Diagnóstico de Gestação e eficiência reprodutiva do gado de corte

Tempo de leitura: 5 minutos

O diagnóstico de gestação é de extrema importância para a reprodução do gado de corte, mesmo não sendo considerada uma obrigatoriedade. Esse manejo deve ser realizado depois da estação de monta ou da inseminação artificial, por um profissional adequado, ou seja, um médico veterinário que domine as técnicas necessárias para obter um resultado preciso.

Diagnóstico de Gestação e a eficiência reprodutiva do rebanhoAtravés do diagnóstico de gestação, é possível obter todas informações necessárias em aspectos produtivos e reprodutivos do rebanho, avaliando não só a prenhez da fêmea, mas também, todo seu trato reprodutor. Essa técnica de diagnóstico está interligada a eficiência reprodutiva do rebanho e permite a análise de resultados como índice de prenhez, fertilidade, perdas gestacionais, entre outros, para tomadas de decisões assertivas na fazenda.

É indicado fazer o diagnóstico o mais cedo possível, para que se consiga realizar todo o planejamento, identificar os possíveis problemas previamente, melhorar as questões produtivas e reprodutivas dentro da propriedade e decidir os animais que devem ser descartados. Podem haver casos em que não ocorra a prenhez da fêmea, devido a problemas reprodutivos. Nesse cenário, o médico veterinário pode recomendar tratamentos clínicos e medicamentos para a matriz.

Ao identificar a gestação nas fêmeas, o pecuarista define a melhor estratégia de manejo do rebanho, considerando que as fêmeas gestantes necessitam de condições especiais como: manejo em local específico, fornecimento de uma nutrição mais balanceada e de um local adequado para parição.

Quais as técnicas de diagnóstico de gestação na reprodução do gado de corte?

  • Palpação Retal:

A técnica de palpação retal é um método que permite identificar as estruturas internas das fêmeas. Essa técnica consiste na introdução do braço e da mão do médico veterinário pelo reto do animal. Considerada uma técnica bem simples e de baixo custo, na qual é possível detectar as causas de infertilidade, doenças no útero e ovário da fêmea, estimação da idade do feto, avaliação do ciclo estral e saúde interna da fêmea.

Essa técnica, embora simples, precisa ser realizada por um profissional adequado, para definir todas as características internas do animal e distinguir possíveis alterações que possam ocorrer. A palpação retal deve ser realizada a partir de 45 dias após a monta ou inseminação artificial.

  • Ultrassonografia:

Outra técnica utilizada para diagnóstico das fêmeas é a ultrassonografia, a qual vem sendo popularizada, por ser mais prática e moderna, e se corretamente aplicada, apresenta alto grau de exatidão e confiabilidade. 

Há dois tipos de ultrassonografia: a ultrassonografia modo B e a ultrassonografia modo Doppler.

A ultrassonografia modo B, possui imagem em preto e branco, sendo uma técnica que tem como vantagem o diagnóstico precoce da gestação, realização da sexagem, análise da viabilidade do feto, além de verificar as estruturas do aparelho reprodutor do animal. Essa técnica permite uma análise em tempo real. O diagnóstico pode ocorrer por volta de 28 dias após a monta ou inseminação artificial. 

O desafio da técnica de ultrassom modo B é o investimento em pessoas capacitadas para identificar as imagens que são formadas e manusear corretamente o aparelho. Comparada a técnica de palpação retal, a técnica de ultrassom modo B tem seu investimento mais alto devido a aparelhagem utilizada.

O segundo tipo de ultrassonografia, o modo Doppler, se diferencia do modo B pois as suas definições vão mais além. É uma técnica em que o aparelho traduz os movimentos do fluxo sanguíneo do animal apresentado em cores e sons. Ele avalia melhor o corpo lúteo, que é um estrutura de grande importância na fêmea para estabelecer e manter a sua gestação. Além do mais, essa técnica possui uma rápida identificação, diagnosticando a fêmea precocemente, sendo possível confirmar a presença do feto a partir de 19 dias depois da monta ou inseminação artificial. 

Esse método é vantajoso, pois se o animal não emprenhar, pode ser direcionado para às práticas reprodutivas novamente, o que otimiza o tempo e custo para o produtor.

A desvantagem da técnica Doppler é o valor do equipamento, sendo mais caro devido a técnica utilizada ser mais avançada. Também, é fundamental que o médico veterinário domine a interpretação das imagens, assim como a utilização do equipamento.

Para ambas as técnicas de ultrassonografia, se tem como vantagem a confirmação da viabilidade fetal, determinação do número de fetos (até mesmo em casos de gestação múltipla), sexagem fetal, avaliação do trato reprodutivo de forma rápida e avaliações do ciclo estral. A ultrassonografia vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que se mostra a melhor opção de utilização pelos profissionais, permitindo a avaliação em níveis mais completos tanto da fêmea gestante, quanto do feto.

Como o uso de uma plataforma de gestão impacta no desempenho reprodutivo na pecuária de corte?

Com o uso da plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov, o pecuarista pode registrar, através do aplicativo de campo que funciona sem o uso de internet, as matrizes como: “Prenha” ou “Vazia”. Em seguida, após a sincronização de dados com a plataforma, o produtor tem acesso às taxas reprodutivas da fazenda. Vale ressaltar que, anteriormente ao diagnóstico de gestação, é importante que tenha sido feito o apontamento da exposição ou inseminação das matrizes, durante a estação de monta, para que o relatório mostre a taxa de prenhez e a eficiência reprodutiva do seu rebanho.

Manejos de Inseminação e Diagnóstico com a JetBov: 

 

Gestão do desempenho reprodutivo também é importante para o controle nutricionalNosso software oferece relatórios como: histórico reprodutivo das matrizes, situação atual das matrizes, visão completa da ficha dos animais, e principalmente, relatórios dinâmicos relacionados a taxa de prenhez. Com essas informações em mãos, o pecuarista consegue tomar decisões eficientes e baseadas em dados precisos. Peça agora mesmo uma demonstração personalizada JetBov!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *