Critérios para o descarte das matrizes na pecuária de corte

Tempo de leitura: 5 minutos

Descarte das Matrizes aumenta a produtividade na pecuária de corteO descarte e reposição de matrizes no rebanho de gado de corte tem o intuito de aumentar a produtividade da fazenda, através do direcionamento de recursos da fazenda apenas para os animais que possuem o rendimento esperado. A recomendação é que seja reposto 30% dos animais anualmente, uma vez que animais improdutivos, velhos e com baixa fertilidade são indicados para descarte. Além disso, a escolha de novos animais pode impactar na capacidade genética do rebanho, levando a melhores resultados para o pecuarista. 

São vários os fatores que levam ao descarte dessas matrizes, além dos citados anteriormente, como por exemplo: o temperamento do animal; algum erro reprodutivo e até mesmo a condição favorável ginecológica para receber a técnica de inseminação artificial.

Como identificar as matrizes que devem ser descartadas?

Para selecionar as matrizes de descarte, é necessário analisar todo o histórico do animal, e identificar se já houve alguma falha reprodutiva anteriormente. Esse tipo de falha normalmente é detectado pelo diagnóstico de gestação

O diagnóstico de gestação, mesmo não sendo obrigatório, é recomendado após cerca de 30 dias da estação de monta ou inseminação artificial. Quando o médico veterinário realiza o diagnóstico de gestação nas matrizes, ele identifica vacas vazias e determina se há ocorrência de problemas nos órgãos reprodutivos das mesmas. 

Isso impacta diretamente na produtividade do rebanho como um todo, pois permite que o produtor selecione  as fêmeas que permanecerão no rebanho e as que serão descartadas. Algumas propriedades rurais preferem descartar matrizes que mostraram falha durante um certo tempo, quando elas ainda estão jovens. No entanto, essa falha temporária não afirma que esses animais são realmente improdutivos.

Uma forma mais completa para analisar o desempenho das matrizes é por meio dos índices zootécnicos, que possibilitam ao produtor o planejamento e tomada de decisões precisas, a partir do acompanhamento do índice de prenhez, fertilidade, intervalo entre partos (IEP), natalidade, desmama, pesos ao nascimento e perdas na gestação. 

Outro fator a ser identificado é o estado de nutrição desses animais,  junto ao escore de condição corporal, já que vacas muito magras são prejudicadas no seu desempenho reprodutivo. O ideal é que se descarte as vacas mais velhas antes mesmo que elas percam condição corporal, pois as matrizes mais magras e fracas têm dificuldade em se movimentar dentro da propriedade e possuem  um rendimento bem menor, em termos de carcaça. 

Durante a  migração de épocas das águas para épocas das secas, é comum a alteração de peso das matrizes. Essas alterações devem  ser acompanhadas de perto, pois caso seja identificado deficiência alimentar, é essencial que seja feita a correção necessária.

É importante analisar sempre a proporção dos animais dentro da estação de monta. Se a maioria das matrizes saírem vazias na avaliação,  o problema pode estar no macho, devido a alguma alteração na libido, conformação dos órgãos reprodutivos, ou até mesmo infertilidade. No entanto, vale ressaltar que todos os animais do rebanho devem ser analisados para identificar precocemente de onde vem o problema reprodutivo.

Outros pontos a se considerar na seleção das matrizes para descarte:

Seleção das matrizes para descarteAs fêmeas primíparas, nome dado às novilhas após o primeiro parto, são bastante exigentes em termos nutricionais. Elas necessitam recuperar seu peso, ciclar novamente e além disso, amamentar o seu primeiro bezerro, o que demanda muito esforço desse animal. A atenção deve ser redobrada para que essas fêmeas permaneçam no rebanho, pois caso isso não aconteça, na próxima estação de monta elas serão consideradas fêmeas solteiras e entrarão em critério de descarte. 

Fêmeas que já pariram várias vezes, mas apresentaram uma vez apenas a falha reprodutiva, não precisam ser descartadas imediatamente, o ideal é acompanhar os próximos ciclos para tomar essa decisão. 

No caso das fêmeas vazias que estão ciclando durante a estação de monta, estas tendem a ter boa fertilidade e consequentemente uma boa chance de emprenhar. Porém, as que não obtiveram sucesso na estação de monta anterior e não possuem bezerro pequeno, a indicação é o descarte, já que estão há um tempo significativo sem produzir. 

Para tomar a decisão de  amplificar ou reduzir o rebanho, o pecuarista deve também avaliar se a pastagem tem condições favoráveis e equivalentes para atender toda a quantidade de animais. 

Como a tecnologia pode ajudar no processo de descarte e reposição de matrizes?

Por meio da escrituração zootécnica, ou seja, a anotação de todos dados da fazenda e do rebanho em uma plataforma digital de gestão para a pecuária de corte, como a JetBov, o pecuarista analisa todos os dados com rapidez e toma decisões assertivas na sua fazenda.

A JetBov, conta com aplicativo de campo integrado à plataforma, que é capaz de coletar dados de manejo dos animais diretamente no campo, mesmo sem conexão com a internet. Nosso software permite a gestão digitalizada da fazenda, fazendo com que o produtor interprete dados como IEP (intervalo entre partos), diagnóstico de prenhez e registro de parto, e saiba como e quando descartar os animais.Manejos de Inseminação e Diagnóstico de Gestação do gado de corte com a JetBov: 

Gestão é a chave para estratégia lucrativa do ciclo reprodutivoFicou interessado na tecnologia JetBov? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *