Análise de Dados Baseada nos Manejos de Parto e NeoNatal

Tempo de leitura: 6 minutos

O produtor que busca melhores resultados na estação de monta da sua fazenda, deve planejar o momentos dos partos com antecedência e aproveitar esse momento para coletar e realizar a análise de dados dos manejos de parto e neonatal, para que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva e seus bezerros e matrizes alcancem um desempenho superior.

Os manejos de preparação de parto iniciam-se nos dias que antecedem a parição das matrizes, com a troca dos animais para piquetes maternidade, de acordo com as previsões de parto. Entretanto, o planejamento de quando o parto vai ocorrer é feito lá atrás, na definição da estação de monta.

O estabelecimento de piquetes maternidade é importante pois, no momento do parto, intercorrências podem ocorrer e tendo as vacas em locais próximos, limpos e de fácil acesso podemos reduzir as perdas por partos distócicos e situações que acarretam em morte do bezerro nos primeiros momentos e dias de vida.

Além do acompanhamento com foco em saúde da mãe e do bezerro, concentrar os partos em áreas próximas facilita a identificação dos bezerros e até mesmo a coleta dos dados iniciais, como a pesagem do bezerro ao nascer. 

Ao nascer é importante que os bezerros já recebam uma identificação individualizada e o parto seja registrado, o que irá garantir dados como o intervalo entre partos – IEP e acompanhamento dos descendentes da matriz.

Análise de Dados Baseada nos Manejos de Parto e NeoNatal

Partindo do princípio que a coleta de dados é realizada, será possível analisar parâmetros que permitam a tomada de decisão voltada para melhoria dos indicadores reprodutivos, como a seleção das melhores vacas e descartes e até mesmo do melhor momento para desmamar e vender o bezerro.

Histórico de manejos sanitários dos animais

É imprescindível a correta realização manejo sanitário neonatal para o bom desenvolvimento do animal e para evitar perdas por ocorrência de enfermidades, reduzindo a mortalidade e custo com medicamentos, o que otimiza os índices produtivos.

O hábito de registrar os manejos sanitários realizados no período neonatal pode gerar dados que permitam decidir se os medicamentos, suplementos e vacinas cumpriram sua função, principalmente quando são utilizados para maximizar o desempenho do bezerro. 

Uma análise simples, por exemplo, é o acompanhamento do histórico de sanidade do descendente, animais que recebem manejos adequados  tendem a ter uma redução da ocorrência de doenças, o que consequentemente permite que se desenvolva melhor e mostre uma significativa redução dos custos com tratamento.

Você já fez a conta? Com certeza é muito mais vantajoso investir na prevenção mas, os números e dados coletados neste momento é que vão nos dar a certeza de que estamos seguindo o plano de ação correto de acordo com a realidade da propriedade.

Análise de nascimentos no período

Segundo dados de pesquisas, bezerros que nascem no cedo, ou seja, nos primeiros dias da estação de parição tendem a ter um desempenho superior aos demais, assim como as mães destes animais tendem a ter um período de serviço reduzido, diminuindo o IEP

Análise de nascimentos no períodoMas, será que é o que está ocorrendo em sua fazenda?

Se realiza investimentos em inseminações de qualidade, planejamento da estação e tem a taxa de prenhez inicial elevada, o que se espera é que nos primeiros meses ocorram mais nascimentos, atingindo o objetivo. Para isso, a análise dos números de bezerros que nascem a cada mês é importantíssima e vai responder questões relacionadas a eficiência dos manejos de protocolo até o nascimento.

Desempenho de ganho de peso dos bezerros

Importantíssima em todas as fases de produção, uma análise simples, mas que dita se vamos conseguir entregar o animal com peso adequado no momento esperado, é o ganho médio diário ou GMD

Ao parto, registrando o peso de nascimento, já iniciamos a coleta de informações para ter a análise do desempenho de engorda do animal. Definindo uma meta para pesos de desmama, podemos acompanhar se o animal está ou não ganhando peso da forma esperada e caso não esteja, procurar estratégias de manejo visando maior eficiência do bezerro.  E para avaliar o desempenho zootécnico do bezerro, casando ao tópico anterior, pode-se analisar, por exemplo, o desempenho de ganho de peso de acordo com o mês que o animal nasceu, executando comparativos de quais animais foram desmamados mais pesados e quais tiveram melhor desempenho de ganho de peso até a desmama e até mesmo na recria, e replicar as estratégias utilizadas para obter esse resultado nos próximos anos.

Desempenho de ganho de peso dos bezerros

Analisando a media de GMD dos bezerros

Análise da relação de desmama

Em se tratando de pesagens na fase de cria, é comum ouvir “não vejo necessidade de pesar as minhas vacas” mas, você sabia que um dos grandes preditores da qualidade das matrizes é o quanto a mesma produz de peso de descendente?

Sendo assim, manter os pesos das matrizes atualizados e coletar o peso de nascimento e desmame de seus filhos permite realizar a análise da relação de desmama, que é preconizada em pelo menos 50%, ou seja, para ser indicativo de qualidade a vaca precisa desmamar um bezerro com metade de seu peso. Visto que bezerros desmamados mais pesados geralmente possuem desempenho superior na recria e na engorda, este indicador se torna de grande importância e pode ser um fator decisivo para descarte das vacas, sendo priorizadas nos rebanhos as que entregam bezerros mais pesados.

Número de bezerros desmamados

O manejo neonatal dita muito sobre a vida toda do bezerro e influencia significativamente na taxa de desmama pois, evitando as perdas de recém nascidos com manejos adequados, maiores são as chances do animal chegar à desmama. 

Número de bezerros desmamados Sendo assim, para chegar a este dado, é necessário avaliar quantas vacas foram fertilizadas e quantos bezerros foram desmamados, olhando também para o número de nascidos vivos. Caso avalie que a taxa de mortalidade entre nascimento e desmama não está adequada, é importante verificar os históricos dos manejos e as causas de morte, visando a melhoria deste indicador e consequentemente aumento da lucratividade da fase de cria.

Com o software de gestão para pecuária de corte JetBov, o produtor consegue acompanhar o resultado concreto do ciclo reprodutivo da sua fazenda, desde o desempenho reprodutivo das matrizes, os cruzamentos mais eficientes, seja com touros reprodutores, ou sêmens via IA. Além disso, é possível acompanhar o ganho de peso dos bezerros individualmente, identificando quais cruzamentos geraram animais mais produtivos e saudáveis.

A plataforma possibilita o controle de registros de parto, nutrição dos bezerros, manejo sanitário desses animais, entre outras, gerando relatórios com dados atualizados e precisos, de qualquer lugar.

Quer saber mais sobre a JetBov? Peça agora uma demonstração personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Recommend: Cheap Jerseys | Jerseys NFL Cheap | Cheapest Jersey

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *