O que você precisa para gerenciar sua fazenda a distância?

Tempo de leitura: 6 minutos

O que você precisa para gerenciar sua fazenda a distância? O cenário atual nos trouxe muitas reflexões e desafios, mas também muitas novas possibilidades. Dentre elas, descobrimos que é possível, e cada vez mais crescente, o trabalho no modelo home office. O setor agropecuário não parou e criamos novas oportunidades e estratégias, para garantir o sucesso das operações nas propriedades.

A gestão de fazendas à distância já é uma realidade, porém, cada vez mais estamos aprendendo como estabelecer processos mais efetivos e eficazes para garantir que, mesmo a distância, o olho do dono possa engordar o gado.

Sabemos que além do distanciamento proveniente da pandemia, muitos pecuaristas, possuem outras atividades que podem vir a dificultar a presença frequente na fazenda, mas também sabemos que se fazer presente é fundamental.

E você está preparado para este modelo de negócio e gestão?

Os resultados não são alcançados sozinhos e, algumas ações podem ajudar a garantir o sucesso da atividade. Pensando em ajudar nossos parceiros pecuaristas, seguem algumas dicas para ter sucesso no controle da fazenda mesmo a distância:

  1. Gestão de Pessoas

É do nosso conhecimento que um dos grandes gargalos da pecuária é a mão de obra, então, a base para o sucesso da gestão remota é ter uma equipe bem estruturada. Frente a este fato, criar estratégias para ter uma boa equipe é essencial no gerenciamento à distância, buscando formas de realizar a gestão efetiva desta equipe. Como não consegue estar presente se faz necessário ter pessoas que possam representar e sejam seus olhos na fazenda.

Você pode delegar as atividades que cada colaborador irá realizar e sua frequência, se diária, semanal, quinzenal, mensal e também a forma que irá registrá-las para garantir que terá acesso e controle dos registros de manejos.

Dar autonomia, definir as ações que podem tomar, mostrar e deixar claro que ele faz parte do seu projeto e é peça chave para os resultados da fazenda.

Treinamentos e capacitação constantes também contribuem para a melhoria profissional e motivação da equipe.

Um ponto muito importante é que você tenha o planejamento para fazer comunicações e reuniões frequentes com seu pessoal. Nestes momentos vale questionar, pedir sugestões, dar abertura para que exponham possíveis dificuldades e mostrar sua preocupação e presença mesmo que distante, sendo transparente e passando confiança para seus colaboradores e criando um verdadeiro espírito de equipe com seu time.

  1. Defina suas metas

Definir suas metas é definir o rumo que deseja para seu negócio e é de suma importância deixar muito claro a equipe quais são estas metas e onde a fazenda quer chegar.

Estabeleça junto com eles quais são as metas de curto, médio e longo prazo e as ações necessárias para bater cada uma delas, para que possam se sentir cada vez mais parte do projeto e para que juntos estejam sempre alinhando se a fazenda está caminhando para alcançar estes objetivos ou se serão necessários ajustes de planos de ação no caminho.

O time deve saber que todos contribuem para alcançar essas metas desempenhando suas funções.

  1. Definir o calendário de manejos e programação de compras e vendas

Sem planejamento não existe sucesso. Neste quesito, a sugestão é que defina junto com a equipe, de acordo com sua atividade, quais os manejos diários, semanais e mensais. Programe manejos sanitários, manejos de pesagem, protocolos reprodutivos e também às aquisições e saídas dos animais.

Tenha estabelecido um calendário de atividades e manejos que devem ser realizados para que tenham uma referência do que precisam realizar.

Mas, só definir as atividades não garante que sejam realizadas e, para desempenhar seu papel de gestor deve criar uma rotina de conferência da execução das tarefas, ter de fato uma rotina de acompanhamento – para isso pode definir o melhor horário dentro de sua agenda e suas atividades para conferir os manejos diários e analisar se estão de acordo com o planejamento.

Ser muito franco e dar feedbacks, caso não estejam sendo cumprindo com o combinado e também criar a cultura dos feedbacks positivos quando o resultado for alcançado.

Para isso e muito mais, você pode contar com a ajuda do aplicativo de campo JetBov, por onde os registros de manejos, por exemplo , são enviados para você, através de uma plataforma de gestão integrada e completa, onde você estiver.

  1. Tenha indicadores definidos e acompanhe – custos, despesas e receitas

Se sua equipe está alinhada, os registros e manejos estão sendo garantidos na fazenda e você tem os dados então, você pode definir indicadores para analisar com base nestes dados.

Defina indicadores que são norte para a atividade, que pode acompanhar para verificar se seu negócio está sendo rentável, produtivo, ou não.

Acompanhe os indicadores zootécnicos e também financeiros, saiba e analise seus custos, despesas, receitas e sempre paute sua tomada de decisão em cima destas análises.

  1. Invista em tecnologia

Investir em tecnologia é essencial, ter uma boa internet e dispositivos – computadores e celulares para garantir as reuniões é fundamental pois, vai ser a forma de se comunicar com a fazenda.

Além disso, ter um software e aplicativo de gestão também é indicado pois, estará dando ferramentas para registros das atividades e terá acesso a dados da fazenda para realizar suas análises de onde estiver e garantir sua tomada de decisão com clareza, de forma rápida e assertiva mesmo não estando na propriedade.

Somente fornecer a tecnologia não vai adiantar então, será importante capacitar sua equipe para usar as ferramentas tecnológicas oferecendo cursos e treinamentos.

Estas são algumas dicas para ter sucesso em sua gestão a distância e nós, aqui da JetBov, podemos te ajudar nesse processo! Para mais informações e conhecer melhor nossa ferramenta de gestão, entre em contato conosco.

 

*Fotos: JetBov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *