Você verá nesse artigo:
Tempo de leitura: 5 minutos
Como dissemos em nosso post sobre como aproveitar melhor as áreas de pastagem de sua fazenda, um dos grandes cuidados que o pecuarista deve ter em sua atividade é com suas áreas de pasto. Afinal de contas, é dali que todo o ciclo produtivo da pecuária de corte se inicia. Daí a importância de dedicar atenção para a adubação nitrogenada.
Pensando no aumento da produtividade dos seus pastos, uma excelente alternativa – apesar de ainda não muito praticada no Brasil – é a adubação. Um pasto adubado irá produzir mais folhagem, garantindo assim um maior número de animais em uma mesma área. E isso podesignificar mais animais em seu rebanho, sem a necessidade de expandir a fazenda.
Quando falamos em adubação de pasto, logo pensamos em adubação com nitrogênio, pois este nutriente possui maior resposta em curto prazo de seu pasto, assim trazendo o melhor retorno de custo-benefício dentre os adubos existentes.
Adubação nitrogenada: quais cuidados e como obter sucesso?
Para garantir a correta adubação de seus pastos, você, produtor, deve tomar os seguintes cuidados importantes a fim de garantir o sucesso da adubação nitrogenada:
- Parcelamento da dose de adubo;
- Aplicação antes da chuva;
- Distribuição uniforme;
- Período de descanso;
- Registro de informações.
Parcelamento da dose de adubo
O principal quando falamos de adubação de pasto com nitrogênio é o seu parcelamento. Ou seja, é a divisão da aplicação em doses menores e mais frequentes. Estas aplicações devem ser na faixa de 60 kg N/ha, pois valores acima desta já possuem altas perdas no solo. Desta maneira, podemos trabalhar com 3 a 6 aplicações (60 kg N/ha) por ano, totalizando de 180 a 360 Kg N/ha/ano.
Aplicação antes da chuva
Devido aos adubos de nitrogênio, como a ureia, possuírem altas perdas para a atmosfera, não é interessante que a adubação seja feita em um período seco. Sendo assim, a melhor situação para você produtor, é acompanhar a previsão de chuva de sua região, e fazer a distribuição do adubo de um a dois dias antes de uma pancada de chuva. Chuvas acima de 15 mm já são suficientes para dissolver os grânulos do adubo e assim fazer a incorporação no solo, reduzindo perdas e assim aumentando a resposta econômica.
Importante: não faça a aplicação em solo úmido, pois a umidade do solo não será capaz de incorporar o adubo no solo, e além disso aumentará o processo de perda para o ambiente.
Portanto, em resumo: a melhor situação para adubar seu pasto é aplicar o adubo em solo seco, e a aplicação ser seguida por uma pancada de chuva.
Distribuição uniforme na adubação nitrogenada
A distribuição do adubo no pasto também possui grande importância quando falamos em adubação. É necessária uma distribuição uniforme, para que o crescimento padrão do capim aconteça em toda sua área de pasto. Isso vai facilitar o manejo dos piquetes e o ajuste do número de animais em cada um deles.
Período de descanso
Após a correta aplicação do adubo, ainda é necessário tomar algumas precauções, como a vedação do piquete adubado. Quando adubamos, o capim demora alguns dias para começar a responder, e com isto devemos dar um tempo de descanso para a planta, retirando os animais por um período, até atingir uma altura desejada para iniciar o pastejo pelos seus animais.
Desta maneira, o capim possui maior resposta à adubação, pois conseguiu absorver o nitrogênio e com isso produzir maior massa de forragem, sem sofrer o estresse do pastejo neste período de crescimento, o que o torna mais vigoroso.
Registro de informações
Por fim, mas de grande importância também, é o registro das suas adubações. Isso garantirá maior controle desta operação e evitarão erros como uma adubação subsequente a outra, para propriedade com grandes áreas ou subdivididas em pequenos piquetes.
Além disto, ao final da estação chuvosa, podemos calcular a quantidade total de adubo por piquete, e o total da fazenda, facilitando o manejo do próximo período, tanto no momento da compra, quanto na aplicação, permitindo a cada ano o ajusto pelo proprietário.
Todo esse acompanhamento e registro de dados torna-se muito mais fácil com o uso de uma plataforma digital de gestão para fazendas de gado de corte como a JetBov. Isso possibilita planejamento e boa estratégia baseados em informações reais sobre a propriedade, uma vez que a JetBov possui integrada com a plataforma, o armazenamento de dados em nuvem, além de um aplicativo de campo que opera de forma offline durante a coleta de informações.
Garantindo o sucesso da adubação nitrogenada
Desta maneira, resumimos o manejo desta adubação principalmente parcelando a dose, seguido de uma boa aplicação, uniforme, em solo seco e com pancadas de chuva pós-aplicação. Sempre devemos deixar o pasto descansar, sem animais, nas semanas após a adubação, e claro, não se esqueça de registrar todas as adubações e quantidades. O registro de dados é fundamental.
Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!