Dicas para impulsionar o desmame precoce e bezerros mais produtivos

Tempo de leitura: 6 minutos

Impulsionar o desmame precoce e bezerros mais produtivos Impulsionar o desmame precoce dos bezerros é uma estratégia que impacta em diversos pontos da pecuária de corte. Os bezerros desmamados precocemente são mais produtivos, ganhando peso e carcaça com maior facilidade. Esse processo também reflete nas matrizes que recuperam seu escore corporal com maior rapidez, uma vez que não necessitam compartilhar seus nutrientes na amamentação. 

Para que isso seja possível, é necessário um bom planejamento, considerando desde o estado da matriz antes da prenhez, até o desmame do bezerro após seu nascimento. Em qualquer etapa da criação de bovinos é importante planejamento e estratégia para alcançar um bom resultado, e na produção de bezerros precoces e de melhor qualidade, não é diferente.

Utilizando o potencial genético para a geração de bezerros mais produtivos

Analisando a produtividade das matrizes

Primeiramente o produtor deve avaliar as vacas matrizes. Elas se encontram bem nutridas? Como está o Escore Corporal desses animais? Elas têm capacidade de se manter e gerar um bezerro ao longo de nove meses?

Quando um animal está abaixo do peso ou do escore corporal ideal, ele se alimenta a fim de se manter, o primeiro instinto animal é a sobrevivência. Ou seja, uma vaca que emprenha com baixa disposição de nutrientes,  pode gerar um bezerro abaixo da média, ou até mesmo ocasionar má formação do feto e abortos.

Por esse motivo é de extrema importância que o produtor garanta que suas matrizes estão aptas a ter uma boa gestação, sendo capazes de gerar e nutrir um bezerro, mesmo após a época de parição, ou seja apresentar instinto materno e amamentar.

Escolhendo o Sêmen e realizando a IATF

Pensando na produtividade e alta performance da propriedade, que tem como objetivo produzir bons bezerros, a implantação de uma Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) aliada a estação de monta, se torna a ferramenta ideal.

Isso porque, através desse método é possível prever a época de nascimento dos bezerros, e se programar para esse acontecimento. O que facilita bastante em questão de manejos e alimentação para esses animais, pois, assim o pecuarista saberá como se preparar e conduzir da melhor forma possível a estação de parição.

Em algumas regiões, por exemplo, o ideal é que os nascimentos aconteçam entre agosto/setembro, visando melhores condições de sanidade para os bezerros, pensando na cura do umbigo e na prevenção da proliferação de fungos e bactérias. Esse planejamento também garante que as matrizes tenham oferta de forragem para uma boa produção de leite, permitindo que os bezerros tenham uma alimentação adequada durante o período inicial de suas vidas.

A inseminação artificial traz inúmeras vantagens na criação de bovinos.Para obter bezerros de melhor qualidade, desempenho e produção, não basta apenas investir no planejamento. Deve-se também otimizar a genética. A melhor alternativa nesse quesito é a escolha de sêmens de touros avaliados e provados, para realizar a IATF. Essa ferramenta democratiza o acesso a uma genética superior, uma vez que comprar os touros exigiria um investimento muito alto.

A compra do sêmen é uma alternativa bem mais viável para melhorar o rebanho geneticamente, pensando em uma maior produtividade e lucratividade, que impacta diretamente na taxa de prenhez final.

Além disso, um touro não consegue cobrir muitas fêmeas ao longo do ano, e não é possível saber a época exata da cobertura, o que dificulta uma programação para a estação de nascimento. Enquanto na Inseminação Artificial é possível fertilizar um número maior de animais e ter uma melhor taxa de concepção.

Ao investir em genética, na escolha de touros precoces com bom ganho de peso e bom acabamento de carcaça, o pecuarista consegue melhorar significativamente a qualidade dos seus bezerros. Mesmo que suas matrizes sejam comerciais, é possível ter uma melhora genética significativa nos bezerros gerados.

Nutrição e cuidados com o bezerro após o nascimento

Ao nascer, o bezerro deve se alimentar do leite materno já nas primeiras horas após o nascimento, para garantir a ingestão do colostro e de todos os nutrientes necessários para que o animal se desenvolva nesse período inicial de sua vida.

Por isso a importância da matriz estar bem nutrida e mineralizada durante todo esse processo, pois, além de gerar, é necessário amamentar e manter o bezerro ao pé durante pelo menos 7 meses após seu nascimento.

A programação da estação de parição auxilia na redução dos gastos com alimentação, isso porque existe o período em que há maior oferta de pastagem para esses animais, o que diminui significativamente o custo com alimentação dos bovinos.

O pasto é o alimento mais barato que o produtor pode fornecer aos nossos animais, investir em uma boa forragem é um fator primordial para o sucesso da sua propriedade.

Mas vale ressaltar que o capim sozinho não fornece todos os nutrientes necessários para o bovino, logo, investir em suplementação estratégica de acordo com o cenário do mercado pode ser benéfico.

Por mais que o bezerro seja amamentado da forma correta e tenha um alto potencial genético, é preciso fornecer uma alimentação sólida de boa qualidade para ele durante o período de transição. Lembrando que mesmo amamentando ele irá consumir forragem, por isso é importante se certificar que seja um pasto de boa qualidade, que auxilie seu desenvolvimento.

Além da forragem já ofertada, uma outra estratégia nutricional é o Creep Feeding, que se trata de uma suplementação concentrada que é oferecida ao bezerro enquanto ele ainda está sendo amamentado. Essa solução alavanca significativamente o desempenho desse animal, possibilitando com que ele expresse seu máximo potencial genético na fase inicial de sua vida, gerando assim um bezerro mais pesado e sadio.

Cuidados fundamentais com matrizes e bezerrosContudo, o Creep Feeding deve ser feito pensando na lucratividade da propriedade, por isso é importante entender se a fazenda trabalha com ciclo completo, se será um fator decisivo, se é viável e benéfico, e por fim, se trará lucros ou prejuízos para o modelo de negócio.

Todas essas dicas podem auxiliar o produtor a desmamar um bezerro mais pesado e produtivo. Vale ressaltar que o acompanhamento de um profissional técnico na área é essencial para tomar decisões mais assertivas para o negócio, visando sempre uma maior produtividade e lucratividade da propriedade.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo:

Com a plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov, o produtor consegue acompanhar o resultado concreto do ciclo reprodutivo da sua fazenda. 

Com nosso software o pecuarista consegue analisar o desempenho reprodutivo das matrizes, assim como os melhores sêmens. Além disso, é possível acompanhar o ganho de peso dos bezerros individualmente, identificando quais cruzamentos geraram animais mais produtivos e saudáveis.

Manejos de Inseminação e Diagnóstico de Gestação do gado de corte com a JetBov: A plataforma possibilita o controle de registros de parto, nutrição dos bezerros, manejo sanitário desses animais, entre outras, gerando relatórios com dados atualizados e precisos, de qualquer lugar.

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *