Você verá nesse artigo:
Tempo de leitura: 4 minutos
A pecuária de corte é uma atividade que demanda gestão e controle rigorosos para garantir a lucratividade e sustentabilidade do negócio. Neste contexto, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) e o controle de custos emergem como ferramentas essenciais para a eficiência da gestão da propriedade.
O que é o LCDPR?
O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) é uma obrigação fiscal introduzida pela Receita Federal do Brasil, destinada aos produtores rurais que operam como pessoa física.
O objetivo é digitalizar a forma como as informações financeiras e contábeis são apresentadas ao fisco, aumentando a transparência e facilitando a fiscalização. Produtores com receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões são obrigados a adotar o LCDPR, detalhando vendas da produção, investimentos, gastos com insumos, serviços contratados, maquinário, despesas operacionais, entre outros.
Quer saber mais sobre o LCDPR? Confira o kit de conteúdos que a SCADIAgro preparou para você:
Clique aqui para baixar!
Por que o Controle de Custos é Crucial na Pecuária de Corte?
Uma pesquisa realizada pela Embrapa em 2018 com mais de 1600 pecuaristas apontou que a maior preocupação do pecuarista brasileiro é a gestão dos custos da produção, representando quase 60% dos entrevistados.
Os produtores tendem a dar muita atenção aos índices de produtividade ou zootécnicos e praticamente desprezar os custos efetivos incorridos. Este desconhecimento, somado à duração maior do ciclo e incertezas sobre os preços de venda, geram um desafio muito grande para o produtor rural para conseguir saber qual é de fato o lucro que ele está tendo.
Além disso, a falta da gestão de custos dificulta o pecuarista a identificar onde existem oportunidades para otimizar sua produção, impossibilitando a tomada de decisões mais integradas considerando não apenas índices zootécnicos mas também econômicos para conseguir o melhor resultado.
O controle de custos na pecuária de corte é vital para o sucesso do negócio. Entender onde e como os recursos estão sendo alocados permite ao produtor rural tomar decisões baseadas em dados, otimizar operações e maximizar lucros. Sem um controle de custos efetivo, é desafiador determinar a rentabilidade de diferentes lotes de animais ou avaliar a eficácia de estratégias de alimentação e manejo.
Para efetuar o cálculo do custo de produção, antes é preciso estabelecer todos os custos do negócio de gado de corte, que compreendem:
- Custos diretos: todas as despesas relacionadas diretamente com a produção da carne bovina na fazenda. Por exemplo: alimentação do gado, pasto, medicamentos e vacinas, equipamentos para manejos sanitários e para inseminação, entre outros;
- Custos indiretos: todas as despesas necessárias para a operação da propriedade mas que não podem facilmente ser apurados de maneira direta a produção e dessa forma são rateados, ou seja, dividido entre os animais produzidos. Por exemplo: , materiais de limpeza, mão de obra, energia elétrica, reparos e manutenção em geral, frete, material de escritório, entre outros.
Realizar o cálculo do custo de produção permite ao pecuarista identificar o lucro da atividade pecuária; reduzir custos controláveis; definir o preço e o melhor momento para a venda dos animais; planejar e tornar mais assertivas e rápidas as tomadas de decisões dentro da propriedade.
Quer se aprofundar no tema? Assista ao nosso webinar!
Maximizando a Eficiência na Pecuária de Corte: A Integração entre JetBov e SCADIAgro
A parceria entre JetBov e SCADIAgro, através da integração das duas plataformas, permite utilizar as poderosas soluções da JetBov na gestão da operação da pecuária de corte aliado a robustez nas apurações fiscais e recursos financeiros do SCADIAgro, proporcionando uma solução abrangente que atende às necessidades de gestão zootécnica, financeira e fiscal da pecuária de corte. Essa integração permite que os dados fluam sem esforço entre os sistemas, garantindo que todas as informações estejam sincronizadas e acessíveis em uma única plataforma.
Principais Funcionalidades disponíveis no sistema SCADIAgro:
- Importação de notas de compra, além de atender a parte financeira e fiscal (LCPDR) no SCADIAgro. Já fica disponível como custo e estoque.
- Controle de manejo e estoque de animais em lote.
- Controle de estoque insumos (ração, medicamento, vacinas) e apropriação individual, ou em Lote.
- Custos indiretos apropriados ao custo dos bovinos.
- Emissão de nota de venda com baixa do rebanho.
- Análise de resultado da pecuária unificado com outras atividades como grãos.
- Controle financeiro, importação de lotes dos bancos, e conciliação bancária.
- Complementar todas as obrigações fiscais do pecuarista. Imposto de renda e LCDPR.
Quer saber mais sobre a integração? Peça uma demonstração personalizada!