Quais dados levantar sobre os animais na fazenda de pecuária de corte?

Tempo de leitura: 6 minutos

Assim como muitos outros produtores, você também já deve ter se perguntado quais dados na pecuária de corte são levantar e ter sempre em mãos. Informações como peso de entrada e saída dos animais na propriedade são muito importantes, mas não devem ser os únicos levantados pelo produtor.

Há diversos dados que podem ser obtidos ao longo da vida do animal, e alguns desses são essenciais para que você produtor acompanhe o desempenho e a qualidade do animal que está criando.

Quais são os principais dados na pecuária de corte que devo levantar?

A fim de efetuar boa gestão, análise e bom planejamento estratégico que resulte em bom desempenho e lucro para o negócio, os mais importantes dados na pecuária de corte para levantar são:

  • Idade da desmama;
  • GMD (Ganho Médio Diário);
  • Animais por Hectare;
  • Escore de Condição Corporal – ECC;
  • Vacinações;
  • Temperamento do animal.

Idade da Desmama

Idade da Desmama é um dos relevantes dados na pecuária de corteEsse é um dado muito importante, principalmente para os produtores que têm em sua propriedade um sistema de cria. A desmama não deve demorar muito, de 7 a 8 meses de vida do animal é o ideal para que haja um melhor aproveitamento de gestação da vaca parida e da vida do bezerro em questão. Ao se programar e registrar corretamente as gestações da matriz, e o tempo para desmama, o produtor consegue ter um controle de gestações da vida do animal.

As matrizes precisam ter os cios acompanhados, e devem gerar adequadamente os bezerros. Em casos de complicações, má maternidade ou gestação, deve-se anotar para analisar se irão se repetir novamente, e caso isso aconteça, o animal deverá ir para descarte.

Identificar as boas e más matrizes tem grande relevância, pois boas matrizes geram um bom bezerro por ano, resultando em lucro para a propriedade. Enquanto as más, têm ciclos inconstantes, e se colocar na ponta do lápis, podem vir a dar prejuízos. Além de que animais que foram desmamados tardiamente, refletem isso em seu desenvolvimento durante a sua vida produtiva.

Ganho Médio Diário (GMD)

Ao acompanhar o Ganho Médio Diário (GMD) do animal, podemos observar seu desempenho. Sabendo assim, por exemplo, se ele é um animal que consome a mesma quantidade que os outros, mas atinge um ganho menor, indicando dessa forma o necessário descarte da propriedade.

Para animais de recria e engorda, é importante o acompanhamento do peso, e de seu ganho médio diário, para que seja observado o desempenho do animal.

Animais por Hectare

Saber quantos animais por hectare é um dos dados na pecuária de corte mais importantesPara que um sistema se desenvolva bem, devemos nos atentar também ao consumo dos animais. É importante observar a quantidade de bovinos por hectare, pois se excedermos a quantidade que o pasto suporta, isso afetará negativamente a forragem e os animais.

Nesses casos, os animais não consumirão o suficiente para a sua sustentação, e com isso tenderão a perder peso. Enquanto que a forragem não terá tempo para rebrotação, ficando assim com aspecto ruim, sempre baixo, a típica pastagem “raspada”, o que ocasiona perda de pastagem.

Para estimar o consumo médio de animais por hectare, devemos olhar o consumo animal, que pode variar de 1,5% a 2,5% de seu peso vivo. Em seguida, você estima a produção de forragem de seu pasto. E por fim, você analisa a quantidade de animais que a forragem disponível suporta.

Para uma análise melhor, mais aprofundada e correta sobre a quantidade de animais que você deve colocar em seu pasto, para um melhor aproveitamento, é recomendado que um técnico da área seja consultado.

Escore de Condição Corporal – ECC

O Escore de Condição Corporal (ECC), nos permite analisar de forma subjetiva as reservas energéticas do animal em questão. Um bom ECC é essencial para alavancar o desenvolvimento reprodutivo e para determinar quando suplementar ou não os animais.

Caso as vacas reprodutoras estejam magras, pode ocorrer mau desempenho do bezerro, abortos e até mesmo morte. Por isso, deve-se registrar também seus pesos e situações ao longo de sua vida, além do ECC.

Vacinações: controle vacinal é um dos mais importantes dados na pecuária de corte

Há diversas vacinas que devem ser administradas no animal, tanto obrigatórias quanto não obrigatórias, tais como: febre aftosa (obrigatória), as clostridioses e a vacina antirrábica.

Um dos aspectos que devemos nos atentar, são as vacinações e aplicação de anti-helmínticos, uma vez que são de suma importância para reduzir o risco de mortalidade e auxiliar no desempenho produtivo dos animais.

É de suma importância que sejam registradas as datas das vacinas, e se foram administradas ou não no animal. Além do mais, o tempo de carência de alguns remédios deve ser observado, principalmente para animais destinados ao abate, ou animais leiteiros. Leia sempre a Bula. Isso pode influenciar de forma direta na hora da revenda do animal, alguns produtores ou frigoríficos exigem esses dados sanitários na hora da aquisição do mesmo.

Temperamento do Animal

Temperamento do Animal também na lista dos principais dados na pecuária de corteVocê pode achar que é bobeira a questão de observar o temperamento do animal, mas já vou adiantar para você que não é. O temperamento pode ter influência diretamente no desempenho do animal.

Animais bravos ou que estejam sob estresse constantemente, podem ter ciclos reprodutivos interrompidos, alteração no consumo de alimento, baixo GMD, hematomas e machucados pelo corpo que podem ocasionar perda de carcaça, risco à vida de pessoas que tenham contato com o animal, dentre outros fatores.

Animais que apresentam temperamento ruim, devem ser descartados para que não comprometam o lucro do produtor. Já os bovinos mais “dóceis” e menos temperamentais são os mais recomendados para produção em geral, seja de cria, recria ou engorda.

A influência desses fatores na vida dos animais é grande, e por isso devemos sempre nos atentar a situações como estas, registrar todo e qualquer acontecimento relevante presente na vida do animal.

A importância dos dados na pecuária de corte

Com uma boa administração da fazenda, você produtor, conseguirá um melhor rendimento dos animais, um melhor desempenho em suas diversas fases de vida, e por fim um lucro significativo no negócio.

E todo esse acompanhamento de dados, torna-se muito mais fácil com o uso de uma plataforma digital de gestão para fazendas de gado de corte. O que possibilita planejamento e boa estratégia baseados em informações reais sobre a propriedade.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.