Planejamento de parto ideal para a saúde financeira do negócio de gado de corte

Tempo de leitura: 11 minutos

A fazenda que visa máxima lucratividade, precisa dedicar atenção ao que diz respeito ao planejamento de parto de gado de corte ideal para a saúde financeira do negócio. Já se foi o tempo em que bastava apenas emprenhar a fêmea e ponto final. A bovinocultura de corte competitiva e moderna, exige planejamento, registro e gestão de dados em várias frentes do manejo pecuário, sendo uma dessas principais a eficiência reprodutiva das matrizes da propriedade. 

Como em todo e qualquer negócio, a falta de planejamento, ou um planejamento ruim, compromete o desempenho e o resultado final, muitas das vezes elevando o custo da operação e reduzindo a margem de lucro. No caso de uma fazenda de gado de corte que investe em cria e recria, o desempenho reprodutivo das matrizes é determinante para o bom resultado do negócio. 

Planejamento de parto gado de corte para saúde financeiraDaí a importância do produtor atentar-se para como tem sido feito o planejamento de parto, como tem se dado a gestão do desempenho reprodutivo da fazenda. A forma como a sua propriedade tem conduzido o manejo de parto tem sido eficiente e assertiva, sem gerar retrabalho, por exemplo? A fazenda está investindo em matrizes realmente produtivas e dotadas de boa genética? 

Todos esses são questionamentos pertinentes e que no decorrer deste artigo, você vai compreender como identificar as respostas em relação ao seu negócio de bovinocultura de corte. 

Como montar um planejamento de parto de gado de corte que otimize os custos e impulsione a receita da fazenda?

Alguns passos e etapas precisam ser considerados e levados em conta para que o planejamento de parto de gado de corte na fazenda atinja nível máximo de eficiência reprodutiva, e com isso resulte em bom lucro para o negócio. São eles: 

  • Estruturação da fazenda e adoção de estratégias para ciclo reprodutivo;
  • Cuidados com matrizes e bezerros;
  • Identificação de animais e gestão com identificação de falhas de manejo.

Estruturar a fazenda e adotar estratégias para ciclo reprodutivo rentável

Todo negócio lucrativo e de sucesso, tem na sua essência um bom investimento em infraestrutura e boa mão de obra. Na pecuária de corte, não é diferente. Para alcançar boa eficiência reprodutiva, a fazenda tem de ter boa estrutura para execução dos manejos adequadamente. 

Visando boa eficiência reprodutiva, a fazenda tem de ter boa estrutura para execução correta dos manejosPortanto, instalações, estoque de insumos, cronograma de atividades bem definido, equipe de campo e principalmente, boa gestão de manejo estão diretamente ligados à eficiência reprodutiva. 

É fundamental, por exemplo, observar constantemente a infraestrutura que acomoda as suas matrizes e bezerros. Quanto antes eventuais problemas nas instalações forem identificados e reparados, melhor será o desempenho do manejo reprodutivo da fazenda. 

E quanto ao estoque, está bem suprido de alimentos, vacinas e medicamentos necessários para a correta nutrição e sanidade das matrizes e de suas crias? Esta é outra demanda primordial que jamais pode ficar desassistida.

Já em se tratando do dia a dia da fazenda, estabelecer a equipe de campo e o seu devido cronograma de atividades é outra medida indispensável. Ao estruturar uma equipe, todo o planejamento pecuário flui de forma assertiva. Nesse sentido, tudo começa definindo o responsável, uma vez que ele vai elaborar o calendário reprodutivo, montar equipe operacional e cuidar das definições de datas, instalações, aquisições, logística e manejos. Aqui já é o ponto de partida para a principal frente do manejo reprodutivo da fazenda: o bom gerenciamento. 

Gestão é a chave para estratégia lucrativa do ciclo reprodutivo

É fundamental fazer uma boa gestão na fazenda de gado de corte para melhores índices reprodutivosA fazenda é uma empresa, e toda empresa precisa de gestão. E gestão é feita com base em registros e dados, em informações precisas sobre o negócio. No caso de um planejamento reprodutivo eficiente, fazer o diagnóstico de gestação e o registro de parto é indispensável.

Com registros, é possível avaliar o desempenho da estação de monta e o histórico de prenhez de cada matriz. Isso possibilita identificar se uma matriz apresentou problemas de parto, por exemplo como distocia, auxiliando assim o produtor na tomada de decisão sobre se compensa manter este animal ainda dentro do sistema produtivo da fazenda. Ou se não seria mais viável, para a saúde financeira, efetuar logo o descarte dessa matriz

É importante fazer todo o registro do quadro patológico da matriz. Por exemplo, uma fêmea que já foi inseminada várias vezes ou que foi colocada exposta ao touro repetidas vezes e não emprenhou, pelo registro do quadro patológico, será possível identificar se houve algum erro de manejo ou se esta é uma matriz improdutiva e que merece ir para descarte. 

Eficiência reprodutiva dentro da fazenda de pecuária de corte, significa que toda matriz tem de entregar ao menos um e bom bezerro por ano. Esta eficiência está baseada na idade do primeiro parto da matriz e no intervalo entre os partos. Esses são indicadores fundamentais para determinar a eficiência reprodutiva. E eles estão relacionados diretamente com a seleção dos reprodutores, a saúde da fêmea, a implementação de uma estação de monta, estação de parição, e ainda o processo de desmame.

Em se tratando de gestão e controle de todos os manejos e indicadores já mencionados, a mais eficiente forma de alcançar esse objetivo é investir em um software de gerenciamento para a fazenda. A JetBov é a melhor plataforma digital de gestão para pecuária de corte, uma vez que conta com aplicativo de campo que opera com ou sem internet, e também que possui armazenamento de dados em nuvem. 

Com a JetBov, é possível registrar e se manter atualizado, por exemplo, sobre todas as informações do quadro patológico das fêmeas. Além de efetuar registro de parto, taxa de prenhez, estimar parição, fazer o controle nutricional da matriz, avaliar o escore corporal e o desenvolvimento dos bezerros, e controlar o índice reprodutivo por completo. 

Tela de controle de Previsão de Parto via JetBov:

Gestão é a chave para estratégia lucrativa do ciclo reprodutivo

Ficha da Matriz com Históricos Reprodutivos por meio da JetBov:

Ficha da Matriz com Históricos Reprodutivos por meio da JetBov:

Relatórios de Indicadores Reprodutivos via JetBov:

Relatórios de Indicadores Reprodutivos via JetBov:

Relatório de Desempenho Reprodutivo por meio da JetBov:

Relatório de Desempenho Reprodutivo via JetBov:

É todo esse gerenciamento de indicadores que vai ajudar o pecuarista na tomada de decisão sobre as suas matrizes e novilhas. É por meio desse controle que o produtor consegue visualizar se as matrizes estão gerando um bom bezerro ao ano, quais devem ir para descarte e o quanto de retorno/custo cada matriz está gerando para o negócio de bovinocultura de corte. Todos dados importantes e que ditam o resultado e o lucro. 

Estação de monta e biotecnologias reprodutivas bem planejadas impulsionam os resultados do negócio

Adotar a estação de monta é parte fundamental da construção de uma elevada eficiência reprodutiva. Esta estação compreende a época anual em que as fêmeas são expostas ao touro, ou em que são manejadas as biotecnologias reprodutivas, como inseminação artificial, Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e transferência de embrião. 

O ideal é que a estação de monta seja planejada para ocorrer durante a primavera e o verão, e tendo como duração média quatro meses. É durante este período que o produtor e a fazenda têm de atuar para tornar prenhas o máximo de matrizes e novilhas do rebanho, visando a taxa de prenhez da propriedade. É este indicador que atesta quantas fêmeas conseguiram emprenhar ao término da estação. Um resultado muito bom para o negócio de pecuária de corte, é quando a cada 100 vacas colocadas para emprenhar, 90 atingem o objetivo. Isto é, 90% é o melhor resultado no tocante a eficiência reprodutiva. Mas, 80% já é considerado um índice aceitável. 

No caso das biotecnologias reprodutivas, é importante conhecer cada uma, seguir todos os protocolos técnicos e sanitários recomendados. Haja vista que, qualquer erro no processo, pode comprometer o desempenho e a saúde da vaca. Mas não menos importante, o controle com registro digitalizado do ciclo reprodutivo faz toda a diferença. 

Manejos de Inseminação e Diagnóstico com a JetBov:

Manejos de Inseminação e Diagnóstico com a JetBov: 

Planejamento de parto de gado de corte: Cuidados com matrizes e bezerros também ditam boa eficiência reprodutiva

Ter atenção aos manejos das vacas e bezerros também é determinante para a eficiência reprodutiva da fazenda que investe em cria e recria. Isso porque, mesmo uma vaca com excelente nível genético, se ela não tiver o devido controle nutricional e manejo sanitário, certamente terá o seu desempenho prejudicado. Afinal, matriz que não está saudável não terá máxima eficiência reprodutiva. E matriz que não reproduz, gera custo e não dá retorno para o negócio. 

E de forma similar ocorre com os bezerros. O registro de dados sobre o desenvolvimento de um bezerro ajuda o pecuarista na avaliação sobre o nível de desempenho da matriz que gerou aquele bezerro. E um manejo falho, certamente prejudica o desenvolvimento da cria. Por isso a importância de planejar bem a ingestão do colostro, a cura do umbigo, a desmama, a vermifugação, o manejo nutricional e sanitário do animal. E neste sentido, a plataforma JetBov também auxilia a fazenda de gado de corte a fazer todo esse controle evolutivo dos bezerros, por meio do registro e acompanhamento de todas as informações de manejo desses animais. 

Indicadores estatísticos sobre bezerros via JetBov:

Cuidados com bezerros também ditam boa eficiência reprodutiva

Essas são todas etapas e indicadores fundamentais para enxergar o custo dentro da fazenda e direcionar o produtor para a melhor tomada de decisão e o melhor planejamento. Assim como a fazer ele identificar qual é o potencial da fazenda e o que fazer para aumentá-lo, caso o rendimento da propriedade esteja abaixo do que deveria. Ou seja, esteja insuficiente. 

Identificação de animais e correção de falhas de manejo para rentabilizar melhor o negócio

Identificação de animais e correção de falhas de manejo para rentabilizar melhor o negócioA identificação das vacas e suas crias na fazenda, assim como os devidos registros sobre esses animais de forma digitalizada, contribui para a redução e correção mais rápida de possíveis falhas na fazenda. Já se foi o tempo da marca a fogo, que além de prejudicar o bem-estar do animal, pode levar a fazenda a erros. 

Com seus animais identificados e registrados em um sistema de gestão, como o da JetBov, você tem o completo controle dos animais e de seu desempenho. Sabendo exatamente sobre cada matriz e cria que geram lucro, bem como sobre os animais que estão gerando mais custo e, portanto, devem ir para descarte. 

Neste sentido, essa identificação auxilia o produtor a eliminar um animal que gera prejuízo antes que ele comprometa de forma acentuada o caixa do negócio e a saúde financeira da fazenda. 

Por exemplo, imagine uma matriz que, por mês, gera um custo de R$ 80, e por ano, R$ 960. Caso essa matriz seja improdutiva e durante o ciclo reprodutivo, este que poderia custar em torno de R$ 2.800, o prejuízo final com esta fêmea terá sido de R$ 3.760. Em caso de 10 vacas nesta mesma situação, a perda financeira da propriedade terá sido ainda maior, de R$ 37.600 por ano. 

Além disso, a identificação automatizada dos animais com a JetBov, possibilita economia de mão de obra e também ganhos de controle reprodutivo. Uma vez identificado o rebanho, a fazenda passa a contar com uma coleta de dados prática e ágil, com dados sincronizados com a plataforma digital, além da geração de indicadores, gráficos e relatórios instantaneamente, o que possibilita uma busca rápida por informações desses animais sempre que necessário.   

Portanto, se o seu negócio de bovinocultura de corte anda precisando de um planejamento de parto de gado de corte ideal para a saúde financeira da fazenda, não deixe de adotar todas as orientações contidas neste artigo. Bem como adotar em sua fazenda um software de gestão para pecuária de corte como a JetBov. 

Conheça a tecnologia JetBov, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração personalizada para a sua fazenda. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *