumentar a taxa de prenhez na pecuária de corte

Programação fetal e a nutrição da fêmea 

A gestação de bovinos pode ser dividida em três partes iguais, considerando cerca de 3 meses para cada fase, dando o total de 9 a 9,5 meses.

Nos primeiros três meses acontece a Miogênese Primária, na qual são formados a placenta e os órgãos do bezerro. Nesse processo os nutrientes são passados da matriz para o embrião, e por isso, a fêmea precisa estar saudável o suficiente para que o bezerro receba o alimento necessário para sua formação e desenvolvimento. Ainda é nessa fase que os órgãos reprodutores dos bezerros são formados, então a falta de nutrientes nessa fase pode impactar o ciclo de cria também futuramente na fazenda.

Pensando nisso, esse é o momento ideal para iniciar a estratégia de nutrição da matriz, garantindo que a fêmea tenha todos os nutrientes necessários para ela e para o desenvolvimento adequado do bezerro. 

Entre o terceiro e o oitavo mês de gestação, acontece a Miogênese Secundária, momento no qual é desenvolvido ainda mais a formação muscular do feto. Vale lembrar que a formação de músculos acontece apenas na gestação, após o nascimento o bezerro somente é capaz de produzir gordura. 

Levando em consideração que a estação de monta normalmente acontece no período das águas, a gestação ocorre no período de seca, e a falta de nutrientes impacta diretamente na formação muscular dos bezerros. Por esse motivo, o planejamento nutricional das matrizes se torna uma estratégia de extrema importância.

Entre o sexto mês até o nascimento, acontece a hipertrofia da fibra muscular do bezerro, e junto disso, a adipogênese, ou seja, a formação do tecido gorduroso. 

A redução de nutrientes nesse momento, diminui a hipertrofia, fazendo com que o animal nasça com menos peso, e também reduz a adipogênese, diminuindo a possibilidade de marmoreio da cria. Essas deficiências de nutrientes influenciam também em toda a estratégia de engorda dos animais depois do nascimento.

Pensando nisso, vale ressaltar algumas boas práticas nutricionais para as matrizes:

  • Investir em mineral adequado com 90 de fósforo, proteinado, energético e em alguns casos complementar com ração
  • Realizar pool nutricional antes e durante a estação, ou suplementação na época da seca

Lembrando que cada fazenda possui as suas peculiaridades, e esse planejamento nutricional deve se adequar a necessidade e estratégia de cada produtor.

Escore de Condição Corporal da matriz

O ECC (Escore de Condição Corporal) é uma avaliação visual, que leva em consideração o resultado obtido na nutrição do animal. Por esse motivo, é uma ferramenta de manejo imprescindível, pois permite a identificação da necessidade de correção nutricional da matriz.

Esse escore varia de acordo com cada propriedade, podendo ser de 1 a 5, ou de 1 a 9, em ordem crescente. O ideal é evitar os extremos da avaliação, uma vez que o número 1 representa um animal desnutrido e o número maior indica um animal com sobrepeso, fator que também está relacionado a doenças, principalmente metabólicas que interferem na fertilidade.

Como devo montar o calendário reprodutivo da minha fazenda?O animal com escore corporal ideal, de 2,5 a 3 (na escala de 1 a 5), possui:

  • Suave cobertura muscular
  • Processos dorsais pouco visíveis
  • Costelas quase cobertas
  • Processos transversos pouco aparentes
  • Não há camadas de gordura

Dentro do organismo do animal existe uma prioridade na demanda de nutrientes, para atender às diferentes necessidades do corpo. Inicialmente os nutrientes são direcionados para a mantença, ou seja, a sobrevivência do animal. Em seguida, para o crescimento, e na sequência a lactação. A última demanda de nutrientes é direcionada para a reprodução, ou seja, se a matriz não tiver uma reserva de nutrientes extra, ela não conseguirá obter um bom desempenho reprodutivo.

Idade, peso e categoria dos animais

Raças britânicas e europeias possuem maior precocidade sexual, no entanto, são animais que exigem um maior investimento em nutrição para obter um melhor desempenho. 

A média brasileira atual considera a idade do primeiro parto aos 36 meses, no entanto, através de estratégias, conseguimos chegar no parto aos 24 meses, ou seja, a concepção sendo realizada aos 15 meses e um período de recria de aproximadamente 7 meses.  Nesse caso, a matriz seria uma novilha prenha na primeira estação, que necessitaria um peso mínimo de 300kg, sendo o ideal maior que 330kg.

Estação de Monta

Bons resultados na estação de monta: O que é preciso e como alcançar?Na estação de monta existem outros itens que o pecuarista precisa se atentar para obter um bom resultado. O primeiro ponto são os exames reprodutivos, tanto nos machos, quanto nas fêmeas, de 30 a 60 dias antes da estação de monta. Além disso, é importante analisar o histórico das fêmeas multíparas, se houve algum problema anterior e qual o intervalo das gestações dessa matriz.

Identificando que os animais estão saudáveis para a reprodução, é o momento de realizar o Cronograma Reprodutivo, ou seja, planejar a estação de monta em si, para que os partos sejam concentrados em um mesmo período e com mais qualidade.

Além disso, é importante que esse planejamento envolva a relação touro/vaca, definindo quantas matrizes o touro irá inseminar, quais raças irão se relacionar, e quais os cruzamentos podem gerar melhores resultados.

Inseminação Artificial

A Inseminação Artificial tem se tornando um dos manejos mais populares na pecuária de corte, devido a possibilidade de maior controle entre os cruzamentos, gerando bezerros mais padronizados, e também pelo menor risco de acidentes prejudiciais aos animais. 

No entanto, esse manejo exige alguns cuidados para garantir o bom desempenho e a geração de bezerros produtivos. O primeiro ponto de atenção é a qualidade do sêmen utilizado, e as características do reprodutor. 

Além disso, deve existir um planejamento da estação, para que os manejos sejam feitos da forma correta, por uma equipe especializada, e acompanhado por um profissional técnico para orientar todo o processo. Deve haver um cuidado extra com o congelamento e descongelamento do sêmen, pois se feito de forma incorreta, o produto pode perder sua funcionalidade.

O Diagnóstico de Gestação se torna essencial para identificar a necessidade da fêmea passar por uma segunda IATF, caso não tenha emprenhado na primeira. Dessa forma, a estação é otimizada, obtendo uma maior chance de geração do bezerro. Além disso, em questão de proteção, pois a vaca prenha não deve voltar a ter contato com o touro.

Sanidade do rebanho

Sanidade: as vacinas e o controle de pragas em seu rebanho estão em dia?Avaliar a saúde do seu rebanho é de extrema importância para aumentar a taxa de prenhez da fazenda. Vacas com problemas de saúde, ou idade avançada, muitas vezes não conseguem emprenhar, ou gerar bezerros saudáveis e produtivos.

Nesse contexto, vale citar o processo de Descarte de Matrizes e renovação do rebanho. A taxa de descarte indicada fica em torno de 30% dos animais, levando em consideração diversos fatores, como idade da matriz, saúde do trato reprodutivo, número de crias, entre outros.

Além disso, é importante que o produtor esteja atento a doenças que podem interferir na reprodução, como ao BVD (Diarreia Viral Bovina), que ataca diretamente o sistema reprodutor das vacas, causando abortos ou bezerros menores e mais fracos.

A vacinação é a principal ferramenta de cuidado com os bovinos, evitando doenças tanto nas matrizes, quanto nos touros reprodutores e bezerros.

Bem-estar animal

É comprovado que o bem-estar animal é um dos fatores importantes para o desempenho reprodutivo de bovinos. Os próprios manejos já são fonte de estresse para os animais, e através desse estresse é liberado cortisol, que deixa os animais suscetíveis a doenças.

Por esse motivo, é importante que o produtor se atente às boas práticas de manejo, através de equipamentos adequados, medicamentos dentro da validade, esterilização dos equipamentos, entre outros.

Animais bem alimentados, com boas condições de pasto e de água, sombreamento, e outros cuidados básicos, apresentam menor nível de estresse.

Além disso, é importante a visita aos piquetes e aos pasto, para que o produtor se familiarize com o temperamento dos animais, e identifique também possíveis alterações na saúde dos mesmos.

O uso da tecnologia para aumentar a taxa de prenhez

Através do software de gestão para pecuária de corte JetBov, o pecuarista consegue otimizar todos esses processos reprodutivos, garantindo que a tomada de decisão seja mais assertiva e que a fase de cria tenha um melhor desempenho, gerando bezerros saudáveis e produtivos, e aproveitando ao máximo a capacidade da fazenda.

Através da Ficha do Animal, o produtor tem acesso ao histórico de cada animal individualmente, acompanhando os manejos dispensados, sejam sanitários, reprodutivos, ou nutricionais, assim como o controle de desempenho desses animais, a média de ganho de peso, e o histórico reprodutivo de machos e fêmeas.

Manejos de Inseminação e Diagnóstico de Gestação do gado de corte com a JetBov: Além disso, a plataforma possui um controle de estoque, e de fluxo de caixa, permitindo que o produtor entenda todos os custos envolvidos na reprodução animal, e calcule se o valor investido está tendo retorno, gerando lucro ou prejuízo para a propriedade.

Controle financeiro gado de corteA JetBov permite também que o pecuarista acesse gráficos e relatórios personalizados, e cruze as informações de todos os processos da fazenda, para que a tomada de decisão seja muito mais assertiva, permitindo que o produtor trace um plano de ação que irá trazer resultados reais que impactam diretamente no lucro da produção pecuária.

Quer saber mais? Fale com um especialista JetBov!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *