Planejamento e gestão assertiva em fazendas de gado de corte

Tempo de leitura: 5 minutos

O pecuarista que deseja otimizar a gestão da sua fazenda de gado de corte, deve tomar uma série de iniciativas, visando transformar a sua propriedade em uma empresa rural, na qual realiza a apuração e mensuração de resultados, através de mecanismos de gestão confiáveis. 

Gerar uma base de dados precisa, capaz de apresentar a rentabilidade real do negócio, permite que o produtor trace estratégias que impulsionam a produtividade e como consequência, a lucratividade da fazenda.

Para começar a melhorar a gestão da fazenda, é necessário seguir etapas fundamentais, para que o negócio de bovinocultura de corte funcione com eficiência:

  1. Planejamento e metas definidas; 
  2. Automatização da coleta de dados; 
  3. Controle dos Indicadores Produtivos da Fazenda.

Planejamento e metas definidas

Controle financeiro da fazenda de gado de corte envolve inventário em diasDefinir o seu objetivo na produção de carne bovina e identificar a disponibilidade de recursos financeiros, é o ponto de partida para planejar as metas do seu negócio de gado de corte. Um bom planejamento deve conter o seguinte roteiro: 

 

  • Qual a produtividade que eu quero?
  • Quais insumos necessários para a minha produção? 
  • Qual será a minha área de pasto para o rebanho? 
  • Quais maquinários serão necessários? 
  • Qual a mão de obra necessária e quais serviços e ferramentas devo contratar? 
  • Quais índices de desempenho irei analisar?

Existem muitas formas de se mensurar a lucratividade da fazenda, e também muitas formas de se calcular o custo da produção, mas o indicador principal é: R$ / ha / ano, ou seja, Quanto quero ganhar (lucro líquido) / Área produtiva que eu tenho (hectares) / ano.

Depois de decidida a meta financeira principal, deve-se então elaborar as metas produtivas. Elas farão o caminho para o atingimento da meta financeira. São elas: o ganho de peso dos animais, o número de nascimentos de bezerros, a taxa de desmame, etc. Para o começo, não estabeleça muitas metas, defina de 3 a 5 metas produtivas por safra, e expanda aos poucos conforme a gestão profissional estiver mais consolidada em sua fazenda.

Automatização da coleta de dados para melhorar a gestão da pecuária de corte

A base para uma boa e eficiente coleta de dados, que possa nortear de fato a tomada de decisão do produtor, começa com a automatização desse processo, através de um sistema que garanta informações precisas e confiáveis sobre a produção, e sobretudo que assegure que não haja perda de dados entre a coleta e o armazenamento dessas informações. 

E para isso, investir num software de gestão voltado para a pecuária de corte é fundamental. Afinal, deixar de lado as coletas manuais e registros de dados em papel e planilhas é imprescindível para o produtor que deseja melhorar a gestão da sua fazenda. 

Software de gestão é fundamental para controle financeiro na fazenda de gado de corte Ao adotar na fazenda a JetBov, o pecuarista garante a confiabilidade dos dados, uma vez que, por meio do aplicativo de campo, toda a coleta de informações é realizada de forma automatizada diretamente do curral, sem a necessidade de internet. 

Depois de realizada a coleta, o app é sincronizado com a plataforma digital de gestão para pecuária de corte da JetBov, e via armazenamento de dados em nuvem, todas as informações coletadas são transferidas para o sistema. 

Com as informações sincronizadas, o produtor tem à disposição a possibilidade de gerar relatórios e gráficos claros e objetivos que tornam mais eficiente e otimizado o acompanhamento do manejo do rebanho e da propriedade como um todo, incluindo demandas administrativas e financeiras. 

Controle dos indicadores produtivos da fazenda

A análise de indicadores registrados na fazenda, permite que o pecuarista tome decisões assertivas que irão impulsionar a produtividade, o crescimento e a lucratividade do negócio.

Fazendo uso de uma plataforma que viabiliza a captação, gestão e análise de controles e informações da pecuária de corte, o produtor terá a capacidade de analisar o cenário real da fazenda frente ao mercado de carne bovina. Por exemplo, ao analisar o GDM (Ganho Médio Diário) dos animais, é possível identificar quais não estão ganhando peso como esperado, e traçar estratégias para solucionar esse cenário, seja através de manejos nutricionais e sanitários, ou mesmo descarte dos animais improdutivos. O mesmo vale para vacas matrizes com baixa taxa de prenhez, insumos ineficientes, fornecedores de semen que não geram bezerros saudáveis, etc.

Tecnologia: Alavanca de Vendas e Lucro na PecuáriaTecnologia para vendas e lucro na pecuária de corte garante o quanto você está ganhando de margem por animalAo adotar a plataforma de gestão para pecuária de corte JetBov, é possível efetuar o registro e o controle de entrada e saída de animais, manejos nutricionais e sanitários, formação de lotes, acompanhamento de desempenho de pesagens através do GMD, evolução das categorias dos animais, ganho e custo por @ produzida, controle de estoque, simulador de venda, relatório de venda, armazenamento do histórico de animais adquiridos por fornecedor, pastejo rotacionado com controle de pasto e taxa de lotação, gestão da taxa de prenhez e registro de parto, entre outros. Com todos esses controles, a gestão da pecuária se torna muito mais eficiente, permitindo que o pecuarista alcance as metas planejadas e lucre mais com sua produção de gado.

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *