Como uma boa gestão de pessoas pode influenciar nos resultados da fazenda?

Tempo de leitura: 8 minutos

O pecuarista que busca obter melhores resultados na sua pecuária de corte precisa ter um controle real da fazenda e dos processos executados na mesma. Isso se reflete também na boa gestão de pessoas na propriedade. Garantir que os colaboradores estão entregando os resultados que lhe foram solicitados, e que a fazenda possui uma boa gestão do recurso humano, pode impactar diretamente o sucesso do negócio.

Boa gestão de pessoas pode influenciar nos resultados da fazendaNão temos como negar que o sucesso de uma empresa é totalmente ligado ao engajamento da equipe que a forma, tendo isso em mente, a boa gestão dos funcionários é a chave para grandes resultados e grandes lucros. Hoje em dia, apenas pagar o salário do funcionário todo mês não funciona mais, na verdade nunca funcionou, porém antes a oferta de mão-de-obra era maior que a demanda, então, mesmo com um ambiente de trabalho longe do ideal, o funcionário continuava ali por conta da falta de serviço. No entanto, isso não cabe mais no cenário atual, ainda mais considerando toda a tecnificação do campo e a grande evasão dos funcionários do campo para a cidade.

Fica claro a necessidade de uma boa gestão de funcionários no campo, visando motivar, escutar, reconhecer habilidades, engajar, treinar e reter esse profissional na propriedade. É necessário liderar, e não “chefiar”, alterando o jeito da antiga gestão e entendendo as necessidades de seus colaboradores e como equilibrá-las com as demandas da empresa. 

O ponto chave desse novo modelo é a gestão do capital humano, através do engajamento dos profissionais dentro da sua área de atuação, para que se sintam motivados e entreguem um resultado muito melhor, torcendo pelo sucesso da empresa,.

Abaixo vamos apresentar alguns pontos de como trabalhar a manutenção dessa motivação e engajamento entre os colaboradores:

Comunicação

A comunicação é o ponto chave dentro de um bom ambiente de trabalho. Facilitar a comunicação dos colaboradores com os líderes ajuda a identificar problemas no meio do processo, e medir o clima entre os colaboradores e a empresa. Ouvindo os profissionais é possível colher ideias e implantar melhorias dentro da propriedade. 

Hoje em dia, ter opinião e ser ouvido dentro do local de trabalho pode pesar mais do que um salário maior, fazendo com que o funcionário se sinta parte dali.

Esse canal de comunicação entre colaborador deve ser efetivo dos dois lados, dando a oportunidade do colaborador opinar em processos, ideias de melhorias, reclamações, e outros assuntos, e da mesma forma, o líder oferecer feedbacks, elogiando o trabalho bem feito, e também apontando os erros, mas sempre com ideias de melhorias, o motivando a fazer cada vez melhor.

Treinamento

Dicas para uma gestão de funcionários eficiente na pecuária de corteMuitas das vezes, quando uma meta ou serviço não é entregue como solicitado, causa o sentimento de tristeza, desmotivação e impotência no colaborador, por não ter conseguido entregar aquilo que lhe foi solicitado. Esse fato faz com que ele se sinta inseguro, que pode ser demitido pelo fato de não conseguir realizar tal tarefa, e muitas das vezes isso realmente acontece. No entanto, cabe ao líder identificar se o profissional foi corretamente treinado para essa demanda. 

Será que toda a culpa é do colaborador por não conseguir fazer, ou do líder por não ter ensinado o modo correto de como se faz? 

É nesse momento que a comunicação e bom relacionamento com o colaborador se faz necessário. Conversar com o profissional, entender suas necessidades, identificar as dificuldades e os pontos fracos, ensinando para que ele evolua junto com a empresa.

Principalmente na empresa rural, devido a falta de mão de obra qualificada,  é importante garantir a retenção de profissionais, e o treinamento em si motiva o funcionário, o faz sentir que a empresa se preocupa com ele e quer que ele evolua. Então, o trabalho do líder é identificar as falhas dos funcionários e ensinar corretamente, dar treinamentos, identificar os pontos fortes e fracos de cada um e remanejá-los para funções que mais combinem com suas habilidades. 

Criar indicadores de eficiência pode ser uma boa opção para identificar pontos fracos na equipe e propor mudanças para melhorar todo o processo e também evoluir profissionalmente cada colaborador em cada ponto fraco.

O treinamento é essencial, afinal não adianta termos maquinários super avançados se não tivermos colaboradores treinados para manipulá-los, e sem sombra de dúvidas treinar é mais compensatório do que demitir e contratar.

Retenção de Talentos

Muitos gestores temem treinar o funcionário e ele sair da propriedade. No entanto, um funcionário incapaz de realizar suas demandas é mais custoso para a empresa, do que um funcionário que pode partir.

É importante investir em outros pontos que podem manter o funcionário realizado na fazenda, trabalhando a motivação, através da comunicação clara e aberta, identificando possíveis melhorias no processo e as necessidades dos colaboradores.

Fazer com que se sintam sólidos em seu serviço e trabalhar o engajamento desses colaboradores, através de estratégias como por exemplo prêmios, bonificações, aumentos, comissões, planos de carreira, benefícios, festas, viagens, reconhecimento, elogios, qualidade de vida, pode fazer despertar o melhor desempenho dentro de cada colaborador.

Mostrar o objetivo da empresa, dividi-lo em metas e identificar onde é a posição de cada colaborador dentro desse objetivo faz com que o colaborador entenda seu lugar na empresa e crie um desafio próprio de cada dia dar o seu melhor dentro da sua função, entendendo seu papel dentro da missão da empresa.

Esse desafio faz com que esse colaborador evolua cada vez mais nessa função, fazendo o mesmo trabalhar com felicidade e segurança.  

Trabalho em Equipe

Podemos concordar que com certeza é mais fácil se chegar a um bom resultado com cooperação do que sozinho não é mesmo? O trabalho em equipe além de facilitar todo o processo de conclusão de tarefas, ainda ajuda a melhorar o ambiente de trabalho com a interação entre os colaboradores.

É trabalho do líder promover o trabalho em equipe e o bom ambiente, intermediando conflitos e ouvindo sugestões, o líder acompanha o desenvolver das tarefas do dia-a-dia e pode guiar e implantar melhorias nos processos, facilitando todo o serviço aos colaboradores e assim melhorando as condições de trabalho.

Benefícios

Promover o bem estar do funcionário, não só dentro do serviço, mas também na vida pessoal, ainda mais no meio rural onde os colaboradores muitas das vezes residem na empresa, também é importante.

Pensar em benefícios, como plano de saúde, transporte escolar pros filhos dos colaboradores, transporte rotineiro para a cidade, confraternizações e diversas outras bonificações podem ser atrativos para cativar ainda mais os colaboradores, fazendo com que cada dia eles possuam um desempenho melhor.

Mas o que a empresa vai ganhar com isso?

Identificar o que a empresa vai ganhar com isso não é nada difícil. Em qualquer área da empresa que observarmos um funcionário feliz, ele estará produzindo e trazendo mais pra empresa do que um desmotivado. 

Podemos observar no manejo com os animais, onde um funcionário desmotivado estressa os animais, fazendo com que esses animais percam desempenho. Um outro exemplo é nas perdas de estoque, nos acidentes e nos retrabalhos que são tão mais recorrentes quando se tem um time desmotivado.

Pastejo rotacionado na fazenda de pecuária de cortePor exemplo, ao realizar os manejos de pastejo rotacionado, que exigem precisão, como por exemplo realizar medição de alturas e manejar o gado nas alturas certas do pasto. Um outro exemplo é relacionado aos manejos nutricionais, onde um funcionário desmotivado não se importa em fornecer na quantidade certa ou não se preocupa com o estado do alimento no cocho, levando em consideração que, quando o assunto é nutrição, qualquer falha pode gerar grandes prejuízos financeiros dentro da propriedade, pois o lucro vem quase 100% da nutrição correta, e um funcionário desmotivado pode estar por trás de todo esse problema.

A pecuária evoluiu, e com isso a maneira de lidar com os funcionários também evoluiu. Se queremos cada vez mais conquistar novos patamares, devemos começar a pensar em promover um bem estar entre os colaboradores e mostrar que o sucesso da empresa depende deles e ele também vai crescer e ser valorizado pelo seu trabalho.

Quer saber mais sobre o tema? Confira o vídeo:

Quer aproveitar e saber mais sobre o software de gestão JetBov, que oferece a automatização de processos, que torna alguns manejos e tarefas administrativas mais rápidas, economizando o valor gasto em horas de trabalho?

Saiba como é feita a coleta de dados de manejo, através do nosso aplicativo de campo, de forma rápida e automatizada, sem a necessidade do uso de internet. Peça agora mesmo uma demonstração personalizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *