Sistema de cria em pecuária de corte

Tempo de leitura: 4 minutos

O sistema de cria em pecuária de corte é o período do parto/nascimento até o desmame (8 meses dependendo do sistema de criação), sendo esta fase crítica na produção de gado de corte. Bezerros bem criados podem chegar de 25% a 50% do seu peso de abate nessa categoria, devido a melhor conversão alimentar durante esse período. A seguir, reunimos as principais orientações para que você que investe ou pretende investir na cria em bovinocultura de corte.

Cria em pecuária de corte: o que é mais importante saber?

O sistema de cria exige do produtor pecuarista, uma série de cuidados e manejos para que a fazenda de gado de corte tenha sucesso e lucro. Alguns dos aspectos mais importantes na cria em pecuária de corte são:

  • Escolha da genética;
  • Nutrição;
  • Cura do umbigo, colostragem e sanidade;
  • Creep feeding.

Genética e nutrição em sistema de cria

Sistema de cria em pecuária de corteA criação de bezerros começa antes do nascimento, sendo a escolha da genética a ser utilizada um critério de suma importância, ou seja, uma boa escolha da matriz e do touro nos fornece um material genético de melhor qualidade.

Quando o assunto é criação de bovinos de corte, além da genética, deve-se destacar a nutrição, sendo este o principal fator ambiental para o ganho de peso.

Considerando que um bezerro pode chegar a 50% do peso de abate até a desmama, para que isso aconteça devemos fornecer uma dieta de qualidade (de acordo com o sistema utilizado e exigência da categoria). Na fase de cria podemos chegar a 15% de mortalidade, sendo considerado aceitável até 5% da produção.

Cura do umbigo, colostragem e sanidade

As principais causas de morte podem estar relacionadas com as infecções pela ineficiente cura do umbigo, que se torna uma porta para entrada de microorganismos, causando onfalopatias que podem levar o animal a óbito.

A colostragem ineficiente é outro fator limitante, que pode acarretar a diversas enfermidades devido a baixa de imunidade passiva, destacando as broncopneumonias e diarréias. Essa má colostragem pode ser devido a baixa aptidão materna da matriz, mais comum nas primíparas (animais de primeiro parto), ou ainda por algum transtorno relacionado ao parto ou ao bezerro, fazendo com que o mesmo não ingira o colostro em quantidade e tempo ideal.

Sanidade animal da cria em pecuária de corteOutra enfermidade que acarreta grandes perdas na pecuária de corte que são as tristezas parasitárias (Anaplasmose e Babesiose) transmitidas pelo carrapato ou ainda mosca do chifre, mais comum de serem observadas quando se tem uma queda na imunidade vinda do colostro associada as altas infestações de carrapato, fator esse também associado a manejos estressantes como o desmame.

Creep feeding no sistema de cria em pecuária de corte

Hoje, o investimento na fase de cria está ganhando mais espaço no mercado, pois a procura por produzir mais em menos tempo, ou seja, ter o peso de abate desejado mantendo o animal menos tempo no confinamento ou a pasto conforme o sistema utilizado, e assim podendo fazer mais ciclos por ano, tais como a criação de novilhos precoces e super precoces.

É nesse momento em que temos a implantação do sistema de creep feeding com o intuito de eliminar a etapa de recria, fazendo com que o bezerro desmamado vá direto para o confinamento. Obtendo menor tempo de produção e carne de melhor qualidade. O sistema creep Feeding, delimita o tamanho da entrada só para bezerros.

Impulsionando o sistema de cria na fazenda

Como visto no decorrer do texto, o sistema de cria exige atenção e cuidados em diversos manejos. De modo que promover uma gestão estratégica e eficiente é fundamental para o bom desempenho, produtividade e lucratividade da fazenda. Nesse sentido, é indispensável adotar para a propriedade uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte como a JetBov.

Nossa solução tecnológica conta inclusive com aplicativo de campo integrado à plataforma, este que é capaz de coletar dados de manejo dos animais diretamente no campo, mesmo sem conexão com a internet. Com a JetBov, é possível efetuar o registro de informaçãoes e o gerenciamento eficiente de manejos importantes, tais como: parto, desmame, acompanhamento nutricional, pesagem, manejo sanitário, entre outros. 

*Fontes:
Site Real H Saúde e Nutrição Animal.
Maiko G. Philippe, Técnico em Agropecuária (2014) e graduando do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari (2016).
Dr. Ivan Bianchi, do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.
Drª. Elizabeth Schwegler, docente do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *