Quanto a genética do rebanho influencia no resultado do seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

A genética do rebanho influencia no resultado da fazendaO melhoramento genético na fazenda de gado de corte é baseado na seleção de animais que possuam características interessantes e produtivas para se passar para a próxima geração do rebanho, como por exemplo, vacas mais adaptadas ao clima, com desenvolvimento precoce, touros com maior capacidade de deposição de carne na carcaça, touros com maior ganho de peso por dia e vacas com maior capacidade de emprenhar.

Após a seleção, é feito o cruzamento considerando as características desejadas de acordo com o objetivo do pecuarista. Cabe lembrar que algumas características são antagônicas às outras, podendo anular os genes desejados. Por esse motivo, é sempre bom ter um profissional zootecnista para auxiliar neste trabalho, traduzindo em números e calculando qual o cruzamento mais eficiente para a propriedade.

Outra vantagem dessa seleção, é identificar os animais que não atendem a necessidade do pecuarista, possibilitando que os animais de baixo desempenho sejam descartados (vendidos) do rebanho, para que os esforços e investimentos estejam alinhados com as metas reprodutivas da fazenda. Esse cuidado deve ser tomado, principalmente com os touros, que serão responsáveis por inseminar diversas matrizes, e deve ser um processo contínuo, para que a genética do rebanho esteja sempre em aprimoramento. 

Mas afinal, o que o proprietário da fazenda vai lucrar com isso? 

Vamos imaginar alguns cenários, para que a explicação fique mais clara:

Um animal sem trabalho de melhoramento genético, com ganho de peso médio diário em torno de 768g, supondo que foi desmamado com 120kg, levaria cerca de 429 dias (+/- 14 meses) para chegar aos 450kg. Já um animal com melhoramento genético, com ganho de peso diária em torno de 1,3kg, nas mesmas condições, levaria cerca de 253 dias (+/- 8 meses) para chegar na mesma pesagem. 

Touros com melhoramento genético são mais reprodutivosAo economizar dias na engorda, esse produtor pode iniciar outro ciclo mais rápido ou colocar mais peso em seus animais. Supondo que ele continuasse a engorda desses animais,  em 429 dias, excluindo as variáveis presentes no caminho, o animal de melhor genética teria cerca de 107kg a mais que o outro (cerca de 3,5 arrobas). Se a arroba estiver por volta dos R$190,00,ele ganhará R$682,00 a mais em um único animal.

Isto levando em conta apenas melhoramentos em relação ao ganho médio de peso diário. No entanto existem outros fatores, como a precocidade do bezerro chegar ao desmame mais cedo, de uma novilha chegar a idade de monta com 14 meses ao invés de próxima aos 2 anos, entre outros cenários, gerando economia de tempo e também de investimento em alimentação e manejo sanitário. 

Existe também a melhora na reprodução, já que um touro sem melhoramento genético cobre cerca de 26 vacas a campo, e touros com melhoramento genético cobrem cerca de 50 vacas a campo. Para cobrir um rebanho de 500 vacas, seriam necessários em torno de 20 touros sem melhoramento e cerca de 10 touros com um trabalho de melhoramento genético.

A plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov, é uma ótima ferramenta para auxiliar o pecuarista no planejamento do melhoramento genético. Nosso software oferece o acompanhamento individual de cada animal, permitindo que o produtor tenha acesso a todos os manejos dispensados em cada boi, além do acompanhamento de desempenho durante toda a vida do mesmo, incluindo o controle de GPD (Ganho de Peso Diário), prenhez das Matrizes, eficiente dos reprodutores, entre outras informações. 

Relatório de Desempenho Reprodutivo via JetBov:Dessa forma, a identificação dos melhores indivíduos e o planejamento dos cruzamentos é feito com mais agilidade e eficácia, impactando diretamente na produtividade e como consequência, no lucro da fazenda de corte.

Solicite agora mesmo uma demonstração personalizada JetBov!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *