Dicas para uma gestão de funcionários eficiente na pecuária de corte

Tempo de leitura: 4 minutos

Dicas para uma gestão de funcionários eficiente na pecuária de cortePara impulsionar a produtividade e lucro da sua fazenda de gado de corte, o pecuarista precisa planejar e tomar decisões conscientes, visando aumentar a competitividade e otimizando a utilização dos recursos, entre eles, a equipe de colaboradores.

Com base nisso, é importante que o produtor veja o time como um fator essencial para o sucesso da fazenda, e realize o gerenciamento da mão de obra de forma inteligente, através da capacitação do pessoal e atribuição de responsabilidades. 

Para facilitar a distribuição de tarefas, e por consequência o acompanhamento de desempenho, as empresas rurais normalmente dividem a mão de obra em níveis. São eles: Estratégico, Gerencial e Operacional. 

Quais as características de cada nível?

O nível estratégico é composto pelos proprietários e diretores responsáveis pelos assuntos globais da empresa. Esses profissionais traçam planos e projetos, baseados nas oportunidades de mercado e nas metas do proprietário. São eles que tomam as decisões de gestão da fazenda.

O nível gerencial é ocupado por técnicos, administradores ou gerentes. Responsáveis pelos planos de ações diários, semanais ou mensais, com o intuito de alcançar os objetivos traçados pelo estratégico, eles definem as diretrizes da fazenda. Em questão de hierarquia, esses profissionais respondem aos de nível estratégico.

Já o nível operacional é responsável pela execução das tarefas, realizando as operações diárias definidas pelo nível gerencial. Esses profissionais respondem diretamente aos de nível gerencial, e indiretamente aos de nível estratégico. 

Imaginando essa divisão em um cenário prático, podemos usar como exemplo o proprietário (nível estratégico) que traça a meta de ampliar a produção de arrobas na propriedade, o técnico (nível gerencial) define uma série de ações para alcançar esse resultado e o vaqueiro (nível operacional) executa essas ações na fazenda. 

Planejamento e gestão de equipe baseada em níveis:

Qual o melhor software para tornar a minha fazenda mais tecnológica e lucrativa? Planejar é projetar um conjunto de ações para atingir uma meta definida, projetando possíveis cenários  e soluções em busca de resultados concretos. Aplicando o planejamento estratégico à gestão de equipes baseada em níveis, obtemos as seguintes opções de organização:

  • Estratégico: 

Normalmente é feito um plano de longo prazo,  baseado em uma visão global de mercado, definindo objetivos em escala de tempo (por exemplo, meta anual x meta para 5 anos). Além disso, esse nível é responsável pela definição do valor a ser investido e quais as prioridades de injeção de capital para o retorno financeiro programado.

  • Gerencial: 

O planejamento é baseado em metas de curto prazo,  mensais, por exemplo, construindo o caminho para alcançar a meta de longo prazo. Esse nível é responsável pela alocação de recursos, sempre visando a melhor maneira de realizar os planos estipulados pelo nível estratégico, de maneira lucrativa.

  • Operacional: 

São planejadas as atividades diárias e a maneira como serão executadas pelos colaboradores.

Outros pontos importantes na gestão de funcionários na fazenda:

A boa gestão de equipes leva em conta a análise individual de cada funcionário, identificando os colaboradores que não se alinham com a cultura da empresa, e também os profissionais que necessitam de capacitação e treinamento para melhor executar suas tarefas. Além disso, é necessário um olhar atento aos pontos fortes de cada indivíduo, para melhor direcioná-los nas tarefas diárias, e também para ações de reconhecimento para um bom desempenho.

Toda essa estruturação, definindo o papel e as funções das pessoas dentro de cada atividade da propriedade, gera uma otimização no acompanhamento de resultados, além da definição clara de responsabilidades. A longo prazo, isso reflete diretamente na lucratividade da propriedade, transformando toda a criação em um sistema mais eficiente e produtivo.

Uso da tecnologia para otimizar o investimento em mão de obra

Emissão de gráficos e relatórios pela JetBov é outro grande auxílio na gestão das finançasCom o uso de uma plataforma de gestão para pecuária de corte, como a JetBov, o pecuarista tem controle de todo o valor investido em mão de obra na sua fazenda, seja com profissionais fixos, ou mesmo prestadores de serviços, como médicos veterinários, zootecnistas e consultores técnicos.

Além disso, o software de gestão oferece a automatização de processos, que torna alguns manejos e tarefas administrativas mais rápidas, economizando o valor gasto em horas de trabalho. Um exemplo disso é a coleta de dados de manejo, como pesagem, vacinação, entre outros, que pode ser feita através de um aplicativo de campo, de forma rápida e automatizada, sem a necessidade do uso de internet.

Além disso, existe a sincronização automática desses dados dentro da plataforma, permitindo que o pecuarista observe gráficos e relatórios de forma rápida e de qualquer lugar, otimizando o tempo dispensado na tomada de decisão e ampliando a lucratividade do negócio.

Conheça a plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov. Peça agora mesmo uma demonstração personalizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *