Ganho Compensatório: Analisando o desempenho individual de cada animal

Tempo de leitura: 2 minutos

O pecuarista que não acompanha os parâmetros produtivos na sua fazenda de gado de corte e não registra de forma precisa o desempenho do seu rebanho, pode ser levado a conclusões errôneas. Um exemplo claro disso, é o fenômeno chamado “Ganho Compensatório”.  

Mas o que é Ganho Compensatório?

Você sabe o que é ganho compensatório?Ganho compensatório é o processo de engorda acelerada de um animal após um período de privação alimentar. Imagine esse cenário, dois animais de mesma idade com pesos diferentes, o garrote número  1, desde que bezerro teve acesso a suplementação a partir do creep feeding. Já o número 2, mais leve, passou por restrição alimentar após a desmama  e não teve acesso a nenhuma suplementação.

Na primeira pesagem mensal, você percebe que o animal 2 teve um GPD (Ganho de Peso Diário) maior. Num primeiro momento, você imagina que esse é o animal ideal a ser comprado, pois ele desempenha melhor.

Porém, nas pesagens seguintes, você percebe uma queda de desempenho, fazendo com que o garrote 2 não alcance o mesmo peso do animal 1, que foi suplementado quando bezerro. Nesse cenário, podemos concluir que o garrote número 2 passou pelo ganho compensatório.

Vários autores estudaram esse fenômeno internacionalmente, mas ainda é difícil identificar precisamente como ele ocorre, podendo ser por deficiência de carboidratos ou por deficiência proteica, apenas em animais bem formados.

O Risco de Restrições Na Fase de Cria

De acordo com Ryan (1990), as restrições na fase de cria podem ser extremamente prejudiciais às matrizes e aos bezerros, podendo comprometer as estruturas ósseas e nervosas. Além disso, após longos períodos sem alimento, podem surgir prejuízos nas papilas ruminais e alterações no fluxo digestivo dos novilhos, ou seja, há um desequilíbrio em todo sistema digestório.  

Por isso, na hora da compra, observe os manejos de nutrição e os cuidados dispensados com o animal.  

Se optar por adquirir um animal que sofreu restrição, trace estratégias para que o ganho de peso dele seja constante, estimando o balanço energético desse animal, para evitar variação frequente, o chamado “boi sanfona”, que pode ser uma fonte de prejuízo para sua propriedade.

Já dentro da sua fazenda, não deixe de planejar a nutrição do seu rebanho, considerando todas as fases do ano, incluindo o período de seca, e programando os manejos de suplementação, para que não ocorra privação de alimento e prejuízos na engorda do seu rebanho.

Uma plataforma de gestão para pecuária de corte, como a JetBov, te ajuda a obter maior controle do ganho de peso de cada animal individualmente, identificando precocemente os bois que não estão engordando como o esperado e permitindo que você tome ações efetivas para correção desse cenário, impactando positivamente no lucro obtido pela sua propriedade. Fale com um de nossos especialistas e entenda como a JetBov pode te ajudar a melhorar os resultados na sua fazenda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *