Vantagens da ILPF na pecuária de corte

Tempo de leitura: 5 minutos

A ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), ou Sistema Agrossilvipastoril, é um sistema que une três fatores em uma mesma área (árvores consorciadas com cultivos agrícolas e pecuária). Essa estratégia produtiva vem crescendo dentro do nosso país e traz uma série de vantagens para a pecuária de corte.

Quais as vantagens da ILPF?

Vantagens da ILPF na pecuária de corteO ILPF é um sistema intensificado, onde cada tipo de criação beneficia-se uma da outra, trazendo resultados positivos produtivos e financeiros para a fazenda.

A implantação da ILPF permite a melhor  utilização da terra na propriedade, aproveitando o solo durante todo o ano, o que também proporciona maior geração de empregos.

Outra vantagem é o ganho econômico, pois na mesma área, há a comunicação entre três fatores (lavoura, pecuária e floresta), o que leva ao aumento da produção, redução do custo produtivo e a possibilidade de lucro em mais de um negócio simultaneamente. 

Em relação aos benefícios para o meio ambiente, devido a esse melhor aproveitamento da área, existe  a redução do desmatamento. Além disso, a ILPF gera o aumento da matéria orgânica do solo, melhora as condições para desenvolvimento dos microrganismos, proporciona maior infiltração da água, diminui a umidade e a erosão, além de obter um maior sequestro de carbono. 

Todos os três sistemas se beneficiam da integração:

Uma das maiores vantagens que esse sistema proporciona é a conservação do ambiente e a recuperação de áreas degradadas. Bem diferente dos sistemas convencionais, a ILPF no uso da terra, apresenta uma maior sustentabilidade. 

As lavouras vão se beneficiar do capim devido à palhada do mesmo, quando esparramada, e das raízes das forrageiras que induzem a descompactação do solo. Devido a utilização de insumos nas lavouras, os mesmos são lixiviados para camadas mais profundas das forrageiras e árvores, que possuem alto enraizamento, além de aproveitarem o nitrogênio que é contido nas leguminosas. Com isso, toda essa disponibilidade de nutrientes para os capins, faz com que eles possuam uma maior qualidade e maior produção para os animais desempenharem melhor.

A alternância de culturas no sistema, altera a atividade das pragas, doenças e plantas daninhas, o que favorece todo o manejo do sistema.

Em relação ao bem-estar animal, quando os animais passam pelo estresse térmico ou até mesmo outras condições semelhantes, podem apresentar redução do desempenho e saúde. Quando a temperatura está alta, eles não se alimentam devidamente e o alimento também não é utilizado de forma correta, pois o animal converterá a sua energia para chegar no equilíbrio térmico, gastando muito essa energia para a sua mantença, ou seja, o seu sustento, e não para produzir, o que consequentemente afetará na produção causando prejuízos ao produtor. Com isso, devido a implementação de árvores no sistema ILPF, os animais têm o benefício de um maior conforto térmico, o que impacta positivamente no bem-estar animal. Isso porque, a sombra auxilia no processo de equilíbrio térmico, evitando que estes animais gastem muita energia para regular sua temperatura, reduzindo a carga térmica em 30% ou mais. O mesmo fenômeno acontece no frio, protegendo os animais de geadas e do vento.

Além disso, esses animais irão comer bem e haverá uma diminuição da emissão de gases do efeito estufa, principalmente devido a uma pastagem bem feita e pelo sequestro de carbono feito por essas árvores implementadas no sistema.

Quais os principais desafios da ILPF?

Quais os principais desafios da ILPF?Esse sistema, mesmo que venha crescendo aos poucos, ainda apresenta muita resistência perante alguns produtores devido à questões de permanência das suas tradições e a necessidade de aderir ao uso de tecnologias para que o sistema funcione de forma adequada.

É imprescindível que haja bastante dedicação e principalmente qualificação por parte de todos que trabalham na propriedade, pois esse sistema é mais complexo.

Devido a diversificação na área abrangendo 3 sistemas, é necessário que se realize um maior investimento financeiro para as atividades, o que gera bastante empecilho para alguns produtores que optam não investir devido a falta de capital suficiente para tal.

O retorno dessas atividades, principalmente o sistema florestal, varia de médio para longo prazo, o que torna mais desafiante ainda para o produtor investir, pois o mesmo precisa de lucro e bons resultados.

Há também poucos incentivos e estímulos para implementação dos sistemas de integração, o que está ainda em desenvolvimento. 

A importância do planejamento para a implantação da ILPF

É bastante importante que o produtor faça um planejamento antes de implementar o sistema de ILPF dentro da sua propriedade. É imprescindível que se conheça a região, que faça a análise do solo para haver uma correção prévia antes da implantação, além de escolher devidamente as espécies de forrageiras que serão utilizadas para se adaptarem a todas as condições.

Quando for colocar os animais na propriedade, ficar atento a superlotação, pois isso pode impactar negativamente o sistema. 

A importância do planejamento para a implantação da ILPF Na implantação das árvores, é necessário atenção nos espaçamentos, evitando o sombreamento exagerado, pois isso pode prejudicar a incidência de luz para as lavouras e passagens, trazendo consequências.

Contudo, não há uma fórmula mágica! O ideal é conhecer a propriedade e os sistemas a serem integrados, para no final garantir sucesso. 

Quanto mais fatores o pecuarista conhecer da sua fazenda, menos surpresas terá no futuro. E claro, fazer uso de uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte como a JetBov, auxilia nesse monitoramento da propriedade, permitindo a gestão da técnica de ILPF na fazenda.

Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *