Como preparar a fazenda para investir em melhoramento genético?

Tempo de leitura: 5 minutos

O pecuarista que busca aumentar a produtividade (produção por área) em sua fazenda e ter bons resultados no seu negócio, precisa investir na genética do rebanho. Dessa forma, será possível aumentar os lucros sem ter que aumentar a área da propriedade. Contudo, para isso acontecer de fato e o melhoramento genético atuar de forma somatória na propriedade, é preciso garantir que os manejos padrão estejam sendo realizados de forma eficiente. Ou seja, animais com uma boa genética só serão capazes de obter melhores resultados se estiverem bem nutridos, com manejos em dia e vivendo em um bom ambiente.

A importância de preparar a fazenda antes do melhoramento genético

Cuidando da estratégia nutricional e dos cuidados sanitários com os animais

Como preparar a fazenda para o melhoramento genético?Para alcançar altos níveis de produção, o produtor precisa de uma estratégia nutricional adequada, o que inclui uma boa nutrição mineral, uma alimentação balanceada e a disponibilidade de água de boa qualidade. É preciso fornecer um suplemento mineral que atenda às necessidades nos vários estágios dos animais, fornecer uma dieta bem formulada e distribuída no cocho, ou um pasto bem manejado onde os animais consigam se alimentar do capim em seu bom estagio nutricional.

Para isso, o pasto deve ser bem manejado com boa fertilidade para que o capim consiga expressar seu melhor potencial nutricional, crescendo com mais facilidade e sem deficiências, evitando falta de alimento nos pastos.

Além disso, os manejos sanitários podem fazer a diferença no desempenho dos animais, através da vacinação e vermifugação dos animais, entre outros processos, garantindo animais saudáveis e com seu total potencial produtivo.

Devemos dar também uma grande atenção a água desses bovinos, tendo em vista que para se formar músculos e carcaça, o animal consome grandes quantias de água por dia, e a água se faz extremamente importante para o bovino continuar ingerindo alimentos. Por isso, ter bebedouros bem espalhados pelos pastos da fazenda, evitando assim o animal percorrer grandes áreas (+ de 400m) para poder conseguir ingerir água pode mostrar um aumento bastante considerável no consumo de alimento – consequentemente um maior ganho de peso.

A Importância da Nutrição e do Ambiente para o Melhoramento GenéticoA água fornecida deve ser limpa, lembrando que fornecer uma água de má qualidade pode causar diarreia, eimeriose, leptospirose, botulismo, verminoses, surtos e mortes de forma inesperada, além de ainda resultar em problemas na estação de monta.

Ou seja, de nada adianta trazer para a fazenda animais com um potencial genético gigantesco, se os cuidados básicos estão sendo negligenciados, pois nessas condições eles não conseguirão se desenvolver.

Cuidando das condições ambientais para os animais

Além disso, é importante entender que a genética dos animais precisa de um ambiente adequado para expressar seus melhores resultados. Isso significa que as condições da sua propriedade devem ser semelhantes às do local de origem dos animais ou adaptadas para se assemelhar a ele.

Se o ambiente for semelhante e for possível fornecer um manejo parecido, será possível expressar o melhor resultado daquela genética. No entanto, caso não haja essa adequação do ambiente, é possível que o produtor tenha prejuízo, e que seus animais nas condições de ambientes atuais obtenham um melhor resultado do que a genética inserida recentemente.

Bem estar animal e manejos sem estresse

É preciso fornecer um maior conforto para os animais e o mínimo de estresse possível. Para isso o produtor deve treinar os colaboradores para realizar um manejo menos estressante, principalmente no curral, evitando gritos e barulhos desnecessários, bater ou ferir o animal, ou dar choque no animal.

O manejo de bandeiras seria o mais indicado para se realizar um bom manejo na propriedade. Deve ser priorizado o conforto do ambiente – se esse animal possui áreas para descanso, se nessas áreas possuem sombra e água disponíveis, se há locais com sombra no pasto.

As árvores são ótimas fonte de sombra, ou mesmo sombrites colocados em locais estratégicos, evitando o estresse térmico, que é responsável por grandes perdas de peso do animal. O animal não come quando está sobre estresse térmico e ainda consome energia tentando reduzir sua temperatura.  No caso de ambientes frios, o animal tenta a todo momento elevar sua temperatura, nesse caso o uso de corta-ventos ou abrigos são essenciais.

Cuidados com o bem estar do animal de terminação.O enriquecimento ambiental para bovinos, como por exemplo: escovas automáticas para os animais se coçarem, aspersores acionados em certos horários do dia podem ajudar. Há lugares que já possuem ambientes até com musicas para os animais, mesmo que tenha mais ocorrência em animais voltados a produção de leite já é algo que também vemos na produção de carne, porém, no Brasil a evolução segue lenta.

Em resumo, uma boa genética é um componente essencial para a produtividade na pecuária de corte. No entanto, antes de implementar um programa de melhoramento genético, é crucial garantir que os cuidados básicos estejam sendo atendidos. Ao fazer isso, você estará criando a base para que a genética do seu rebanho possa expressar seu potencial máximo.

A plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov, é uma ótima ferramenta para auxiliar o pecuarista no planejamento do melhoramento genético. Nosso software oferece o acompanhamento individual de cada animal, permitindo que o produtor tenha acesso a todos os manejos dispensados em cada boi, além do acompanhamento de desempenho durante toda a vida do mesmo, incluindo o controle de GPD (Ganho de Peso Diário), prenhez das Matrizes, eficiente dos reprodutores, entre outras informações.

Dessa forma, a identificação dos melhores indivíduos e o planejamento dos cruzamentos é feito com mais agilidade e eficácia, impactando diretamente na produtividade e como consequência, no lucro da fazenda de corte.

Solicite agora mesmo uma demonstração personalizada JetBov!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *