Como fazer desmame, manejos nutricionais e sanitários com a JetBov?

Tempo de leitura: 6 minutos

O planejamento do desmame é realizado antes mesmo do nascimento do bezerro, e a decisão do momento ideal para o desmame é variável conforme a propriedade, mas geralmente se dá por idade e/ou peso, por volta dos 7 a 8 meses e, em torno de  200 kg. Por isso da importância de se atentar sobre como fazer desmame, manejos nutricionais e sanitários na pecuária de corte. 

Atualmente, visando a precocidade dos bezerros à desmama, busca-se antecipar a idade e aumentar o peso dos bezerros desmamados. Mas, vale lembrar que para obter níveis de produtividade mais elevados, além de adoção de novas tecnologias em manejos reprodutivos e da realização dos manejos dos bezerros com técnicas adequadas, é necessário ter como base o gerenciamento dos indicadores produtivos, para a tomada de decisão e realização de ajustes finos, caso necessário.

Desmame, manejos nutricionais e sanitários: veja como fazer com a JetBov

É muito importante cruzar os dados de idade X peso, pois a partir deles temos embasamento para a decisão de desmamar ou não o animal. Em muitos casos, os animais não estão desempenhando conforme o esperado, e neste caso deve-se ajustar algo no manejo, ou, em contrapartida, podem estar indo tão bem que podemos até mesmo realizar uma desmama precoce, e diminuir o ciclo, antecipando a recria, pois os animais atingem o peso antes da idade esperada. 

JetBov disponibiliza dados gerenciais para embasar o momento de desmame

Mas, para garantir assertividade, precisamos de dados. Com a tecnologia JetBov, que é uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte composta do aplicativo de campo, que, entre outras funcionalidades, dispõe de coleta de dados automatizada e funciona sem a necessidade de internet; e o armazenamento de dados em nuvem, que possibilita gerar relatórios com dados atualizados e precisos, de qualquer lugar, a captação dessas informações torna-se muito mais prática e rápida.

Relatório de listagem de animais:

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários na pecuária de corte como fazê-los com a JetBov

Tela de relatórios JetBov

Muitos manejos são realizados desde o nascimento até o momento de desmamar os bezerros, sendo de suma importância ter o histórico de todos eles para decisões futuras, como o próprio manejo de desmame, comercialização ou descarte, e também, como diferencial no momento da venda do animal, seja esta venda do bezerro desmamado se você realiza cria, ou dos animais para reposição se realiza o ciclo completo.

Histórico da ficha dos animais e gestão nutricional

Utilizando a JetBov para o gerenciamento de sua propriedade, além do registro dos manejos, você tem acesso aos históricos da ficha dos animais, tanto via plataforma quanto via aplicativo de campo, para realizar as conferências:

Plataforma Web – Ficha do animal:

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários com a JetBovAplicativo de campo – Ficha do animal:

Tela ficha do animal no aplicativo de campoComo fazer desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários com a JetBov

Também é fundamental  atentar-se que, de nada adianta ter estruturas tecnológicas e investimentos em genética, por exemplo, se não são realizados os manejos básicos. E, destacamos entre os estes manejos para os bezerros, a nutrição e sanidade, como a base para garantir animais de qualidade. Atente-se sempre: desmame, manejos nutricionais e sanitários são fundamentais.

O importante, em se tratando de manejo nutricional, é garantir que a vaca tenha condição corporal adequada para fornecer o leite de qualidade aos bezerros. E o bezerro, além do leite, deve consumir uma forragem de qualidade, somada ao suplemento ajustado à sua categoria animal, permitindo seu máximo desempenho. 

Visando ter animais produtivos mais  rapidamente, principalmente em termos de maior peso ao desmame e obtenção de uma maior relação de desmame, tem sido muito comum a suplementação nutricional dos bezerros.

Com a solução JetBov, fica fácil tanto informar o fornecimento nutricional, quanto acompanhar os dados de qual suplemento e a quantidade do que se está fornecendo:

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários na pecuária de corte como fazê-los com a JetBovAplicativo JetBov de campo

Via aplicativo de campo, de forma offline, sem a necessidade de acesso à internet, no momento do fornecimento nutricional a campo, é possível já realizar o registro, mesmo que os bezerros estejam separados das mães, selecionando apenas o lote destes animais:

Tela de acompanhamento nutricional Ao chegar em um local com internet, o responsável pelo fornecimento nutricional pode enviar as informações para que seja feita a conferência dos dados do manejo nutricional e a garantia deste registro. Esta etapa é de suma importância para avaliações futuras e também para composição do custo de produção dos animais: 

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários na pecuária de corte como fazê-los com a JetBov

Registro de informações nutricionais na JetBov

Registros sanitários na palma da mão

Os manejos sanitários realizados de forma correta e dentro do cronograma sanitário, vão ditar o desenvolvimento do animal e podem evitar prejuízos futuros. É importante garantir os registros de toda vacinação e vermifugação, bem como a aplicação de alguma vitamina ou até mesmo medicamentos, caso necessário. Este processo, além importante para a apresentação de relatórios para os órgãos de defesa sanitária, comprova que seus animais estão saudáveis e com protocolos sanitários em dia, e isso pode ser um diferencial na hora da venda.

Com a tecnologia JetBov, também é muito simples registrar e acompanhar os manejos sanitários:

Registros sanitários na JetBov

Com mapas sanitários e listagem de animais manejados e não manejados, é possível verificar quais bezerros receberam tal medicação/vacina em determinada data

Auxílio completo para o momento do desmame

Chegado o momento de realizar o desmame, o planejamento deve continuar, e para verificar quais as matrizes e bezerros devem ir para o curral para o manejo, relatórios de histórico reprodutivo e situação reprodutiva podem te auxiliar na organização. Bem como a busca por animais nascidos em períodos determinados, que pode ser realizada também em alguns relatórios.

Relatório com listagem de matrizes lactantes:

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários na pecuária de corte como fazê-los com a JetBov

Relatório de animais nascidos no período:

Relatório de animais nascidos no período

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários na pecuária de corte como fazê-los com a JetBov

No momento do desmame é importante realizar e registrar a correta apartação dos lotes, pesagem dos animais e reidentificação, caso seja necessário. E, você sabia que todos estes manejos podem ser controlados no aplicativo JetBov de campo? É possível até mesmo incluir fotos dos animais recém apartados de suas mães:

Dados precisos e seguros para embasar a tomada de decisão na pecuária de corte

Dados precisos e seguros para embasar a tomada de decisão no tocante a desmame, manejos nutricionais, sanitários e outros

Garantidos os registros, têm-se os dados para embasar as análises e avaliar se todo o manejo realizado, desde antes do nascimento, foi efetivo e conseguiu atingir o desempenho esperado de ganho de peso dos bezerros.

Em um único relatório, você pode acompanhar todos estes dados, tanto de produtividade quanto de custo de produção dos animais, para avaliar a rentabilidade e até mesmo a viabilidade dos manejos realizados:

Relatório de acompanhamento na JetBov

Desmame, manejos nutricionais e manejos sanitários usando a JetBov

Não existe uma fórmula única, mas sabemos que frente ao cenário atual é imprescindível entregar bezerros de qualidade para o mercado. Além dos manejos, a gestão se torna cada vez mais essencial para o sucesso da pecuária, e a JetBov vem empoderando pecuaristas que buscam melhorar seus indicadores e seus lucros com base em dados, não só apenas no tocante a como fazer desmame, manejos nutricionais e sanitários. 

Ficou interessado na tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e TESTE GRATUITAMENTE A NOSSA SOLUÇÃO, de forma personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.