Como a tecnologia ajuda na reprodução de bovinos de corte

Tempo de leitura: 6 minutos

Conseguir uma maior eficiência reprodutiva do rebanho é essencial para o pecuarista que deseja lucrar mais no seu negócio, uma vez que otimizar o ciclo reprodutivo possibilita uma quantidade maior de crias, em um menor período de tempo, além de gerar bezerros mais saudáveis e produtivos para a fazenda. A tecnologia ajuda na reprodução de bovinos de corte, proporcionando melhores resultados e maior produtividade nos cruzamentos, através de manejos mais práticos e também da maior praticidade na gestão do ciclo, tornando o processo mais eficiente e assertivo. 

Análise de desempenho das matrizes

Como a tecnologia ajuda na reprodução de bovinos de corteAnalisar indicadores como taxa de cobertura x taxa de prenhez, escore corporal das matrizes, idade, desempenho reprodutivo ao longo do tempo, além do ganho de peso e saúde dos bezerros, é essencial para que o produtor consiga selecionar as melhores reprodutoras para o seu rebanho.

Para auxiliar o pecuarista nesse acompanhamento, é indicado a adoção de uma plataforma de gestão para pecuária de corte. Dessa forma, o produtor pode registrar todos os dados zootécnicos dos animais, os manejos realizados, e o desempenho de cada animal individualmente. 

Além disso, ele consegue acessar todas essas informações de forma rápida, analisar gráficos e relatórios confiáveis, e cruzar esses dados com os dados financeiros da propriedade, identificando o custo de produção da fazenda. 

Com isso em mãos, ele consegue identificar as matrizes que estão apenas consumindo insumos e não estão produzindo bezerros, e traçar o plano de ação mais adequado, seja com tratamentos, manejos sanitários e nutricionais, ou mesmo descartando as matrizes improdutivas.

Planejamento dos melhores cruzamentos através da tecnologia

Outra forma de melhorar o desempenho reprodutivo da propriedade é através da seleção genética, na qual o produtor seleciona os touros reprodutores e os fornecedores de sêmen com melhor desempenho, além de planejar cruzamentos que geram bezerros mais fortes, com desenvolvimento precoce e menor índice de mortalidade.

Esse planejamento também pode ser otimizado através do registro e acompanhamento dos animais individualmente, utilizando uma plataforma de gestão, que permite ao pecuarista analisar a taxa de prenhez das vacas matrizes, assim como o desempenho dos touros reprodutores e bezerros, para entender quais cruzamentos foram mais produtivos para a propriedade.

Nas fazendas que optam pela IA (Inseminação Artificial) ou IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), é possível também analisar o desempenho do sêmen comprado, para selecionar os melhores fornecedores.

Essas ações contribuem para a formação de um rebanho mais produtivo, com bezerros mais saudáveis, com melhor GMD (Ganho Médio Diário), e que trarão mais lucro para a fazenda.

O uso da tecnologia no Diagnóstico de Gestação

Técnica de ultrassom no diagnóstico de gestação e reprodução do gado de corteAtravés do diagnóstico de gestação, é possível obter todas as informações necessárias em aspectos produtivos e reprodutivos do rebanho, avaliando não só a prenhez da fêmea, mas também, todo seu trato reprodutor. Essa técnica de diagnóstico está interligada a eficiência reprodutiva do rebanho e permite a análise de resultados como índice de prenhez, fertilidade, perdas gestacionais, entre outros, para tomadas de decisões assertivas na fazenda.

Embora a técnica mais comum de diagnóstico seja a palpação retal, feita manualmente por um médico veterinário, com o auxílio da tecnologia esse processo pode ser mais rápido, com a utilização de aparelhos de ultrassonografia. Essa opção é mais prática e moderna, e se corretamente aplicada, apresenta alto grau de exatidão e confiabilidade. 

Há dois tipos de ultrassonografia: 

A ultrassonografia modo B, possui imagem em preto e branco, e pode ocorrer por volta de 28 dias após a monta ou inseminação artificial. 

O segundo tipo de ultrassonografia, o modo Doppler, se diferencia do modo B pois o aparelho traduz os movimentos do fluxo sanguíneo do animal apresentado em cores e sons. Essa técnica possui uma rápida identificação, sendo possível confirmar a presença do feto a partir de 19 dias depois da monta ou inseminação artificial. 

A ultrassonografia vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que se mostra a melhor opção de utilização pelos profissionais, permitindo a avaliação em níveis mais completos tanto da fêmea gestante, quanto do feto.

Após o Nascimento dos Bezerros

Os cuidados após o nascimento são essenciais para garantir o bom desenvolvimento, mesmo nos bezerros nascidos com potencial genético avançado. Cuidados básicos como a ingestão de colostro nas primeiras horas de vida e a vacinação nos primeiros dias do animal, podem exercer um grande impacto no ganho de peso futuro do bezerro.

Já durante o desmame, por mais que o bezerro seja amamentado da forma correta e tenha um alto potencial genético, é preciso fornecer uma alimentação sólida de boa qualidade para ele durante o período de transição, certificando-se de oferecer um pasto de boa qualidade, que auxilie seu desenvolvimento.

Cuidados após o nascimento do bezerroConsiderando os pontos anteriores, não podemos deixar de citar os avanços científicos e tecnológicos relacionados à vacinas, aditivos e suplementos, que tornam os insumos mais eficientes, e com maior absorção pelo organismo dos animais, tornando o rebanho mais produtivo e saudável, e menos suscetível a doenças e óbito.

Além disso, mais uma vez ressaltamos o acompanhamento através de uma plataforma de gestão, que permite o registro de todos os manejos realizados nesse animal, além do acompanhamento do seu desempenho, permitindo a identificação imediata em casos de necessidade de alterações na nutrição, ou manejos sanitários.

Com o software de gestão para pecuária de corte JetBov, o produtor consegue acompanhar o resultado concreto do ciclo reprodutivo da sua fazenda, desde o desempenho reprodutivo das matrizes, os cruzamentos mais eficientes, seja com touros reprodutores, ou sêmens via IA. Além disso, é possível acompanhar o ganho de peso dos bezerros individualmente, identificando quais cruzamentos geraram animais mais produtivos e saudáveis.

Gestão é a chave para estratégia lucrativa do ciclo reprodutivoA plataforma possibilita o controle de registros de parto, nutrição dos bezerros, manejo sanitário desses animais, entre outras, gerando relatórios com dados atualizados e precisos, de qualquer lugar.

Manejos de Inseminação e Diagnóstico de Gestação do gado de corte com a JetBov: Quer conhecer outras formas em que a tecnologia auxilia no lucro da pecuária de corte? 

e-book tecnologia

Quer saber mais sobre a JetBov? Peça agora uma demonstração personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *