A Era da Pecuária 4.0

Tempo de leitura: 3 minutos

Na era atual, o setor agrícola passa por uma transformação revolucionária impulsionada pela tecnologia. A Agricultura 4.0 e a Pecuária de Precisão emergem como conceitos essenciais nesse cenário, representando uma abordagem inovadora para a gestão de fazendas e a produção de alimentos.

Diante desse cenário, o pecuarista que encara a sua fazenda como uma empresa rural, e busca uma gestão baseada em dados, garante melhores resultados e lucratividade para o seu negócio.

Agricultura 4.0 e Pecuária de Precisão: O que significa?

A Era da pecuária 4.0A Agricultura 4.0 é um paradigma que se baseia na integração de tecnologias avançadas, como a computação em nuvem, Big Data, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, automação e análise de dados, para otimizar cada aspecto da agricultura. 

Ela permite que os agricultores obtenham dados em tempo real sobre suas culturas, condições climáticas e recursos, facilitando decisões informadas que aumentam a eficiência e a produtividade.

Por outro lado, a Pecuária de Precisão é uma abordagem similar, porém focada na criação de gado. Ela envolve o uso de tecnologias avançadas, como sensores que coletam dados sobre os animais, nutrição, pastos e com isso permitem uma melhora na gestão de rebanhos. 

Benefícios da utilização de tecnologia direcionadas à gestão da fazenda:

Essas abordagens revolucionárias não apenas aumentam a eficiência e a sustentabilidade da agricultura e pecuária, mas também têm o potencial de transformar a maneira como alimentamos o mundo, tornando a produção mais precisa, sustentável e eficaz, tendo como principais benefícios: 

  • Aumento da produtividade e rentabilidade das propriedades
  • Maior rapidez na análise de problemas e correções
  • Maior segurança dos funcionários e dos processos
  • Otimização do uso insumos e consequentemente redução nos custos de produção
  • Otimização do uso de recursos naturais e diminuição dos impactos ambientais
  • Diminuição de riscos relacionados a questões externas, como oscilação de preços, desastres naturais, fatores climáticos, etc.

Quer saber mais sobre ciência de dados e gestão de informações, aplicadas à gestão moderna de fazendas e rebanhos? Baixe o nosso e-book:

e-book domando os graficos da fazenda

Usando o JetBov para turbinar a gestão da minha fazenda

Através do uso de aplicativos off-line de coleta de dados e integrações para coletas automatizadas de sensores e dispositivos IOT (Internet das Coisas), além de fontes de dados de plataformas externas como as que disponibilizam dados agrometeorológicos, o pecuarista moderno tem hoje em mãos uma quantidade praticamente ilimitada de dados para tomar decisões na era da pecuária 4.0. 

Considerando que cada fazenda tem a sua realidade, a etapa que atua, se é Cria, Recria, Terminação, o tipo de produção, estratégia nutricional, maturidade em gestão, etc, os gestores precisam ter capacidade para criar análises específicas que facilitem a tomada de decisão,  tornando-a mais rápida e eficaz. 

Pensando nisso, a Plataforma JetBov se mostra uma ferramenta poderosa que permite que o produtor realize a coleta e análise de dados da sua fazenda, de forma rápida e eficaz. 

Aplicativo de campo JetBovA JetBov atua em três pilares:

  • Aplicativo de campo – O aplicativo, que funciona sem o uso de internet, permite a coleta e registro de todos os dados de manejo, de forma automatizada e diretamente do curral.
  • Aplicativo de pasto – O aplicativo de pasto da JetBov permite realizar a troca de piquete de maneira visual com base no mapa da fazenda, criar tarefas para os funcionários executarem no campo, registros de aplicações nutricionais e um poderoso recurso que permite criar coletas de dados personalizadas para a fazenda, como escore de pasto, escore de fezes, escore de condição corporal, escore de cocho, etc.
  • Plataforma web – Nossa plataforma oferece gráficos e relatórios personalizáveis, simulador de vendas e diversas outras funcionalidades que permitem uma tomada de decisão mais inteligente e efetiva, garantindo o sucesso do seu negócio.

Quer saber mais sobre a JetBov? Peça agora uma demonstração personalizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *