Suplementação no período das águas aumenta produtividade do rebanho de corte

Tempo de leitura: 6 minutos

Fazer um planejamento nutricional na fazenda de gado de corte, pode gerar melhores resultados nos índices zootécnicos, favorecendo a fertilidade e o desenvolvimento precoce dos animais. Dessa forma, o pecuarista consegue um melhor potencial produtivo na fazenda, obtendo maiores margens de lucro na propriedade.

Através desse planejamento, o pecuarista prevê os momentos de escassez de alimento, e traz soluções como o plantio de cereais ou capineiras para a confecção de silagens, fenos, ou até mesmo na forma de grãos ou farelos para fazer uso no futuro, evitando que o gado perca peso ou diminua seu rendimento. Além disso, o produtor que planeja a nutrição do rebanho, investe na suplementação do gado, para garantir que os animais estejam consumindo todos os nutrientes necessários para manter a produtividade. 

Suplementação no período das águas aumenta produtividade do rebanho de cortePara avaliar o valor que deve ser investido na nutrição dos animais, é importante a definição de metas na propriedade e a assistência de consultores técnicos que auxiliem o pecuarista a otimizar os processos e direcionar o capital da forma mais lucrativa. Além disso, é importante uma análise da forragem disponível, para identificar qual a deficiência do alimento oferecido para o rebanho, e realizar essa suplementação de forma direcionada e efetiva.

Muito se fala sobre a suplementação no período de seca, no qual a qualidade do pasto é inferior, para garantir que não haja perda de peso dos animais. No entanto, no período das águas, em que existe maior oferta de alimento, o produtor tem a oportunidade de explorar o maior potencial produtivo da fazenda, considerando também a suplementação de minerais e proteínas para ampliar o desempenho do rebanho.

A suplementação no período das águas tem o potencial de impulsionar o ganho de peso dos animais em fase de recria e engorda, fazendo com que a digestibilidade e absorção de nutrientes seja mais eficiente nesses animais. Além disso, na fase de cria, realizar a suplementação das matrizes é uma oportunidade de obter vacas com maior escore corporal, com potencial de gerar bezerros mais saudáveis e produtivos.

Qual a melhor forma de suplementação no período das águas?

Qual a melhor forma de suplementação no período das águas?No período mais chuvoso do ano, a forragem apresenta melhor quantidade e qualidade. No entanto, esse momento pode ser aproveitado para impulsionar o desempenho do rebanho, aproveitando a fartura de alimento para que os animais ganhem peso em menos tempo. A suplementação no período das águas pode ajudar com esse processo, gerando mais lucro para o pecuarista ao final do ciclo.

A suplementação mais comum nessa época é a reposição de sais minerais e proteínas, ambos recomendados para aumentar a digestibilidade das fibras e como consequência, o ganho energético do animal.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Sal mineral ureado, que seria o sal mineral formulado com ureia, ou o sal mineral que foi misturado com ureia. O objetivo do sal mineral ureado é aumentar o poder de digestão do pasto, aumentando a população de bactérias no rúmen desse animal, fazendo com que ele consiga comer mais pasto, digerir melhor esse alimento, e com a ureia, aumentar a quantidade de proteína na dieta, ocasionando assim um melhor ganho de peso. No entanto, é preciso atenção, pois o consumo de doses de ureia maiores que 40g por cada 100kg do peso do animal, pode levar ao óbito. Por esse motivo, o ideal é comprar o sal mineral formulado com ureia, ou fazer a mistura com o auxílio de um profissional com conhecimento técnico.
  • Sal mineral proteinado, que tem na sua formulação proteína verdadeira junto com a proteína da ureia, oferecendo um desempenho melhor ao animal, através de aminoácidos que ajudam na digestibilidade do rebanho, fazendo com que as bactérias do rúmen consigam se multiplicar e assim digerir melhor o alimento. Essa estratégia custará um pouco mais ao pecuarista, mas também resultará em um lucro maior, devido ao maior ganho de peso animal.
  • Sal mineral proteico energético, que é o sal mineral proteinado com a adição de algum ingrediente energético, como milho, sorgo, milheto, farelo de arroz, raspas de mandioca, ou diversos outros alimentos energéticos existentes no mercado. No período das águas, essa suplementação deve ser usada apenas em forragens de baixa qualidade. Se a fazenda tiver uma boa quantidade de pastagem de boa qualidade, não é necessário o investimento nesse suplemento mais completo. 

Medindo o Custo Benefício da suplementação nas águas

Por mais que a suplementação no período das águas possa aparentar ser um gasto extra na fazenda, se bem aplicada, o custo benefício será positivo, podendo impactar significativamente no rendimento financeiro do gado.

No entanto, é importante que o pecuarista acompanhe o estoque, frequência, quantidade ofertada e o resultado em produtividade que esse manejo trará para a fazenda.

Com o uso da plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov, é possível registrar a entrada de todos os insumos na fazenda, controlando sua data de validade e quantidade destinada para cada animal. Dessa forma, fica mais fácil para o produtor identificar o valor investido na suplementação e gerenciar o melhor aproveitamento do estoque.

Gestão do estoque também interfere no controle nutricionalAlém disso, o nosso software permite o acompanhamento individual dos animais, no qual é possível enxergar o valor investido no manejo nutricional de cada um deles, assim como em todos os outros manejos. Além disso, o pecuarista tem acesso ao desempenho de cada um, seja em ganho de peso, ou produtividade de vacas matrizes e touros reprodutores. 

Tela JetBov da dieta do animalCruzando esses dados e todos os custos da produção da propriedade, como mão de obra, impostos, manutenção de maquinários, entre outros, o fazendeiro pode calcular o custo real de cada arroba produzida e comparar esse resultado com o valor obtido na venda ao final do ciclo. Dessa forma, saberá se a fazenda está dando lucro ou prejuízo, e também quais os animais e processos que não estão dando o resultado esperado, eliminando as fontes de perda e ampliando os lucros na pecuária de corte.

Quer saber mais sobre a plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov pode te ajudar no planejamento nutricional do seu rebanho e no aumento da rentabilidade do seu negócio? Peça agora mesmo uma demonstração personalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *