Creep feeding: uma boa opção para melhores índices zootécnicos na fase de cria?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já ouviu falar sobre creep feeding? Esse sistema é uma opção para você, pecuarista, suplementar seus bezerros sem apartá-los da mãe. A técnica é utilizada para o desmame de bezerros mais pesados e encurtar a fase de aleitamento de seus animais.

Neste artigo, trazemos explicações e orientação para te auxiliar na adoção desta técnica em sua fazenda de pecuária de corte. A seguir, entenda quais os benefícios, vantagens e ainda como aplicar a técnica de creep feeding corretamente na propriedade.

Creep feeding: benefícios, vantagens e como utilizar

O objetivo do creep feeding é fazer com que o bezerro inicie o consumo de alimentos sólidos e concentrados de uma forma mais uniforme, garantindo assim um desenvolvimento ruminal adequado ao animal.

Além desses benefícios, já foi identificado uma melhora na eficiência reprodutiva da matriz, o que pode melhorar e muito a taxa de concepção do seu rebanho, e alavancar a produtividade de sua fazenda.

Creep feeding: benefícios, vantagens e como utilizarPara utilizar esta técnica, o pecuarista precisa ter em sua fazenda uma área cercada – de madeira ou arame – com uma pequena passagem para a entrada. Devido ao tamanho dessa passagem, a matriz não tem acesso ao cocho, sendo ele então utilizado exclusivamente pelos bezerros. Se você tem bezerros de diferentes idades em sua fazenda de gado de corte, a dica é fazer mais de uma área para o creep feeding, construindo cercas de tamanhos diferentes, ideais para a idade dos animais.

O fornecimento no cocho é realizado com alimentos concentrados, os quais devem ser devidamente balanceados por um nutricionista, e geralmente tem vitaminas e minerais em sua composição.

Quais as vantagens e benefícios do creep feeding para os bezerros?

Adotar o creep feeding na fazenda, auxilia no manejo dos bezerros, garantindo a eles um desenvolvimento adequado e produtivo para o negócio de bovinocultura de corte. As vantagens e benefícios desta técnica são:

  • Um maior crescimento do animal durante o aleitamento, desmamando animais mais pesados e precoces;
  • A eficiência alimentar dos animais é melhorada;
  • Desenvolvimento mais precoce do sistema digestório dos animais, permitindo assim um estresse menor na desmama;
  • Como o bezerro mama menos, o escore de condição corporal da matriz fica mais adequado, e com isso aumenta a eficiência reprodutiva das matrizes;
  • Não é necessária uma grande mão de obra para ser executada;
  • Padronização do lote.

Por que adotar esta técnica na fazenda de gado de corte?

A tabela abaixo mostra a necessidade total de Mcal ED/dia que um bezerro necessita em relação à sua idade em meses X o suprimento fornecido pelo leite materno:

Por que adotar creep feeding na fazenda de gado de corte?

Através da tabela, é possível ver que a quantidade de energia fornecida pelo leite materno ao bezerro é suprida apenas em seu primeiro mês de vida. Sendo assim, seus animais necessitam de outra fonte de alimento para que atinjam o máximo em ganho de peso até serem desmamados.

Além disso, os animais ruminantes nascem com o rúmen afuncional. Ou seja, ele necessita povoar o órgão com microrganismos a fim de garantir um desenvolvimento mais acelerado do sistema digestório.

Para que esse povoamento aconteça da forma mais rápido possível, você deve fornecer a seus bezerros, alimentos sólidos de boa qualidade, principalmente forrageira. Combinados o pasto de boa qualidade e a suplementação com ração, o desenvolvimento do sistema digestório de seu animal será maximizado.

Com um bom ambiente ruminal, seus bezerros irão aproveitar melhor os alimentos fornecidos a ele, transformando em carne, que é o produto alvo no gado de corte.

Você, pecuarista de ciclo completo ou produtor na fase de cria, sabe da importância de quilos de bezerros desmamados/vaca/ano, por isso o creep feeding pode ser uma ferramenta importante para você maximizar seus lucros. Visto que com a estratégia bem realizada, seus animais ficam menos tempo na propriedade, aumentando a rotatividade da fazenda, diluindo os custos fixos e aumentando a lucratividade do sistema.

Posso adotar o creep feeding em minha fazenda?

A resposta é: depende! Para que o creep feeding possa ser utilizado em sua fazenda de gado de corte, deve ser levado em consideração o seu nível tecnológico, sua escala de produção, e a finalidade do produto que você quer alcançar. Isso porque se não for avaliado da forma correta, a técnica pode ser inviável.

Outros fatores que são importantes para a adoção da técnica por você produtor, é a qualidade genética de seu rebanho, a oferta de pastagem em qualidade e quantidade e o preço dos insumos na região em que sua fazenda se encontra. Ainda, você deve dispor das instalações necessárias, que são o cocho e a cerca para isolamento das matrizes.

Posso adotar o creep feeding em minha fazenda?

Caso você seja um pecuarista de ciclo completo, deve analisar onde será feita a recria destes animais, pois os submetidos ao creep feeding podem não responder tão bem caso sejam recriados em sistemas extensivos de pastejo.

Porém, se você for um produtor em que a sua fazenda possui um nível tecnológico considerado médio/alto, pode ser uma boa estratégia para aumentar a precocidade e ganho de peso dos animais em aleitamento.

Que cuidados devo tomar antes de adotar o sistema?

É sempre importante você, pecuarista, buscar ajuda de um profissional capacitado para lhe auxiliar na implantação do sistema. Este é o primeiro e talvez também o principal cuidado no tocante ao creep feeding.

Outra precaução a ser tomada é com a pastagem e com o controle de condição corporal das matrizes. Isso porque o principal alimento dos bezerros são o capim e o leite materno. A ração é apenas uma suplementação, com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho dos animais.

E para que a suplementação seja bem feita, é necessário considerar a estação do ano, clima da região, idade e finalidade dos animais. Geralmente, o consumo de alimentos concentrados para os bezerros pode variar entre 0,5% a 1% do peso vivo (PV) do animal.

Que cuidados devo tomar antes de adotar o sistema?Do mesmo modo, a ração deve estar balanceada de acordo com as necessidades dos animais, pois existem vários distúrbios metabólicos que um alimento concentrado fornecido da forma errada causa nos animais, dentre eles o mais comum é a acidose.

Creep feeding realmente promove ganhos?

Podemos dizer com firmeza que o sistema creep feeding é uma técnica que, realizada da forma correta, pode trazer ganhos consideráveis para a propriedade.

Mas sempre tomando os devidos cuidados com as instalações, boa nutrição das matrizes e bezerros, e controle do escore de condição corporal dos animais. Também é fundamental o bom manejo da pastagem e o balanceamento ideal da ração para os bezerros, para que os animais possam expressar seu potencial genético e não ocorrer distúrbios metabólicos decorrentes da alimentação.

E caso você se encaixe no perfil de pecuarista que seja viável a adoção da técnica, deve-se atentar sobre as precauções para o bom funcionamento do sistema. Assim você poderá garantir um melhor desempenho de seus animais e matrizes, e consequentemente, melhorar sua rentabilidade com a produção de bezerros.

*Fontes:
Site Educa Point;
Imagem 1: Site Agrocave;
Imagem 2 tabela: Silva, 2000;
Imagem 3: Portal DBO;
Imagem 4: Site Connan.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *