A importância da vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal

Tempo de leitura: 10 minutos

Você realiza vacinação em suas novilhas contra a diarreia neonatal? Se você ainda não realiza esse manejo sanitário em suas novilhas ou até mesmo em suas vacas. Ou se você ainda não tem o conhecimento do motivo dessa prática que pode diminuir bastante a taxa de mortalidade de sua propriedade, continue a leitura conosco que esse assunto é muito importante, inclusive economicamente.

A diarreia neonatal é o maior problema sanitário dos primeiros dias de vida do bezerro. É uma das principais causas de mortes desses animais e, consequentemente, gera grandes perdas econômicas, devido à alta taxa de mortalidade.

Causas em novilhas da diarreia neonatal

Este problema sanitário é causado pela interação de fatores infecciosos como: bactérias, vírus, protozoários e parasitas, bem como, fatores não infecciosos  (a nutrição, o ambiente, o manejo e as condições sanitárias dos animais). A interação desses fatores ocasiona vários níveis de infecção e desidratação, que em muitos casos podem levar o animal a morte, gerando grandes prejuízos. Daí a importância da vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal.

A diarreia pode aparecer logo na primeira semana ou nas próximas semanas de vida, devido aos agentes infecciosos terem diferentes tempos de ocorrência no animal. As diarreias não acontecem apenas na fase neonatal, elas também ocorrem na outra parte da vida do gado. A maior preocupação está no período neonatal (0-30 dias de vida), que é quando esse animal não possui imunidade própria para conseguir se defender desses agentes infecciosos,

A importância da vacinação em novilhas contra a diarreia neonatalOs óbitos de animais com quadros mais severos de diarreia concentram cerca de 50% no período neonatal e 50% fora do período neonatal (30 a 8 meses de vida). A preocupação maior deve ser com os primeiros dias de vida desse animal, pois é quando acontece a parte fundamental do seu desenvolvimento que definirá toda a sua vida produtiva e também onde se concentra grande porcentagem de óbitos em um espaço tão pequeno de tempo.

Esses animais, nos seus primeiros dias de vida (até 30 dias, em média), estão desenvolvendo e multiplicando as células em seu corpo. Após esse período, não irão mais se multiplicar e apenas aumentarão de tamanho. 

Portanto, se o bezerro for acometido por algum agente infeccioso, neste período de vida, ele ficará debilitado, perderá nutrientes e perderá bastante líquido, o que irá atrapalhar demais essa multiplicação celular. Consequentemente, esse animal terá um menor número de células musculares, tendo um pior desenvolvimento em sua vida inteira. De modo que é imprescindível a vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal. 

Se este animal for comparado com outro de sua mesma genética, que não foi acometido por diarreia em seu período neonatal, irá apresentar resultados piores. Pois, o animal acometido com alguma diarreia em seus primeiros dias de vida, desenvolveu um problema na fase em que seu corpo estava se desenvolvendo e multiplicando suas células musculares que futuramente iriam aumentar de tamanho, conferindo maior volume muscular e maior rendimento de carcaça ao animal.

É bastante normal os animais terem diarreia por volta de 3 a 4 meses de idade, porém, nessa fase eles já estão com sua imunidade bem desenvolvida, estão bem nutridos e demonstrando um bom desenvolvimento. Com isso, podem resistir com mais facilidade a esses fatores infecciosos. O grande problema está no período neonatal que pode causar sequelas para a vida inteira.

Mas por que no período neonatal?

O maior cuidado é voltado para o período neonatal pelo fato do animal recém-nascido ter imunidade muito baixa, quase nula, devido a placenta da vaca não conseguir passar para a sua cria anticorpos (imunidade via placenta). Essa passagem de imunidade da mãe para o filho é chamada de imunidade passiva ocorrendo enquanto ele ainda não criou a sua própria. 

No caso dos bovinos, essa imunidade passiva é transmitida por meio do colostro – e ela só é absorvida com eficiência nas primeiras horas de vida, decaindo bastante a absorção após as 6 horas de vida.

A vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal é essencial?É muito importante a ingestão de no mínimo 2 litros de colostro (primeiro leite da vaca após o parto) até 6 horas de vida do bezerro, e mais 4 litros até as próximas 12 horas. Sempre devemos nos atentar a fornecer isso ao bezerro quando ele nascer. Seja de forma natural, ou artificial através de mamadeiras, ou sondas esofágicas.

Sem essa ingestão de colostro, o animal não irá absorver a imunidade passiva da mãe e ficará muito mais suscetível a esses agentes infecciosos, pois ele não terá defesa nenhuma. É recomendado transferir a vaca no pré-parto para um piquete separado, onde após o nascimento será possível observar se ocorreu essa colostragem de forma natural. Ou se necessário, realizar ela de forma artificial com a ordenha do colostro e o fornecimento dele via mamadeira para o bezerro.

E o que posso fazer para o colostro passar uma boa imunidade passiva ao bezerro?

É neste momento que entra a importância das vacinas contra as diarreias neonatal. Mencionamos em novilhas pelo fato delas passarem uma menor quantidade de imunoglobulinas (anticorpos) à sua cria. Isso não quer dizer que nas vacas não seja recomendado, se faz muito necessário, ainda mais em locais que sejam recorrentes os casos de infecções.

A aplicação no pré-parto se dá pelo fato de conseguirmos gerar uma maior resposta imune do animal prenhe através das vacinas. Esta resposta imune irá gerar uma boa quantidade de anticorpos para esse animal que ele irá conseguir passar em maior quantidade para a sua cria, gerando um colostro de melhor qualidade em questão de imunidade (*em questão nutricional é necessário uma boa nutrição da vaca prenhe, coisa que também influenciará bastante na quantidade e qualidade da imunidade passada a cria!!).

Isso não acontece apenas com a vacinação em novilhas contra diarreia neonatal, mas também com a de clostridioses e vermífugos, que são recomendados no pré-parto. Com isso, uma maior e melhor imunidade passiva passará para o bezerro, fazendo assim com que ele tenha uma resposta imunológica mais eficiente, caso entre em contato com esses agentes infecciosos. Isso pode diminuir drasticamente a taxa de mortalidade de animais neonatos.

Só preciso vacinar no pré-parto e meus problemas acabarão?

Não, infelizmente não será tão fácil assim. A vacina irá sim desempenhar um papel fundamental na proteção desses animais. Porém, como vimos no início do texto, as diarreias neonatais são a interação de dois fatores: infecciosos (bactérias, vírus, protozoários e parasitas) e não infecciosos (a nutrição, o ambiente, o manejo e as condições sanitárias dos animais).

Vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal reduz mortalidadeA vacina nas vacas e novilhas durante o pré-parto irá fornecer imunidade passiva para os bezerros combater os agentes infecciosos. O que irá fornecer uma boa imunidade ao bezerro é o aleitamento realizado de forma correta, considerando que a mãe obtém uma boa alimentação e nutrição. Sabemos que o leite da mãe possui traços de colostro até o seu 5º dia, para uma boa colostragem.

É importante fazer corretamente o aleitamento desses animais. O ambiente onde esses bezerros ficam deve ser um local seco e limpo, pelo fato de se ter uma maior ocorrência de casos de diarreias severas em bezerros que permanecem em locais úmidos. O espaço para eles deve ter boa condição sanitária. 

É importante isolar os animais doentes, para que não contaminem os demais. Isso é essencial para evitar um surto na propriedade. O ambiente em que este animal doente for ficar deve ser limpo constantemente para não agravar o quadro do animal e para não contaminar o local. Desta forma, o manejo deve ser feito de forma cautelosa.

O treinamento dos profissionais é fundamental, desde ter o cuidado para transferir o animal prenhe para um piquete com sombra e água limpa no pré-parto, como também, realizar a vacinação de forma correta, realizar a cura do umbigo do bezerro depois do nascimento com iodo e mata bicheira (manejo que evitará muitos problemas com esse bezerro), realizar uma boa colostragem, ficar atento aos sinais de diarreia nos bezerros e isolar esses animais dos demais – e também iniciar imediatamente o tratamento.

Animais acometidos devem ficar em local limpo e seco, com sombra e água limpa disponível. Não se deve retirar o leite da dieta desses animais, pensando que irá piorar o quadro de diarreia, o leite possui todos os nutrientes necessários para o bezerro nesse momento. Se possível, realizar suplementação com concentrado juntamente com o aleitamento. Pois, em alguns casos deve ser realizada a hidratação com soro através de mamadeiras ou sondas esofágicas, em outros casos mais graves é necessário a reidratação via intravenosa.

Outras dicas sobre vacinação em novilhas além da diarreia neonatal

Por que efetuar vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal?

  • A confecção de um banco de colostro na propriedade pode salvar os animais que por algum motivo não tiveram acesso ao colostro da mãe. Para isso, deve-se congelar o excedente de colostro. Isto é possível pelo motivo da vaca ou a novilha produzir mais do que os 4-6 litros de colostro que o bezerro irá ingerir nas primeiras horas de vida.
  • Este excedente pode ser congelado com a validade de até  1 ano em um congelador. Pode ser descongelado em banho maria para a utilização em algum animal que seja necessário. Dessa forma, podemos excluir o problema de uma eventual falta de colostro para ser ministrado em algum recém-nascido, evitando assim que esse animal fique sem imunidade alguma.
  • O ajuste da estação de monta de forma que concentre os partos nos meses de transição seca-águas, pode ajudar a diminuir a ocorrência de infecções nos bezerros – visto que há uma maior incidência dessas diarreias nos meses mais úmidos. Ajustando a estação de monta, os bezerros nascerão em meses com menor umidade e em curto espaço de tempo, estarão comendo um pasto de melhor qualidade que logo virá a brotar – e assim esses bezerros terão uma melhor nutrição.
  • Podemos compreender que a vacinação das novilhas e vacas no pré-parto, é fundamental para um bom compartilhamento de anticorpos da mãe para a cria – o que irá ajudar bastante a diminuir a taxa de mortalidade desses animais nesse período.

Também se faz necessário termos um bom manejo com os bezerros. Então é fundamental avaliarmos essas ferramentas para podermos obter o melhor resultado em nossa cria, para que esses animais consigam desmamar com um bom peso e um bom desenvolvimento. O que será decisivo para um bom rendimento na vida desse animal.

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

1 comentário


  1. Boa noite! Show de bola o artigo sobre diarréia neonatal. Parabéns!
    Como faço pra baixar? Tem essa opção? Ou é apenas para leitura mesmo? Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *