Cuidados com matrizes antes do parto

Tempo de leitura: 6 minutos

O grande objetivo das fazendas que trabalham com a fase de cria, é a produção de um bezerro ao ano. Daí a importância de se atentar aos cuidados com as matrizes antes do parto. Para garantir que a vaca entregue a produção anual e possa o quanto antes voltar a reproduzir, é necessário muito critério quanto aos manejos reprodutivos e as fases pré e pós-parto.

Cuidados com matrizes antes do partoO ciclo na cria é longo. Para os bezerros, vai desde o nascimento até o desmame, mas, podemos dizer que se inicia desde o momento em que a vaca é exposta ao touro ou inseminada, e visando melhorar os indicadores produtivos e o retorno financeiro, não podemos errar nos cuidados com as matrizes antes do parto.

Os dias que antecedem o parto são compreendidos por uma das fases mais críticas da gestação da vaca. Caso não realizados os manejos corretamente, é possível comprometer o pós-parto e a subsequente estação reprodutiva, bem como a saúde dos bezerros.

Você sabe quais cuidados com matrizes antes do parto se deve tomar?

Pensando em contribuir com orientações sobre o assunto, trazemos a seguir algumas dicas de manejos e cuidados com matrizes que podem fazer a diferença antes dos partos.

As recomendações são sanitárias, nutricionais e de ambiência. Claro que temos que nos atentar para estes pilares em todas as fases de produção, porém, no final da gestação temos algumas particularidades.

Planejamento das épocas de parição

Cuidados com matrizes na fase pré-parto O início dos cuidados com as matrizes se dá a partir do momento em que se estabelece uma estação de monta na fazenda, visando que os partos ocorram em épocas em que seja mais fácil realizar os manejos das matrizes.

Todo o planejamento da estação de monta deve ser feito com base nos efeitos da sazonalidade nas pastagens, a fim de que os nascimentos se concentrem principalmente no início do período seco. Isso diminui a ocorrência de problemas como bicheiras nos bezerros, e permite que, nos períodos de maior exigência, os bezerros tenham acesso à pastagem de elevada qualidade.

Cuidados com matrizes e sua nutrição

Na fase final de gestação, ocorrem diversas alterações hormonais e metabólicas na mãe, e também o crescimento acelerado do feto. Estas alterações levam a uma maior demanda de nutrientes, devido a produção de leite e manutenção da gestação, ocasionando em maior demanda nutricional destas vacas. É muito importante se atentar aos cuidados com as matrizes também neste contexto.

Sendo assim, esses animais devem estar em áreas que possuem pasto de alta qualidade. Os melhores pastos da propriedade devem ser direcionados para esta categoria. Além disso, podem também ser fornecidos suplementos específicos para as vacas em final de gestação. O cuidado não é apenas com o que fornecer, mas também, como fornecer, sendo necessário se atentar para a lotação dos piquetes e disposição nas áreas de pastagem da fazenda, e tamanho dos cochos, para que não ocorra competição por alimento.

Piquetes maternidade e ambiência

Ter “piquetes maternidade” é uma prática muito importante. Aproximadamente um mês antes do parto é indicado que as vacas sejam direcionadas para estas áreas, que devem ser locais de fácil observação destes animais, e de fácil acesso a profissionais para que, se necessário, possam intervir rapidamente no momento do parto, reduzindo as perdas nos partos distócicos. Uma dica é fazer a separação dos lotes de acordo com as datas de parto, conduzindo os animais para piquetes mais próximos, de acordo com a data de parição, para melhor acompanhamento.

Cuidados fundamentais com matrizes e bezerrosÉ importante manter os pastos em alturas mais baixas, para que seja possível visualizar os bezerros facilmente quando nascerem. Afinal, os cuidados com os bezerros já precisam estar em prática desde o nascimento. Além disso, estes piquetes devem ser confortáveis, com sombreamento para reduzir o stress térmico e com água limpa, garantindo o bem-estar das vacas. Esses são alguns dos mais importantes cuidados com as matrizes para se ter atenção.

É necessário ter mão de obra direcionada e treinada para estes manejos, que garantam também o bem-estar da vaca, sempre manejando os animais de forma que não cause estresse a esses. Os colaboradores devem também ter conhecimento sobre as previsões de parto dos animais, para que tenham observações mais criteriosas com as mães e com as crias no pós-parto.

Sanidade

Dentre as alterações no organismo desses animais e por isso a necessidade de redobrar os cuidados com as matrizes nesta fase, observamos uma fragilidade no sistema imunológico, sendo necessário sempre tentar prevenir, por meio de protocolos sanitários e auxílio da alimentação, que os animais venham a adoecer. Outro fator importante quando se trata de sanidade de vacas no pré-parto, é garantir que sejam aplicadas as conhecidas vacinas reprodutivas, que vão beneficiar tanto as mães quanto os bezerros, reduzindo o número de natimortos e abortos, e consequentemente, contribuindo para a produção de mais bezerros.

Cuidados com matrizes antes do parto é sinônimo de mais crias saudáveis

Garantir os básicos cuidados com as matrizes vai possibilitar mais crias saudáveis, e com toda certeza, com melhor desempenho zootécnico. O objetivo da cria não é apenas produzir bezerros em quantidade, mas também, bezerros pesados e que cheguem saudáveis, e cada vez mais, precocemente ao desmame.

Além do bezerro, a matriz que parir saudável e em boa condição corporal, terá maior possibilidade de ser exposta novamente e emprenhar logo no início da monta. Assim, reduzindo o período entre o parto e a confirmação da próxima prenhez. E tendo bezerros de qualidade, é possível melhorar e muito os resultados na propriedade, e consequentemente, ter um aumento na rentabilidade do negócio.

Por isso, não deixe de lado dentre os manejos da fazenda de gado de corte, os cuidados com as matrizes antes do parto. E aproveite para conhecer e experimentar uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda! Aproveite a JetBov! TESTE GRATUITAMENTE a nossa solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *