Como preparar o bezerro para uma venda mais lucrativa?

Tempo de leitura: 8 minutos

Como preparar o bezerro para uma venda mais lucrativa?O pecuarista que deseja aumentar a rentabilidade na sua fazenda de gado de corte na fase de cria, conta com uma série de estratégias que podem ser aplicadas, visando preparar o bezerro para uma venda mais lucrativa. Na época de alta na reposição, a produção de um bezerro de melhor qualidade é uma oportunidade de aproveitar o momento e obter uma venda mais lucrativa. Já em época de baixa na reposição, é necessário ainda mais cautela, já que o preço não está atrativo e, como muitas propriedades não conseguem manter esses animais em recria aguardando uma movimentação do mercado, a melhor solução é produzir animais com um alto valor agregado, para obter um preço acima do mercado e, consequentemente maiores lucros.

Então, independente do momento do ciclo da pecuária, o produtor que deseja agregar um valor acima do mercado em seus animais e assim comercializá-los, deve cuidar da qualidade destes animais.

Mas, quais manejos devemos melhorar para obter bezerros mais lucrativos?

Cuidados com a vaca matriz

Para garantir o nascimento de bezerros saudáveis e com bom desempenho, devemos necessariamente prover uma boa nutrição e sanidade para a vaca matriz, afinal é ela quem vai gerar o bezerro e, se houver falta de nutrientes ou a vaca contrair alguma doença, este bezerro pode ter problemas de formação e, em alguns casos, nem chegar ao nascimento. 

Após garantir que a vaca possui uma boa nutrição e que está fornecida de todos os minerais, vitaminas e nutrientes necessários para sua gestação, além de um bom manejo e bem-estar desse animal, chegamos ao próximo ponto de atenção, o pré-parto.

A vacinação da vaca contra diarreia neonatal, clostridioses e doenças reprodutivas cerca de 8 a 4 semanas antes do parto se torna inevitável. Atualmente já existem diversas vacinas que combinam todas essas proteções em uma única vacina, gerando uma resposta imunológica na vaca, fazendo com que essa gere anticorpos e consiga passar para o bezerro através do colostro. 

Após o nascimento dos bezerros

Garantir a boa colostragem deste bezerro, certificando que ele realizou a primeira mamada logo após seu nascimento, é um cuidado de extrema importância para a absorção das imunoglobulinas (anticorpos). Esse manejo só é eficiente até próximo das seis horas após o nascimento, e se torna praticamente nulo quando se aproxima das doze horas após o nascimento.

Uma forma eficiente de realizar a colostragem é transferindo a vaca para um piquete maternidade, que facilitará a observação desta vaca, do nascimento, caso ocorra algum problema, e também da colostragem. Além disso, esse piquete maternidade garante que este bezerro nascerá em um local seco, sem grandes possibilidades de contato com agentes patogênicos que possam causar diarreias e doenças comuns em ambientes úmidos. 

Logo após o nascimento também deve-se realizar a cura do umbigo com iodo, e realizar a aplicação de algum vermífugo de longa ação no organismo, para prevenir possíveis mortes por conta de complicações ocasionadas por parasitas. Também é importante realizar as vacinações contra raiva, clostridioses, brucelose nas fêmeas, vacinação contra paratifo, pasteurelose, salmonelose, além de IBR e BVD, que também podem se fazer necessárias em certas regiões do país. 

Como aumentar o desempenho do bezerro

Após garantir os cuidados obrigatórios para um bezerro de boa qualidade, o pecuarista parte para a próxima etapa, que já começa a ter um peso maior no quesito lucro na venda deste bezerro. A suplementação é um ponto que vai impactar diretamente no aumento de desempenho do animal e na obtenção de maior rentabilidade na sua comercialização. 

Ao se passar três meses de lactação, a quantidade de leite produzido pela vaca começa a diminuir, tornando assim a quantidade de leite insuficiente para prover uma boa nutrição para este bezerro. Visando avançar para sua próxima fase, a recria, com um bom peso e bom desenvolvimento, e também pensando na preparação do bezerro para a venda, este período pós nascimento irá definir um bom valor ao animal, afinal se este bezerro não possuir bom peso e bom desenvolvimento não encantará os olhos do comprador.

Cuidados após o nascimento dos bezerrosA boa suplementação é imprescindível para a produção de bezerros de alta qualidade. A partir do terceiro mês de vida o animal pode começar a receber a suplementação,  a fim de complementar a amamentação e com isso, acelerar o ganho de peso. É possível também começar a suplementação logo nos primeiros dias de vida, através de suplementos concentrados, com um bom aporte de energia e de proteína,  acelerando ainda mais o desenvolvimento deste animal. Ressaltando que, quanto antes iniciar a suplementação, mais rápido o animal irá se desenvolver, desenvolver rúmen, e mais rapidamente irá começar o consumo de pasto. Como consequência, esse processo acelera o ganho de peso e a capacidade de acumular músculos em sua carcaça. 

Para um melhor e mais rápido desenvolvimento do rúmen, esse animal deve consumir suplementos ou rações que possuam boa concentração de energia e dar preferência a alimentos não farelados, como por exemplo o milho quebrado grosseiramente ou inteiro, que irá promover ruminação. É certo que, no início, o consumo de concentrado pelo animal será baixo, mas como ele irá ingerir tais alimentos logo em seus primeiros dias de vida, o consumo irá aumentar gradualmente, assim como seu desenvolvimento. 

Animais suplementados desde os primeiros dias de vida, quando comparados a animais que só amamentavam até começar a conseguir ingerir pasto, ou até mesmo animais que iniciaram sua suplementação após seu terceiro mês de vida, trazem resultados muito mais expressivos. No entanto, a escolha de qual momento começar a suplementação deve levar em conta os objetivos, instalações e investimento de cada propriedade.  

A suplementação pode ser feita no mesmo cocho que a mãe se alimenta, se o concentrado utilizado for o mesmo e não conter ureia, pois bezerros até começarem a ingerir boa quantidade de pasto não podem consumir ureia (cerca de 3 meses, dependendo do manejo de suplementação). Existe também a opção de fornecer a suplementação em piquetes somente para bezerros, ou o método mais utilizado, as repartições de creep-feeding, onde há um cocho cercado, próximo ao cocho de onde a mãe se alimenta, porém com entradas menores, para que apenas os bezerros consigam se alimentar.

Para um bom resultado, o produtor deve continuar com tal suplementação até o momento da venda deste bezerro, acumulando o ganho diário de peso.

Vale ressaltar que, mesmo realizando todos esses manejos mencionados, o estresse pode impactar negativamente no desempenho dos animais. Por esse motivo, todos os manejos devem ser conduzidos de forma calma, sem provocar medo ou dor, sem gritos e sem machucar os animais, pois o estresse pode atrapalhar drasticamente no ganho de peso, além de impactar no sistema imunológico, atrapalhando todo o trabalho realizado. Um animal em boas condições de vida, um animal feliz, come mais, desenvolve mais, produz mais e consequentemente traz mais lucros. 

Controle de desempenho dos bezerros através da tecnologia

Realizando todos os manejos apontados, o produtor tem grande possibilidade de realizar uma venda mais lucrativa, devido a um bezerro de alta qualidade, que se desenvolveu mais do que os bezerros comuns, com maior ganho de peso e que permanecerá menos tempo no sistema de produção, chegando mais rapidamente em sua fase de engorda. Essas características são justamente o que os compradores, que desembolsam mais por um bezerro de qualidade, estão em busca, gerando uma venda mais lucrativa, acima da média de valor do mercado.

Através do software de gestão para pecuária de corte JetBov, o pecuarista consegue otimizar todos esses processos, garantindo que a tomada de decisão seja mais assertiva e que a fase de cria tenha um melhor desempenho, gerando bezerros saudáveis e produtivos, e aproveitando ao máximo a capacidade da fazenda.

Através da Ficha do Animal, o produtor tem acesso ao histórico de cada animal individualmente, acompanhando os manejos dispensados, sejam sanitários, ou nutricionais, assim como o controle de desempenho desses animais e a média de ganho de peso de cada bezerro.

Após a realização dos manejos, os custos ficam disponíveis para acompanhamento por animal ou por lote, em relatórios estratégicos. Assim, fica mais fácil e prático para o produtor acompanhar o gerenciamento dos insumos e o custo de produção na fazenda, uma vez que o software realiza o cálculo de forma automática a partir da entrada do insumo, considerando a quantidade fornecida para cada animal. 

Dados precisos e seguros para embasar a tomada de decisão na pecuária de corteDesmame, manejos nutricionais e manejos sanitários na pecuária de corte como fazê-los com a JetBov

A JetBov permite também que o pecuarista acesse gráficos e relatórios personalizados, e cruze as informações de todos os processos da fazenda, para que a tomada de decisão seja muito mais assertiva, permitindo que o produtor trace um plano de ação que irá trazer resultados reais que impactam diretamente no lucro da produção pecuária.

Quer saber mais? Fale com um especialista JetBov!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *