Vacinação e outros cuidados importantes depois que o bezerro nascer

Tempo de leitura: 9 minutos

Antes de abordar especificamente o tema vacinação de bezerros, é importante ressaltar que uma das fases mais importantes e críticas da produção é o momento do nascimento dos bezerros e os dias iniciais da vida destes animais. Durante meses são feitos investimentos em bons manejos reprodutivos para que a vaca fique prenha e garanta o bom desenvolvimento do feto até que a gestação chegue a termo, refletindo em custos na produção.

A vaca que consegue parir mas, perde o bezerro, tem um custo muito mais elevado do que as vacas que não chegaram a ficar prenhes pois, durante a gestação são feitos diversos manejos de nutrição e sanitários a fim da manutenção de uma prenhez sadia e consequentemente o nascimento de um bezerro saudável. Garantir os cuidados ao nascimento e na fase neonatal, leva a diminuição das taxas de mortalidade e consequentemente aumento das taxas de desmama, aumentando a lucratividade.

Vacinação de bezerros e outros cuidados importantes depois do nascimento

Então, para que a vaca entregue o resultado não basta apenas parir, o desenvolvimento da cria deve ser garantido até que este seja desmamado, para a matriz então entregar o resultado de fato.

Ao nascer, o bezerro é frágil e necessita de cuidados para garantir a sua sobrevivência e chegar a desmama saudável, encerrando então a fase de cria. A vacinação, que está inserida dentro do protocolo sanitário, é um dos principais cuidados após o nascimento, visando garantir a diminuição da ocorrência de enfermidades nos bezerros.

Vacinação de bezerros e cuidados importantes depois do nascimento

Confira a seguir uma lista dos aspectos sanitários que merecem atenção, bem como sobre a importância da vacinação de bezerros na pecuária de corte:

  • Ingestão do colostro;
  • Cura do umbigo;
  • Protocolo sanitário: vermifugação e vacinação de bezerros;
  • Vacinas obrigatórias para bezerros;
  • Ambiente e bem-estar;
  • Identificação e registro do animal.
nonono 123
Stockx Shoes
Jordan 4 Reps
Bgo Sneakers Reps
Redi Kicks
Air Force 1 Replicas
Air Jordan 11 Replicas
Air Jordan 12 Replicas
Air Jordan 13 Replicas
Jordan 1 High Replicas
Jordan 1 Low Replicas
Jordan 1 Mid Replicas
Jordan 1 Replicas
Jordan 1 Replicas
Jordan 1 Replicas
Air Jordan 2 Replicas
Air Jordan 3 Replicas
Jordan 4 Replicas
Air Jordan 5 Replicas
Air Jordan 6 Replicas
Air Max 90 Replicas
Air Max 97 Replicas
Air More Uptempo Replicas
Air VaporMax Replicas
SB Dunk Replicas
Balenciaga Triple S 1.0 Replicas
Balenciaga Triple S 2.0 Replicas
Ultra Boost 1.0 Replicas
Ultra Boost 20 Replicas
Ultra Boost 21 Replicas
Ultra Boost 22 Replicas
Ultra Boost 3.0 Replicas
Ultra Boost 4.0 Replicas
Yeezy Boost 350 V2 Replicas
Yeezy Boost 380 Replicas
Yeezy 450 Replicas
Yeezy 500 Replicas
Yeezy Boost 700 Replicas
Yeezy Boost 700 V2 Replicas
Yeezy 700 V3 Replicas
Yeezy Foam Runner Replicas
Yeezy Slide Replicas

Ingestão do colostro

Após se levantar, o primeiro grande cuidado que deve ser tomado é a garantia da ingestão do colostro pelo bezerro nas primeiras 6 horas após o nascimento. O colostro é ingerido pelo bezerro na primeira mamada, rico em imunoglobulinas que garantem a base do desenvolvimento do sistema imunológico dos bezerros, garantindo sua defesa inicial contra micro-organismos presentes no ambiente.

Estudos comprovam que a não ingestão de colostro pode levar ao comprometimento da imunidade dos bezerros, aumentando a suscetibilidade ao adoecimento e consequentemente a mortalidade dos animais. Além disso, o colostro garante nutrientes, hidratação e energia para o bezerro nas primeiras horas de vida.

Ingestão do colostro é fundamental para animais da pecuária de corte

Vale lembrar que, dependendo da categoria e aptidão materna da vaca, pode ser mais difícil para o bezerro realizar esta primeira mamada. Então, sempre que possível, é importante observar os piquetes de maternidade, principalmente quando se trabalha com novilhas de primeira cria que ainda não estão acostumadas com o momento do parto e podem levar algum tempo até se familiarizar com o bezerro.

Caso o bezerro não consiga ingerir o colostro, seja por dificuldade, rejeição ou perda da mãe, é importante auxiliar neste momento e fornecer o colostro para o animal. Em casos de rejeição ou morte da matriz, pode utilizar colostro de outras fêmeas recém paridas ou armazenado congelado para fornecer ao animal, então, sempre que possível é indicado realizar a estocagem do colostro de vacas sadias via congelamento, mantendo um banco de colostro na propriedade.

Cura do umbigo

A mortalidade de bezerros em decorrência de infecções umbilicais pode chegar até a 25%*, sendo assim a cura do umbigo, que é um procedimento simples, pode garantir muitos benefícios e consequentemente diminuição da mortalidade.

Ao cortar o umbigo, o animal fica com uma porta de entrada suscetível a entrada patógenos presentes no ambiente, que podem levar a infecções umbilicais, conhecidas como onfalites e estas podem evoluir para quadros de infecções mais graves, levando inclusive à morte do animal. Além disso, podem ocorrer hérnias umbilicais e miíases.

Para higienização correta do umbigo é indicado o corte com material limpo, caso seja muito comprido, e a limpeza com solução de iodo por pelo menos três dias. Além disso, indica-se a aplicação de produtos com ação repelente contra moscas, para evitar que pousem e causem as famosas bicheiras no umbigo.

Protocolo sanitário: vermifugação e vacinação de bezerros

Assim como as demais categorias de animais, é importante garantir que os bezerros sejam vermifugados e vacinados, de acordo com o calendário sanitário de sua fazenda e de acordo com a incidência de doenças em sua região.

As verminoses são grandes causadoras de perdas de desempenho e mortes nos bezerros, sendo recomendado que todos os animais sejam vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade e seguindo com a vermifugação conforme já realiza para as demais categorias do rebanho.

Vacinas obrigatórias para bezerros

Vacinação de bezerros inclui algumas vacinas obrigatórias

A vacina de brucelose, para fêmeas entre 5 a 8 meses de idade, deve ser feita pelo médico veterinário e também deve ser garantida a marcação dos animais vacinados. A vacina contra febre aftosa, nas regiões em que ainda é obrigatória. Todos os animais com até 24 meses de idade devem ser vacinados em maio e em novembro, com realização de reforços anuais. A vacina contra carbúnculo sintomático deve ser aplicada aos 4 meses, com reforços a cada 6 meses, até a idade de 24 meses.

A vacina contra raiva, em animais a partir de 4 meses de idade, com revacinação anual. De acordo com a região, se endêmica para algumas doenças, pode ser ainda necessário vacinar os bezerros contra paratifo, aos 15 e 45 dias de vida, contra leptospirose para bezerros acima de 2 meses e contra o botulismo também a partir dos dois meses e com reforços de 4 a 6 semanas após a primeira vacinação.

Além dos cuidados de prevenção, é importante sempre estar realizando a ronda nos piquetes onde se encontram os bezerros e observar se todos estão em boas condições sanitárias – para intervir com tratamento caso necessário.

Muitos bezerros são acometidos por diarreias neonatais, causadas por bactérias ou até mesmo pela ingestão de forragem, a qual o bezerro ainda não está acostumado. Se não tratada a tempo, esta condição pode levar a perda de peso, desidratação e até a morte dos bezerros, então, ao observar que possui animais com diarreia é importante tentar identificar a causa e iniciar o tratamento o quanto antes.

Ambiente e bem-estar

O ambiente para criação dos bezerros também deve ser levado em consideração. Dias antes do parto, a vaca deve ser levada aos piquetes maternidade e devem permanecer nestes pelo período neonatal. Os piquetes devem ser limpos e com uma altura de pasto que permita enxergar os bezerros para facilitar a observação.

Deve-se buscar que sejam locais mais próximos e de fácil acesso, bem como afastados de matas onde possa ter a presença de predadores pois, os bezerros são mais suscetíveis aos ataques.

O acesso à água limpa e abundante deve ser garantido, bem como locais com sombreamento. Nos momentos de manejos de cura de umbigo, identificação ou manejos sanitários, é importante que o bem-estar dos animais seja garantido. Então, devem ser manejados com calma e sempre contidos para evitar estresse e possíveis acidentes.

Identificação e registro do animal

Identificação dos bezerros é um dos cuidados importantes depois do nascimentoAo nascimento, é importante sempre realizar a identificação e registro dos animais em seus sistemas de controle para que possa sempre manter seu inventário de animais atualizado e ter o acompanhamento da quantidade de bezerros nascidos – para futuramente realizar a avaliação do desempenho das crias e também de suas mães.

Esta identificação pode ser realizada no dia do nascimento, com brincos. Neste momento é importante que seja realizada a correta contenção dos bezerros, além da higienização de aplicadores e do próprio brinco. Vale também ressaltar que para prevenção de bicheiras no local de aplicação do brinco, é indicado a aplicação de pomadas como o unguento para auxiliar na cicatrização.

Com a identificação, além da organização do seu inventário para facilitar sua gestão e controle, você pode agregar valor aos bezerros que produz por meio da rastreabilidade. E a plataforma da JetBov pode te auxiliar neste sentido.

Com o aplicativo JetBov de campo, no momento do nascimento o bezerro já pode ser registrado e em sua ficha terá as informações de filiação, com dados de pai e mãe. Além disso, você pode registrar todos os dados e manejos do animal, como o peso do nascimento e manejos sanitários, para já iniciar as suas avaliações de desempenho e ter dados sobre o animal para apresentar para possíveis compradores ou para lhe auxiliar no planejamento da recria dos animais.

Se você ainda não segue estes cuidados, que tal começar a partir da próxima estação de parição?

Conheça a tecnologia JetBov, uma plataforma digital de gestão para pecuária de corte que vai auxiliar no gerenciamento da fazenda. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua propriedade!

*Fonte: Martini (2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *